Categorias

Cientistas criam árvore líquida, uma alternativa sustentável para áreas urbanas

A poluição do ar é um dos maiores desafios enfrentados pelas cidades atualmente. Com o aumento da urbanização e o crescente número de veículos, é cada vez mais difícil manter a qualidade do ar em níveis saudáveis. Pensando nisso, cientistas desenvolveram uma solução inovadora: a árvore líquida.

O que é a árvore líquida?

A árvore líquida, também conhecida como Liquid 3, é um projeto que utiliza microalgas e 600 litros de água para produzir oxigênio por meio da fotossíntese. Ela substitui uma árvore adulta e opera durante o inverno, oferecendo uma alternativa sustentável e inteligente para a jardinagem urbana. Além de purificar o ar, a árvore líquida também ajuda a reduzir a temperatura nas áreas urbanas.

Como funciona

O projeto é um fotobiorreator, ou seja, um reator que utiliza uma fonte de luz, como as radiações solares, para produzir energia. As microalgas são cultivadas em um tanque de água e absorvem o dióxido de carbono e outros gases poluentes presentes no ar. Em seguida, elas produzem oxigênio por meio da fotossíntese, liberando-o de volta para o ambiente.

Benefícios

Além de purificar o ar e reduzir a temperatura nas áreas urbanas, a árvore líquida tem outros benefícios. Ela é uma alternativa sustentável e inteligente para a jardinagem urbana, somando tecnologia e meio ambiente. Além disso, ela pode ser instalada em espaços limitados, como calçadas e praças, e ajuda a reduzir o ruído das ruas.

Árvore líquida na Sérvia

A primeira árvore líquida foi instalada em frente ao município de Stari Grad, na Sérvia. O país tem um dos piores índices de qualidade do ar do mundo e a árvore líquida é uma das iniciativas para enfrentar esse problema. O projeto foi desenvolvido pelo doutor Ivan Spasojevic, que busca oferecer soluções para o problema enfrentado pelos sérvios.

Conclusão

A árvore líquida é uma solução inovadora e sustentável para a purificação do ar em áreas urbanas. Ela utiliza o poder das microalgas para produzir oxigênio por meio da fotossíntese e pode ser instalada em espaços limitados. Além de purificar o ar, a árvore líquida também ajuda a reduzir a temperatura e o ruído nas áreas urbanas. É uma iniciativa inteligente e tecnológica para a jardinagem urbana, que soma meio ambiente e crescimento econômico.

Postagens Relacionadas