Categorias

Cinco vídeos de Análises de Acidentes que você não pode deixar de assistir.

Quando precisamos compreender como ocorreram alguns eventos, os recursos audiovisuais disponíveis em diversos canais do Youtube nos permitem acessar várias Análises de Acidentes. Nesse post, apresento cinco vídeos que nos mostram com riqueza de detalhes como uma série de acontecimentos levaram a catástrofes na Engenharia.

Trabalhos a Quente

Atividades que envolvem trabalhos a quente – como por exemplo soldagem, maçarico ou uso de aquecedores ou resistências – podem gerar uma série de perigos quando associadas a espaços confinados ou a locais que podem formar uma atmosfera explosiva. Nesse vídeo, o USCSB (Comitê de Segurança e Investigação de Perigos Químicos dos Estados Unidos, tradução livre) demonstra como diversos eventos em um trabalho a quente podem desencadear uma reação descontrolada, como incêndios e/ou explosões.

Explosão de Poeira

O mesmo USCSB demonstra como ocorreu um grave acidente com explosão de poeira de açúcar em uma fábrica no Estado da Georgia, nos Estados Unidos da América. Mostra uma série de perigos relacionados à própria atividade e como um alimento em pó é capaz de gerar uma explosão catastrófica.

No Brasil, já ocorreu tragédia envolvendo açúcar em 2013, quando houve uma explosão no Terminal Açucareiro no Porto de Santos, no estado de São Paulo, seguida por um incêndio de grandes proporções.

Terminal completamente destruído durante incêndio no Porto (Foto: Ricardo Nogueira / AFP)

Colapso de Vertedouro de Barragem

Nosso colega de Engenharia Civil Grady Hillhouse, do canal Practical Engineering, demonstra todos os eventos que culminaram no colapso de um vertedouro na Barragem de Oroville, no Estado da Califórnia nos Estados Unidos da América. Além dos temas relacionados à Engenharia, principalmente quanto a questões de se realizarem estudos preditivos conservadores, mostra também as dimensões de responsabilidades que profissionais tem em relação à população e ao meio ambiente.

Acidente Aéreo com a Banda Mamonas Assassinas

Lito Souza, do Canal Aviões e Músicas, relata como ocorreu o trágico acidente aéreo que vitimou a tripulação, assistentes e os integrantes da Banda Mamonas Assassinas em uma colisão contra a Serra da Cantareira, em São Paulo, no ano de 1996. Os vídeos de Análises de Acidentes demonstradas pelo autor ilustram como uma sequencia de pequenos eventos levaram a essa tragédia que comoveu o Brasil. Essa metodologia apresentada pode ser utilizada na maioria dos casos que o profissional de engenharia precisar realizar uma análise.

Choques Elétricos por contatos acidentais

Aqui vemos como normalmente ocorre um acidente envolvendo descargas elétricas quando se trabalha com máquinas em proximidades de redes de eletricidade. São situações muito comuns que se encontram no cotidiano Profissionais de Engenharia, principalmente para aqueles que trabalham em campo. Também mostra a importância de se realizar uma detalhada Análise Preliminar da Tarefa e certificar-se de que todas as medidas de prevenção estão sendo utilizadas.

Saiba mais sobre o tema de Acidentes neste artigo!

Postagens Relacionadas