Categorias

5 tendências tecnológicas na Engenharia Ambiental

A Engenharia Ambiental se tornou um ramo da Engenharia com grande destaque. Com o aumento das questões globais, das crises climáticas e das políticas governamentais a profissão se mostra cada dia mais importante.

Vamos trazer neste artigo as principais inovações tecnológicas que estão sendo apresentadas quando o assunto é Engenharia Ambiental e o meio ambiente.

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

A Engenharia Ambiental se tornou um ramo da Engenharia com grande destaque. Com o aumento das questões globais, das crises climáticas e das políticas governamentais a profissão se mostra cada dia mais importante.

O Engenheiro Ambiental possui uma competência multidisciplinar, com conhecimentos sobre diversos temas como a água, ar e solo e as suas interações. Assim a profissão se torna responsável pela previsão de impactos que as atividades causam ao meio ambiente, bem como a sua mitigação, minimização e nos casos mais críticos a remediação.

Com a crescente demanda no assunto, e o rápido desenvolvimento tecnológico, a profissão não poderia ficar para trás!

Monitoramento Ambiental

O Monitoramento Ambiental já é uma realidade!

A tecnologia, utilizada em todo mundo, permite a instalação de estações com sensores que acompanham os parâmetros de interesse.

No monitoramento, são utilizados sensores para monitorar a emissão de poluições na água, no ar, no solo e de diversos outros parâmetros como o clima.

Estação de Monitoramento da qualidade do ar da CETESB.
Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/blog/2015/05/29/cetesb-inaugura-mais-uma-estacao-para-monitorar-qualidade-do-ar-em-campinas/

Apesar de ser uma tecnologia considerada “antiga”, o seu aprimoramento é fundamental para a compreensão dos impactos ambientais e para a constatação de padrões que podem afetar o meio ambiente.

Por exemplo a utilização de sondas automáticas integradas às redes de internet podem disponibilizar informações em tempo real permitindo uma tomada de decisão mais rápida quando o assunto é degradação do meio ambiente.

Um bom exemplo do dia a dia de todos, são as estações de monitoramento meteorológico. Normalmente operadas por órgãos governamentais, estas estações monitoram os dados de temperatura, pressão atmosférica, umidade, velocidade do vento e precipitação.

Imagem de Stefan Schweihofer por Pixabay

Estas estações são utilizadas para prever as condições climáticas quando integrada com outras estações. Devido ao seu desenvolvimento tecnológico, hoje há aplicativos que fazem a previsão diária e até horária de precipitação.

A inclusão do monitoramento ambiental se passa muitas vezes pela regulação dos órgãos ambientais. Como exemplo, no estado de São Paulo, todos empreendimentos que realizarem lançamento de efluentes no rio, serão obrigados (a partir de maio de 2023), a realizar o automonitoramento da sua poluição.

Sensoriamento Remoto

Outra tecnologia que tem ganhado destaque é o Sensoriamento Remoto.

O sensoriamento remoto é a utilização de dados de “sensores remotos” para coletar informações sobre a superfície terrestre.

No Sensoriamento são utilizados dados de satélite, aviões e drones. Com o aprimoramento destas tecnologias os dados são mais constantes e com uma melhor resolução facilitando a analise ambiental.

Imagem de David Mark por Pixabay

Estas tecnologias estão sendo utilizadas para realizar o acompanhamento da alteração do uso do solo, principalmente para controle e fiscalização do desmatamento.

Um grande exemplo é a utilização das imagens do Google Earth, que relatam todo o histórico de uso de uma propriedade. Esta ferramenta vem apresentando uma maior periodicidade de apresentação dos resultados, e vem sendo muito utilizada pelos órgãos ambientais quando o assunto é fiscalização.

Big Data e Machine Learning

O Big Data (BD) e o Machine Learning (ML) são  tendências tecnológicas globais em todos os temas e assuntos.

Na Engenharia Ambiental não é diferente!

O Big Data se tornou fundamental pela grande quantidade de dados, permitindo a identificação de tendências ambientais e até a sua previsão.

Imagem de Elias por Pixabay

Como por exemplo, o Big Data integrado às sondas de monitoramento, podem ser utilizados para avaliar os impactos causados pela instalação de uma indústria sobre a qualidade da água, ar e solo realizando uma comparação antes x depois, e permitindo ao Engenheiro Ambiental tomar decisões que minimizem os impactos negativos.

A Machine Learning, de forma não muito diferente, tem se tornado cada vez mais comum no ramo.

Esta tecnologia permite a melhoria do processamento de grandes quantidades de dados (Big Data), de forma mais rápida e eficiente.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A ML tem sido aprimorada para interpretar as informações de sensores de monitoramento e imagens de satélite, desenvolvendo respostas sobre a previsão de danos ambientais em aquíferos, rios, desmatamento entre outros.

Modelagem de Sistemas Ambientais

A modelagem de sistemas ambientais é uma ferramenta que começou a ser utilizada na década de 60 e 70. Na época, buscava-se uma ferramenta capaz de compreender os fenômenos físicos, e principalmente, utilizá-la para prever o comportamento do fenômeno e os impactos que o mesmo poderia causar.

Os modelos ambientais, quando bem calibrados, podem prever o crescimento populacional, estimar ciclos de nutrientes, da água, estimar zonas de inundação, zonas de risco de escorregamento, e todos os demais sistemas de processos físicos e ambientais.

No entanto, muitas das vezes, estes modelos dependem de uma grande capacidade de processamento dos computadores, o que limitam a sua eficácia.

Assim, com a recente introdução do Machine Learning (ML) e a Inteligência Artificial (IA) possíveis modelos serão desenvolvidos com maior robustez, precisão e velocidade de processamento.

Tecnologias Limpas

Outra área com grande perspectiva para a Engenharia Ambiental, é o desenvolvimento de tecnologias limpas. A área ganha destaque quando o assunto é crise climática e aquecimento global.

Imagem de Andreas por Pixabay

Os combustíveis fósseis já são passado, e as fontes de energias renováveis ganham destaque no tema.

Como exemplo o aprimoramento da energia solar, energia eólica, o aumento do uso de carros elétricos e o aumento da eficiência energética ganham um grande destaque.

Outro tema que tem sido relevante, são as tecnologias para captura de carbono e a agricultura sustentável, que buscam reduzir a emissão de gases de efeito estufa para atmosfera visando mitigar as mudanças climáticas e melhorar a proteção ao meio ambiente.

Conclusão

A Engenharia Ambiental apresenta um futuro vasto com a inclusão de inovações e novas tecnologias. O futuro da profissão se torna promissor, principalmente com o aumento das preocupações globais com o meio ambiente e as crises climáticas.

Você sabe de algum ramo da Engenharia Ambiental promisso com o avanço tecnológico?Comente, vamos discutir!

E não deixe de seguir o Blog da Engenharia!

Obrigado, e até a próxima!

Artigos Relacionados

Água como tática de guerra e seus impactos
Como assim água sendo usada para tática de guerra? Saiba como a guerra impacta os recursos hídricos e vice-versa.

Lodo de Tratamento de Água na Agricultura?
Como a regulamentação do uso de lodo de estações de tratamento de água podem auxiliar na melhoria do meio ambiente e da agricultura?

Cloud Seeding: Técnica para gerar chuva artificial.
Em meio à maior crise hídrica da história da China, o país teve que utilizar uma técnica de Engenharia Hídrica chamada de semeadura de nuvem (cloud seeding) para gerar chuva artificial no seu território.

Postagens Relacionadas