Categorias
Manutenção Predial

Manutenção Predial: você sabe realmente como funciona?

A Manutenção Predial é essencial para a obtenção do bom desempenho das edificações. Afinal, as construções não estão ficando mais novas, não é mesmo?

Muitas vezes a Manutenção Predial é entendida como uma atividade secundária, entretanto ela é uma prática essencial que repercute de forma direta na vida útil de uma edificação e no seu desempenho global. Todas as obras estão envelhecendo e, consequentemente, depreciando com o passar dos anos, por isso a Manutenção Predial não deve ser negligenciada.

Quando falamos de Manutenção Predial logo pensamos em lâmpadas queimadas, ralos entupidos, sujeiras nos vidros das fachadas, etc. que precisam ser consertados ou reparados. Entretanto, a Manutenção Predial é algo mais complexo, constituída por diversas atividades (incluindo troca de lâmpadas e desentupimento de ralos).

Afinal, o que é Manutenção Predial?

Uma edificação é projetada e construída para atender os usuários por muitos anos. Durante todo o período de vida útil desta construção, ela precisa oferecer boas condições de conforto, segurança e de qualidade de vida aos moradores. Assim, a Manutenção Predial pode ser definida como:

Visando conservar a vida útil da edificação, ações como: avaliações, manutenções e correções devem ser realizadas em sistemas, equipamentos e áreas comuns. Essas ações verificam se os sistemas estão funcionando conforme o previsto e de maneira segura, atuando em eventuais problemas.

Os principais serviços da Manutenção Predial:

Serviços de Conservação. Estão relacionados à atividades de rotina, com serviços referentes à operação, limpeza e manutenção preventiva do edifício. Como exemplos de serviços de conservação temos: a lubrificação de engrenagens e polias de equipamentos, a limpeza de vidraças, caixas d’água, telhados, ralos e grelhas.

Serviços de Reparação. Estão relacionados à atividades corretivas realizadas em um edifício ou em algum de seus subsistemas, para que ele volte a apresentar um nível de desempenho mínimo aceitável. Com o objetivo de reparar elementos danificados, temos como exemplo deste tipo de serviço a troca de lâmpadas, substituição de botoeira de elevadores, conserto de bombas hidráulicas, etc.

Serviços de Restauração. Este tipo de serviço é relativo à atividades corretivas nos edifício ou em seus sistemas depois de eles terem atingido níveis inferiores de desempenho. Assim, quando não é mais possível reparar um elemento ou sistema, recorre-se à restauração. A recomposição de elementos de concreto deteriorados e o revestimento de fachadas caindo, por exemplo, são atividades de restauração.

Serviços de Modernização. São as melhorias relacionadas às atividades preventivas que visam melhorar o desempenho de um sistema, ultrapassando o seu nível inicial. Este tipo de serviço tem como consequência a elevação do patamar de qualidade das edificações e costuma trazer maiores benefícios ao usuário. Um exemplos deste tipo de atividade é a integração de geração de energia solar ao sistema elétrico já existente.

A Manutenção Predial não é apenas uma tarefa de eletricistas, encanadores e pedreiros, mas sim de todos os usuários do edifício. Síndicos e moradores também são responsáveis e devem sempre estar atentos aos sinais que o edifício dá quando está precisando de serviços de reparo e restauração. Além disso, é necessário que se atentem às inovações no mercado da construção civil para para que sua edificação não se torne ultrapassada e insegura.

Postagens Relacionadas