Categorias

Criando o seu Mapa de Soft Skills – Etapa 1

Agora que você já sabe o que são essas habilidades não técnicas e sua importância, imagino que deve estar pensando: “Ok, entendi. Mas como começo a me desenvolver? ”. Fique tranquilo, eu desenvolvi um método que chamo de Mapa de Soft Skills e é ele que vou construir aqui junto com você!

Antes disso, é importante que a base sobre o tema esteja bem consolidada. Portanto, se você ainda não leu os nossos dois artigos da série, leia: O que são Soft Skills e Soft Skills e o Profissional do futuro.

A importância do equilíbrio em nossas vidas.

Nesse e nos próximos três textos vamos fazer um passo a passo sobre como iniciar essa jornada de desenvolvimento pessoal e profissional. A primeira etapa desse processo é falarmos sobre Objetivos e Metas.

Mas antes de começar, te convido a refletir um pouco sobre alguns pilares de sua vida. Considero como um processo importante que pode ajudar a garantir que você se manterá em equilíbrio para manter o seu foco e evitar frustrações.

Mapa de Soft Skills

A dica nesse momento é entender quais os pilares essenciais para você e avaliar como você considera que os mesmos estão, em uma nota de 1 a 10. Como por exemplo: relacionamentos, desenvolvimento pessoal, saúde, espiritualidade, viagens, desenvolvimento profissional, entre outros. Além disso, é importante focar em apenas um objetivo para as áreas que você entende que precisam ser cuidadas.

Transformando Objetivos em Metas.

Esse talvez seja o principal cuidado quando pensamos em algo que desejamos concretizar. O que faz com que um objetivo se transforme em metas e consequentemente guie a maneira que vamos agir para atingi-lo?

Faremos então, a utilização de um dos mais conhecidos acrônimos. A sigla SMART é composta pelas palavras Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time based (temporal).

Específica: evite metas genéricas. Sendo mais específico, você garante que sua mente assimile melhor. Para tal, detalhe da melhor maneira possível. Pense sobre o que quer realizar e quem está envolvido.

Mensurável: coloque números em sua meta. É através deles que o seu cérebro criará ferramentas e avaliará como você está durante o percurso.

Alcançável: estabeleça metas possíveis, metas que sejam compatíveis com sua realidade e recursos. Porém, crie metas que possuam desafios.

Relevante: as metas precisam ter significados, precisam estar em convergência com o seu propósito de vida para garantir que você verá o valor agregado da mesma. Caso contrário, não encontrará motivação para seguir.

Temporal: toda meta precisa de um prazo. Você precisa definir  um prazo para conclusão, só assim conseguirá entender qual sua contribuição diária com a mesma e se organizar.

Mapa de Soft Skills: Os “três Ds” do sucesso

Sabe o que pode te diferenciar dos demais em relação aos seus objetivos e metas? A maneira como você se comporta! E para isso, vou lhe falar uma formula mágica, conhecida como os três Ds do sucesso. São eles a determinação, a dedicação e a disciplina.

Mapa de Soft Skills

Sabe qual a diferença entre eles? Saiba o que você quer e o nome disso é determinação. Faça o que você já sabe que quer e será dedicado. Faça isso bem todos os dias e você terá disciplina!

“Teoria das dez mil horas” – É o nome de um estudo realizado pelo jornalista Britânico Malcolm Gladwell. Ele defende que esse seria o suposto tempo necessário de prática para se chegar a maestria em atividades complexas. A teoria é um tanto quanto controversa pois, não leva em consideração qualquer tipo de vocação. Mas o que eu quero que você se atente é ao fato de que com esforço, você será capaz de conseguir atingir os seus objetivos.

Entre o talento e o esforço, qual deles está em suas mãos? A professora da Universidade da Pensilvânia, Angela Duckworth, fez um estudo avaliando exatamente a diferença entre esses dois. Ela queria investigar sobre a principal diferença entre os seus melhores e piores alunos. Ao final do seu estudo, concluiu que qualquer pessoa, independentemente de sua situação, pode aprender e desenvolver qualquer qualidade, sempre que se esforçar o suficiente. Em poucas palavras, o seu estudo foi resumido com a fórmula Habilidade + Esforço = Conquista.

Seja Protagonista!

Seja o agente da mudança no seu mundo! Mas como fazer isso? A melhor maneira de você começar a ser protagonista da sua vida e da sua carreira é mudando o seu jeito de receber o que acontece.

Já ouviu falar em Locus de controle? Esse é um conceito criado pelo psicólogo norte-americano Julian Rotter com objetivo principal de clarificar como a percepção que temos sobre o que acontece ao nosso redor afeta em nossos fracassos e sucessos.

A palavra locus vem do latim e significa lugar. Ou seja, de forma simples podemos traduzir esse termo como: lugar de controle. Com isso, pessoas que possuem o locus de controle externo, acreditam que não tem responsabilidade sobre os resultados e eventos em sua vida. Geralmente, atribuem tais acontecimentos ao azar, a alguma pessoa, ao destino , entre outros. Diferente do que fazem as pessoas com locus de controle predominantemente interno.

Agora eu lhe pergunto: não é mais fácil tentar entender a sua contribuição ou o que você pode fazer para mudar? Tire barreiras, evite desculpas e tenha protagonismo. A forma como você percebe as coisas, influencia diretamente na maneira que vai agir.

Chegamos ao fim da nossa primeira etapa do Mapa de Soft Skills. A partir de agora, você já entendeu uma melhor maneira de desenhar metas e busca-las. Te encontro na segunda etapa do Mapa! Esse é o terceiro, dos sete artigos que traremos nessa série.

Postagens Relacionadas