BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Como Gerenciar o Tempo? 10 Dicas Que Funcionam!

Gerenciar o tempo é um jogo de escolhas: Projetos a serem implementados, tarefas a serem executadas, rotinas a seguir (fora outras “micro” decisões). Se você é dessas pessoas (assim como Eu) que se gabam de estar sempre ocupadas e com pressa, você pode estar prejudicando severamente a si mesmo.

Fazer mais não é necessariamente melhor, mas fazer mais coisas certas, é.

Se você está sempre no modo automático, abordando todas as tarefas que surgem na sua frente, isso irá afastar seu foco do trabalho que deveria estar fazendo, e você acabará ocupado, mas não produtivo. É aí que entra em cena o gerenciamento de tempo

Neste artigo vou te mostrar como colocar em prática a administração do seu maior ativo:

1. GERENCIE SUA PRIORIDADES

“Faça” para itens urgentes e importantes; “Agende um horário para fazer isso” para tarefas não urgentes, mas importantes; “Delegue-o para outra pessoa” para coisas urgentes, mas sem importância, e “Exclua” para itens que não são urgentes nem importantes.

2. TENHA OBJETIVOS BEM DEFINIDOS

Ter objetivos e metas bem definidos, servem para nos ajudar a direcionar nossa vida e nossas ações diárias – “nada de deixa a vida me levar”-. Então defina-os e deixe aos seus olhos (na proteção de tela, na porta da geladeira ou no espelho do banheiro), mas seja claro, mensurável e tangível.

3. ANOTE TUDO QUE VOCÊ PENSA

A solução para a organização do dia-a-dia é simples: basta criar o hábito de anotar tudo o que vier a cabeça. E estamos falando de:

  • Tarefas a serem completadas;
  • Compromissos a cumprir (post no blog, pagar a conta de luz, etc.);
  • Ideias para projetos futuros;
  • Coisas interessantes para servir de referência futura;
  • Qualquer coisa que passar pela sua mente ou lhe for entregue;

Todas essas coisas deverão ser anotadas em um único lugar. A maneira mais fácil de fazer isso é em um caderno, com uma caneta, mas pode ser feito em um aplicativo de anotações ou listas. Todo smartphone hoje em dia possuem um aplicativo para isso. Só faça!

4. NÃO USE APP PARA GERENCIAR SEU TEMPO

Execute os 3 itens acima e limpe a memória do seu celular. Pronto!

5. DESCANSE OU TRABALHE

Seja 8 ou 80. Esse item é o maior inimigo da produtividade. Então se você está em um projeto, nada de ir pro sofá, pra cama ou algo do tipo com o laptop.

Pare o que está fazendo, DESCANSE e depois volte com foco total.

6. RESPEITE SEU TEMPO DE FOCO

Não deixe de reservar um tempo no seu cronograma diário para simplesmente descansar e fazer programas divertidos. Assim, o seu cérebro vai conseguir se concentrar melhor na hora de fixar novos conteúdos.

7. PLANEJE ANTES DE EXECUTAR

Encontre um sistema que funciona para você. Você não precisa se encaixar em um tipo de planejamento padrão, é importante encontrar um formato  que se adeque às suas preferências. Por exemplo, se você gosta de planilhas, pode usar o Excel para colocar suas tarefas e planos. Se você trabalha melhor com imagens, pode usar post-its ou quadros brancos para organizá-los. O que você deve ter em mente é que não há maneira errada de planejar. Experimente até encontrar o modo certo para você e o mais importante, EXECUTE.

8. SEJA PONTUAL

A pontualidade é A MAIOR MANEIRA de expressar o quanto cada compromisso é importante para você e, ao mesmo tempo, um respeito pelo que você tem para as pessoas envolvidas. Chegar na hora mostra sua capacidade de gerenciar seu próprio tempo.

9. DESCONECTE-SE

Este artigo foi escrito em um domingo, fazia 31ºC em Ipatinga-MG, entreguei-o no meio da tarde e depois me dei de presente a liberdade de ficar horas sem fazer nada que tivesse a internet envolvida. Fui passear, passei um tempo com meus pais, estive em contato com a natureza. E tenho certeza que, se estivesse o tempo inteiro conferindo as notificações no celular, o gosto dessas coisas todas não seria o mesmo. Pratique.

10. ESQUEÇA AS MULTITAREFAS

Da mesma forma que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, também é fisicamente impossível para o nosso cérebro realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo — com exceção de atividades automáticas, como respirar e digerir.

Pronto. Essa é a chave para a organização.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!