Categorias

DEEP Skills as Habilidades do Profissional de Sucesso

Olá engenheiros e profissionais, sejam bem vindos! Hoje vamos falar sobre a Skill mais importante que existe no mercado de trabalho, para o profissional que almeja o sucesso da sua marca e da carreira profissional na empresa onde trabalha, apresento para vocês as DEEP SKILLS.

Prepara o Coffee que o conteúdo já vai começar!
Fonte: Istockphoto, 2024.

Vamos lá,

Primeiramente, devido a constante evolução tecnológica e seu impacto nas operações de diversos segmentos tornou-se uma necessidade trabalhar no aprimoramento das Hard Skills e as Soft Skills para melhor adequação e compreensão aos novos sistemas produtivos.

Fonte: Istockphoto, 2024.

Hard Skills x Soft Skills

Além disso, você precisa saber que as Hard Skills, são as habilidades técnicas. Em outras palavras, são os conhecimentos que são desenvolvidos e adquiridos por meio de estudos tradicionais, capacitação em faculdades, conquistando o diploma universitário, treinamento, workshop, especialização e MBA.

Certamente, todos os cursos que trabalham em desenvolver as habilidades técnicas promovem as certificações técnicas que compõe o portfólio das hard skills.

Na mesma linha é importante ressaltar que cada segmento tem habilidades necessárias para serem desenvolvidas e atender a demanda do seu nicho de mercado da melhor forma.

Como exemplo de Hard Skills para a Engenharia de Produção temos:

  • Sistemas de Gestão
  • Power BI
  • Gestão da Produção Industrial
  • Software R
  • Gestão de Projetos
  • Gestão da Qualidade

Em sequência, as Soft Skills, são as habilidades não técnicas. Em outras palavras, são as habilidades pessoais que geram impacto na forma como relacionamos e interagimos com o entorno, são as aptidões mentais, emocionais e podem ser adquiridas por meio de leitura, pelo autoconhecimento, através da meditação e psicologia.

Como exemplo de Soft Skills para a Engenharia de Produção temos:

  • Empatia
  • Relacionamento Interpessoal
  • Comunicação
  • Trabalho em Equipe
  • Tomada de Decisão

Consequentemente, agora que você conheceu às Soft e Hard Skills, lembre-se dessa frase aqui: O que já é bom tem como melhorar!

Deep Skills

Ou seja, a frase anterior remete ao mindset cultivado quando falamos em Deep Skills as habilidades do profissional de sucesso, pois são um conjunto de qualidades que constroem nossos valores internos, aquilo que nos motiva, o que nos move.

Fonte: Autora, 2024.

Habilidades do Profissional de Sucesso

Como resultado, além do profissional possuir conhecimentos técnicos e qualidades interpessoais é necessário encontrar estímulos para continuar o desenvolvimento e aprimoramento constantemente dos Conhecimentos específicos, hard skills e desenvolvimento interpessoal, as soft skills.

Fonte: Istockphoto, 2024.

Da mesma forma, através das Deep Skills, em tradução Habilidades Profundas é possível adquirir capacidade para lidar com situações de alta complexidade, repentinas e estar no controle da saúde física e mental.

Fonte: Autora, 2024.

O mais importante, é que esse conjunto de qualidades fazem parte da sua essência, de quem você é. Por isso o autoconhecimento é fundamental nesse processo de aprimoramento. Além do mais, tem um artigo excelente que escrevi aqui no Blog da Engenharia para contribuir com o autoconhecimento, chama Definindo Propósito com a filosofia Ikigai – 生きがい e você também pode ler o livro “Mais Forte do que Nunca” da Brené Brown.

” A ironia é que tentamos rejeitar nossas histórias difíceis para parecermos mais plenos ou mais aceitáveis, mas nossa plenitude, depende, na verdade da integração de todas as nossas experiências, inclusive as quedas”.

Brené Brown

Portanto, seja você mesmo, aceite os seus erros e busque melhorar constantemente e construa o pensamento analítico. Afinal, atualmente estamos em um cenário de descoberta, aprimoramento para mudança e implementação da tecnologia aplicada aos processos produtivos de diversos segmentos, nós estamos na 5.0 Revolução Industrial, e cultivar o mindset de crescimento, as Deep Skills é fundamental.

Acima de tudo, lembre-se de que em qualquer lugar que você estiver tem como aprender algo novo, com as pessoas ao seu redor em qualquer momento, basta estar aberto ao aprendizado constantemente. Esse é o meu lema, Learning For Life!

Obrigada por me acompanhar aqui no Blog da Engenharia.

Compartilhe suas ideias aqui nos comentários que estou de olho em vocês engenheiros e profissionais.

Até o próximo artigo!

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

ThinkStation P348, a mais versátil e acessível das workstations de Engenharia

Com fabricação nacional, novo representante da linha é ideal para projetos de arquitetura, construção civil e educação, redes de sistemas de saúde, análise de big data, mídias programáticas e de performance, setores do entretenimento audiovisual e engenharias que demandem a rotação de grandes fórmulas e análise de resultados.