Categorias
Cerrado

Desmatamento no Cerrado cresce 35% nos primeiros três meses de 2023

Perda de área maior que São Paulo nos primeiros 3 meses de 2023 alerta para a urgência da proteção do bioma.

O bioma do cerrado, que abrange cerca de 25% do território brasileiro, é um dos mais ameaçados do país. Sendo um dos biomas mais ricos em biodiversidade e beleza natural, o Cerrado infelizmente vem sofrendo com a perda de sua área de forma alarmante.

De acordo com um recente relatório divulgado pelo Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) do Cerrado[1], nos três primeiros meses deste ano, o bioma perdeu uma área maior do que a cidade de São Paulo, um crescimento de cerca de 35% quando comparado aos três primeiros meses de 2022.

Cerrado
Photo by Angela de Paula

Além disso, segundo o relatório, somente nos três primeiro meses de 2023 foram mais 13 mil alertas de desmatamento e mais de 188 mil hectares desmatados, sendo fevereiro o mês de maior ocorrência.

Isso é preocupante, mas não podemos ficar de braços cruzados diante dessa situação.

Reprodução SAD Cerrado

O Cerrado

O cerrado é um verdadeiro tesouro natural, com sua diversidade de fauna e flora, paisagens impressionantes e sua importância para o equilíbrio ambiental. No entanto, muitas vezes, a atividade humana é a principal responsável pela degradação do bioma. A perda de vegetação nativa do cerrado pode ser atribuída principalmente à expansão agrícola e ao desmatamento ilegal, o que tem levado a graves consequências para a biodiversidade e para a população que depende desse bioma para sobreviver.

Além disso, a degradação do cerrado também tem impactos significativos no clima e no equilíbrio ambiental do país. O bioma é responsável por armazenar grandes quantidades de carbono e por regular a disponibilidade de água em diversas regiões do Brasil.

Cerrado
Photo by Roberto Murta

Precisamos agir

Diante desse cenário alarmante, é preciso tomar medidas urgentes para proteger e preservar o cerrado. Uma das soluções mais eficazes é investir em alternativas sustentáveis de produção agrícola, como a agrofloresta e a agricultura de baixo impacto.

Além disso, é importante fortalecer a fiscalização e as políticas de combate ao desmatamento ilegal e à grilagem de terras, garantindo que a lei seja cumprida e que os responsáveis sejam responsabilizados pelos danos causados ao meio ambiente.

Para proteger o cerrado, precisamos de um esforço conjunto de todos os setores da sociedade. E necessário que empresas, governos e a população em geral estejam comprometidos com a preservação do bioma. Afinal, essa é uma questão de sobrevivência para as gerações presentes e futuras.

Como cidadãos conscientes, podemos fazer a nossa parte. Pequenas ações cotidianas, como o consumo consciente de água e energia, o descarte correto de resíduos, a escolha de produtos sustentáveis e a valorização de iniciativas que visam a proteção do meio ambiente, são atitudes que contribuem para a conservação do cerrado e de outros biomas.

Em suma, a perda de uma área tão grande do cerrado nos primeiros meses do ano é um alerta para a necessidade de agirmos rapidamente e de forma consciente em relação ao meio ambiente.

O futuro do cerrado, e de outros biomas, depende da nossa ação no presente!

Leia também: Dia Mundial das Florestas e Avatar: uma metáfora para a preservação ambiental

[1] Acesse o relatório completo: https://lookerstudio.google.com/u/0/reporting/98b666c9-9b4a-4b82-bcc0-2eb74bb4f6ac/page/p_vnveat17xc?s=gQPNsVlN4Wg

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

Participe da 78ª SOEA em Gramado: A Importância da Engenharia na Soberania Nacional. Inscrições Abertas!

A 78ª SOEA acontecerá em Gramado, RS, de 8 a 11 de agosto de 2023. Com o tema "A Importância da Engenharia na Soberania Nacional", o evento reunirá profissionais, estudantes e pesquisadores para discutir tendências, soluções e desafios na área de engenharia e agronomia, abordando temas como tecnologia, metaverso, políticas públicas, profissões e desenvolvimento.