Categorias

Contrato assinado: Por onde começar o projeto de construção?

Hoje existe uma dúvida muito frequente entre os profissionais que estão entrando no mercado de trabalho. “Fechei com o cliente, contrato assinado e agora por onde começar um projeto de construção nova?”.

A faculdade nos entrega a técnica, mas não nos ensina como de fato entrar no mercado de trabalho, principalmente para quem deseja ser autônomo, construir seu próprio negócio e inicia trabalhando com projeto.

Muitas vezes sem experiência, os profissionais entram no mercado e acabam aprendendo mesmo no campo de batalha. Por isso eu trouxe um passo a passo para você entender exatamente por onde começar.

Veja o passo a passo agora:

ESTUDO DE VIABILIDADE DE ARQUITETURA

É nessa fase que nós profissionais verificamos os principais parâmetros para desenvolver os projetos dos nossos clientes. Nesse momento levantamos:

  • Legislação municipal;
  • Zoneamento;
  • Coeficiente de aproveitamento;
  • Taxa de ocupação;
  • Taxa de permeabilidade;
  • Gabarito de altura;
  • Recuos, entre outros.

BRIEFING – PROGRAMA DE NECESSIDADE DO CLIENTE – PARA DESENVOLVER PROJETOS

Chegou a hora de entender exatamente qual a ideia, sonho e expectativas do cliente para o projeto. Entender aquilo que não abre mão e o que ele não quer de jeito nenhum.

Entretanto, você pode desenvolver seu briefing em um formulário simplificado do google, no powerpoint, word, em qualquer lugar que você consiga organizar perguntas estratégicas que te ajudem a compreender o desejo do seu cliente para o projeto que você irá realizar.

VISITA DE CAMPO – PARA DESENVOLVER PROJETOS

Hora de conhecer o lote onde você irá desenvolver o projeto. Essa visita é muito importante pois te trás clareza do grau de dificuldade que você terá, além claro da topográfia que você deverá solicitar aos clientes.

ESTUDO PRELIMINAR DE PROJETOS

Agora é hora de colocar mão na massa. A partir das ideias captadas dos clientes você começa a desenvolver o projeto inicial e posteriormente passará pela análise do cliente que pode ou não aprovar. Eu chamo essa etapa de alinhamento, onde o profissional junto com o cliente vai refinando o projeto.

ANTEPROJETO

Chegamos na configuração final do projeto e nessa etapa qualquer mudança poderá gerar custos extras para o cliente. Por isso é importante refinar o máximo na etapa anterior e só partir para essa etapa após aprovação final e formalizada por parte do cliente.

PROJETO LEGAL.

Hora do desenvolvimento do projeto de prefeitura, conforme padrão municipal. O objetivo agora é aprovar esse projeto na prefeitura e obter o alvará de construção que permitirá o inicio das obras.

Após a emissão do alvará a obra poderá ser iniciada e você terá seu lindo projeto executado.

Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: InstagramYoutube | Linkedin 

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

Governo aprova construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio de Janeiro: conheça os detalhes do projeto!

O projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio de Janeiro foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e prevê a construção e operação de um trem rápido que pode atingir a velocidade de 350 km/h, ligando as duas maiores cidades do Brasil em 1h30. O projeto é orçado em mais de R$ 50 bilhões e deve ser realizado por meio de uma concessão do governo à empresa TAV Brasil. O projeto envolve uma complexa engenharia, desde a escolha do trajeto até a fabricação do trem, e enfrenta desafios como o financiamento do projeto e a desapropriação de terrenos para a construção dos trilhos. A expectativa é que o TAV possa revolucionar o transporte de passageiros no Brasil, trazendo benefícios como a redução do tempo de viagem, o alívio da pressão sobre aeroportos e rodovias e o estímulo à inovação e desenvolvimento de tecnologias avançadas.