BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias
Dassault Systèmes

Estudantes utilizam plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes para desenvolver próteses inovadoras

Dassault Systèmes, empresa que fornece ambientes virtuais 3D colaborativos para empresas e pessoas imaginarem inovações sustentáveis, e a EDC Tecnologia, empresa especializada no fornecimento de soluções tecnológicas dedicadas à capacitação, aprendizagem e vivência de estudantes e profissionais, anunciam os resultados da primeira edição do Projeto Colaborativo Internacional, que teve a participação de dezenas de alunos de engenharia do Brasil, Peru e Colômbia para o desenvolvimento de próteses transtibiais (compreendendo a parte abaixo do joelho e o pé) com uso da plataforma 3DEXPERIENCE.  

O Projeto Colaborativo Internacional incluiu sessões de acompanhamento, orientação e treinamento especializado para futuros engenheiros. Ao todo, a iniciativa contou com a participação de 26 estudantes de seis instituições – Instituto Mauá de Tecnologia (Brasil), Escola SENAI ”Armando de Arruda Pereira” (Brasil), Universidad Santiago de Cali – USC (Colômbia), Universidad Nacional de San Agostin – UNSA (Peru), Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (Brasil) e Universidad Tecnológica de Pereira – UTP (Colômbia). 

“Estamos muito felizes em fazer parte dessa ação, que premia a criatividade e a inovação para o desenvolvimento de próteses mecânicas mais duráveis, acessíveis, sustentáveis e confortáveis para as pessoas. Por meio da Plataforma 3DEXPERIENCE, esses estudantes puderam demonstrar suas ideias e avaliar questões que vão do desenho e ergonomia das soluções até a durabilidade e resistência de cada material aplicado, em simulações 3D que agilizam e simplificam todo o processo de criação destes produtos”.

afirma Fabio Gomes, Gerente de Alianças da Dassault Systèmes para a América Latina.  

Como parte da iniciativa, os alunos foram reunidos em seis grupos com jovens de instituições e países diferentes, de maneira que fossem expostos a desafios como superação da barreira idiomática, diferenças culturais e backgrounds técnicos, entre outros, incentivando a colaboração e o aprendizado multidisciplinar. 

“Assim, foi aberto um espaço para que novos pontos de vista e conhecimentos pudessem ser incorporados às análises em tempo real. Mesmo fisicamente distantes, os participantes tiveram a chance de interagir e trabalhar com outros jovens, o que significa uma oportunidade para desenvolver próteses melhores, bem como estimular que esses pensamentos também tragam bons frutos no futuro”.

diz Carlos Parejo, Diretor-Executivo da EDC Tecnologia. 

Em um esforço em conjunto, Dassault Systèmes, EDC Tecnologia e as universidades se uniram para atender à necessidade de sessões de capacitação dos alunos e dos professores para mostrar os recursos da plataforma 3DEXPERIENCE e como cada grupo poderia adotar seu uso durante o projeto. Durante estas atividades houve uma troca intensa de conhecimentos e experiências entre todos. 

A dinâmica do projeto ainda trouxe outros desafios importantes para desenvolvimento dos jovens, incluindo questões como ajuste de calendário, definição de etapas e acompanhamento de resultados, entre outros, com a plataforma 3DEXPERIENCE no centro das atividades.  

Além da experiência técnica relacionada à busca de opções inovadoras e desenvolvimento de soluções práticas para atender as demandas reais dos usuários, o projeto teve como objetivo proporcionar experiências pessoais relevantes para esses jovens talentos. Entre os seis modelos que foram apresentados na iniciativa, destaque para um projeto que utilizou a plataforma 3DEXPERIENCE para a combinação de diferentes materiais (como silicone, alumínio, fibra de carbono e aço) nos diferentes pontos e elementos da prótese transtibial. 

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!