Categorias

Em quanto tempo você me entrega este projeto?

Desafios iniciais

Ao sair da faculdade e iniciar a carreira profissional, um grande desafio encontrado pelos profissionais de Engenharia é organizar as atividades de projeto dentro de um determinado intervalo de tempo. Com isto, conduzir o projeto em execução; dentro do intervalo estipulado. Garantindo a conclusão no prazo estabelecido.

Perante a situação acima descrita, esta não parece ser uma atividade de grande dificuldade. Porém, existem alguns pequenos desvios ou mesmo obstáculos que a tornam sim, um grande desafio na vida profissional de um engenheiro.

Desafio número 1

O primeiro grande desafio é o conhecimento da equipe e experiência profissional.

Muitos engenheiros trabalham em setores específicos de planejamento. E nestes setores desenvolvem habilidades incríveis de determinar com exatidão um prazo para execução de uma tarefa.

Portanto, a experiência profissional conta muito no momento de determinar o correto prazo de execução de um serviço. Sem sobrecarregar a equipe de execução e prejudicar a qualidade do trabalho executado.

Desafio número 2

Acima de tudo, o conhecimento da equipe de execução é outro grande desafio para o engenheiro. Quando existe entrosamento entre o engenheiro planejador do serviço e a equipe de execução é muito interessante. Este profissional conhece além dos desafios da atividade, também as dificuldades ou limitações da equipe.

Ou mesmo, em outros casos, conhece bem os pontos positivos e fortes desta equipe além de saber onde pode encontrar pontos que contribuam para uma execução mais rápida.

O maior desafio da carreira

Dessa maneira,  o maior desafio na elaboração de um cronograma de projeto é justamente adequar todas as atividades dentro do tempo necessário para a viabilidade do projeto.

O mundo de negócios é cada dia mais ágil e exige prazos curtos para execução dos projetos. Atender a estes pequenos prazos de execução é algo que exige diversas manobras e expertise do profissional de planejamento.

Nesse sentido, dosar bem a quantidade de serviço a ser executada, a quantidade de profissionais necessários e disponibilidade de recursos é uma tarefa complicada e de grande responsabilidade.

Acima de tudo, não deixar que as grandes pressões para que se execute no menor tempo possível, comprometa a elaboração do cronograma também é um desafio e motivo de grande estresse dentro das corporações.

De um lado os grandes gerentes de contratos ou donos das obras. Do outro lado, os executantes dos serviços; sendo verdadeiramente esmagados contra os pequenos prazos para execução. No meio desta guerra se encontram os engenheiros de planejamento; tentando conciliar prazo necessário de execução e estratégias de planejamento. Com o objetivo de atender a prazos cada vez menores.

O melhor caminho

Da mesma forma que, utilizar do bom senso, organizar as atividades da melhor forma possível, para tirar o maior proveito da equipe e ser assertivo nos prazos é a forma mais correta para se executar um bom cronograma. Pressões externas para redução de prazos são por muitas vezes, apenas obstáculos que trazem transtornos futuros na conclusão do projeto.

Em conclusão, conciliar todas estas atividades, elaborar um bom cronograma de projeto e executá-lo de forma coerente é o trabalho de um engenheiro de planejamento, ou mesmo de um engenheiro gestor do projeto. Suas habilidades de gestão conhecimento técnico e poder de negociação são habilidades fundamentais para o sucesso de um projeto.

Postagens Relacionadas