BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Contrato assinado: Por onde começar o projeto de construção?

Hoje existe uma dúvida muito frequente entre os profissionais que estão entrando no mercado de trabalho. “Fechei com o cliente, contrato assinado e agora por onde começar um projeto de construção nova?”.

A faculdade nos entrega a técnica, mas não nos ensina como de fato entrar no mercado de trabalho, principalmente para quem deseja ser autônomo, construir seu próprio negócio e inicia trabalhando com projeto.

Muitas vezes sem experiência, os profissionais entram no mercado e acabam aprendendo mesmo no campo de batalha. Por isso eu trouxe um passo a passo para você entender exatamente por onde começar.

Veja o passo a passo agora:

ESTUDO DE VIABILIDADE DE ARQUITETURA

É nessa fase que nós profissionais verificamos os principais parâmetros para desenvolver os projetos dos nossos clientes. Nesse momento levantamos:

  • Legislação municipal;
  • Zoneamento;
  • Coeficiente de aproveitamento;
  • Taxa de ocupação;
  • Taxa de permeabilidade;
  • Gabarito de altura;
  • Recuos, entre outros.

BRIEFING – PROGRAMA DE NECESSIDADE DO CLIENTE – PARA DESENVOLVER PROJETOS

Chegou a hora de entender exatamente qual a ideia, sonho e expectativas do cliente para o projeto. Entender aquilo que não abre mão e o que ele não quer de jeito nenhum.

Entretanto, você pode desenvolver seu briefing em um formulário simplificado do google, no powerpoint, word, em qualquer lugar que você consiga organizar perguntas estratégicas que te ajudem a compreender o desejo do seu cliente para o projeto que você irá realizar.

VISITA DE CAMPO – PARA DESENVOLVER PROJETOS

Hora de conhecer o lote onde você irá desenvolver o projeto. Essa visita é muito importante pois te trás clareza do grau de dificuldade que você terá, além claro da topográfia que você deverá solicitar aos clientes.

ESTUDO PRELIMINAR DE PROJETOS

Agora é hora de colocar mão na massa. A partir das ideias captadas dos clientes você começa a desenvolver o projeto inicial e posteriormente passará pela análise do cliente que pode ou não aprovar. Eu chamo essa etapa de alinhamento, onde o profissional junto com o cliente vai refinando o projeto.

ANTEPROJETO

Chegamos na configuração final do projeto e nessa etapa qualquer mudança poderá gerar custos extras para o cliente. Por isso é importante refinar o máximo na etapa anterior e só partir para essa etapa após aprovação final e formalizada por parte do cliente.

Hora do desenvolvimento do projeto de prefeitura, conforme padrão municipal. O objetivo agora é aprovar esse projeto na prefeitura e obter o alvará de construção que permitirá o inicio das obras.

Após a emissão do alvará a obra poderá ser iniciada e você terá seu lindo projeto executado.

Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: InstagramYoutube | Linkedin 

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!