Categorias

Por que os Muros de Arrimo caem?

Os Muros de Arrimo são construídos para conter o solo de terrenos com inclinações ou com desníveis. Muitos fatores podem desestabilizar suas estruturas e causar sua queda. Saiba mais.

Diversos são os motivos que levam um muro de contenção a romper. Os principais são:

  • Sobrecarga: quando a estrutura do muro é sobrecarregada com excesso de peso ou cargas mal distribuídas;
  • Deslizamentos de terra: quando o solo contido pelo muro ou ao seu redor começa a ceder e deslizar;
  • Erosão do solo: devido ao excesso de água ou pela falta de vegetação que segure a terra;
  • Falha na construção: erros de projeto ou na execução do muro.

Entretanto, existe um fator que se destaca como o principal motivo para as quedas dos muros de arrimo: a falta de drenagem.

Drenagem em Muros de Arrimo

A falta de um sistema de drenagem pluvial leva ao acúmulo de água nos vazios do solo contido pelos muros de arrimo, aumentando a pressão hidrostática suportada pela contenção. Em outras palavras, a água que se infiltra no solo aumenta o peso suportado pelo muro, podendo comprometer a sua estabilidade estrutural e levando ao seu rompimento.

Infelizmente, o Brasil é um país que frequentemente sofre com chuvas intensas, o que pode causar inundações, deslizamentos e outros desastres, como por exemplo, quedas de muros de contenção. Além disso, as estações chuvosas costumam durar grandes períodos de tempo, contribuindo ainda mais para a problemática.

Muro de Arrimo cai em Alphaville

Como evitar a queda dos Muros?

Para evitar que muros de contenção caiam, principalmente por causa da água das chuvas, é necessário tomar algumas medidas preventivas e de manutenção. Alguns exemplos desses cuidados são a análise do solo e a elaboração de um bom projeto estrutural. Isso garante que o muro de contenção resista aos esforços solicitantes.

Além disso, prever um sistema de drenagem da água pluvial é de suma importância para garantir sua estabilidade e evitar acidentes. Diversas são as metodologias que podem ser empregadas para fazer a drenagem da água, desde o seu bombeamento em terrenos que apresentem lençol freático elevado, até a condução da água pela gravidade.

O tipo de drenagem em muros de arrimo mais usual é a utilização de tubulações perfuradas na base do muro. Estas tubulações são protegidas por mantas drenantes e por colchões de material granular, permitindo a passagem da água e impedindo a entrada de solo nos tubos e, assim, conduzindo a água para longe do muro.

Vale lembrar que para garantir a segurança das pessoas que ficarão próximas à um muro de arrimo, sua construção deve ser acompanhada por profissional qualificado. Este profissional deverá projetar um muro estável, seguro e que preveja situações críticas, como por exemplo a sobrecarga hidrostática causada pelo excesso de chuvas.

Postagens Relacionadas