Categorias
green palm trees near high rise buildings under blue sky during daytime

Você sabia que a manutenção valoriza seu imóvel?

A manutenção está diretamente relacionada com a valorização de um imóvel, pois está vinculada ao seu estado de conservação.

Atualmente tem-se falado muito sobre a importância da manutenção predial, principalmente em condomínios. Esta é uma premissa básica para que a edificação esteja segura, em ótimo estado de conservação e confortável. Saiba aqui como valorizar seu imóvel!

As edificações se deterioram ao longo dos anos, e com isto se desvalorizam se a manutenção periódica não for executada durante sua fase de uso. Cabe a conscientização de moradores e dos Síndicos/Gestores destes empreendimentos para que não aconteça surpresas desagradáveis em sua moradia ocasionando custos elevados não previstos em orçamento.

Assim, o bom estado de conservação de um edifício eleva o preço dos imóveis, tornando-se um diferencial competitivo no mercado imobiliário. A manutenção predial ajuda a manter o edifício impecável, além de atrair o interesse, ajuda a evitar riscos e prejuízos ao condomínio.

Esta manutenção é recomendada nos Manuais de Uso, Operação e Manutenção, conforme ABNT NBR 14037:2011 elaborado pela Construtora, sendo obrigatoriamente disponibilizado na entrega do empreendimento para síndicos e proprietários para que os usuários desenvolvam, implantem e realizem as manutenções nos sistemas construtivos.

O programa de manutenção é realizado de acordo com as recomendações da ABNT NBR 5674:2012, considerando:
  • Projetos, memoriais, orientação dos fornecedores e manual de uso, operação e manutenção (quando houver);
  • Tipologia, complexidade e regime de uso da edificação;
  • Sistemas, materiais e equipamentos;
  • Idade das edificações;
  • Expectativa de durabilidade dos sistemas, quando aplicável aos elementos e componentes, devendo atender à ABNT NBR 15575:2013 quando aplicável;
  • Relatórios das inspeções constando comparativos entre as metas previstas e as metas efetivas, tanto físicas como financeiras; não conformidades encontradas; ações corretivas e preventivas;
  • Solicitações e reclamações dos usuários ou proprietários;
  • Histórico das manutenções realizadas;
  • Rastreabilidade dos serviços;
  • Impactos referentes às condições climáticas e ambientais do local da edificação;
  • Escala de prioridades entre os diversos serviços; e
  • Previsão financeira.

Nas imagens abaixo, podemos observar o quanto um condomínio bem cuidado reflete um aspecto positivo. Ressaltando ainda, que no momento da compra de um imóvel, os interessados buscam pela aparência.

Diante de tantos cenários trágicos ocorridos no Brasil, conclui-se que as edificações necessitam de manutenção periódica em todos os seus sistemas construtivos durante sua fase de uso para minimizar os efeitos danosos da degradação, que impactam nas condições de seu estado de conservação e, consequentemente, no seu valor.

Portanto, continue lendo aqui no Blog da Engenharia!

Postagens Relacionadas