Categorias

10 de Julho – Dia do Engenheiro de Minas

A ocupação de engenheiro de minas é uma das mais antigas da engenharia brasileira. 10 de julho é a data para comemorar a sua criação, em comemoração ao aniversário de Pedro Demóstenes Rache.

O engenheiro de minas Pedro Demóstenes Rache foi o fundador e primeiro presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Como uma justa homenagem, a Federação das Associações de Engenheiros de Minas do Brasil (FAEMI) o elegeu como patrono dessa Engenharia e escolheu sua data de nascimento – 10 de julho como o dia do profisisonal.

Este é um dia de homenagem a estes profissionais que se dedicam à pesquisa, exploração e aproveitamento de recursos minerais.

Mineração e sua importância

A mineração é essencial para a vida humana porque existe em tudo o que fazemos e consumimos, desde chips de computador e telefones até construção e agricultura. Portanto, a importância desse profissional sempre acompanhar a consciência ambiental, buscando utilizar os recursos naturais para promover o desenvolvimento sustentável.

Você pode estar lendo esse artigo de um computador ou telefone celular feito de matérias-primas obtidas nas atividades de mineração. Além disso, a pasta de dente, o sal e o asfalto são alguns exemplos de matérias-primas obtidas na mineração.

Regulamentação da Profissão

No primeiro governo de Getúlio Vargas, o Decreto nº 23.569 / 1933 regulamentou a ocupação dos engenheiros de minas, mas sua história remonta ao século 19. Este é o segundo curso de engenharia do país, desenvolvido pela Escola de Minas – atual Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Para exercer a profissão, o profissional deve possuir diploma de engenheiro de minas em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e estar cadastrado no Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do seu Estado.

Mercado e Economia

A mineração exige profissionais com domínio de pesquisa mineral, extração e tecnologia de transporte, e neste caso que surge o engenheiro de minas. Em suma, é o profissional responsável por encontrar depósitos minerais, estimar o tamanho das reservas e determinar o melhor método de extração da mina para o máximo aproveitamento econômico.

Desde a chegada dos primeiros colonos portugueses, a mineração faz parte da economia brasileira. Em nosso subsolo é possível encontrar minério de ouro, prata e diversos outros minerais. Como resultado, essa atividade é responsável por aproximadamente 4% (PIB) do nosso País.

O engenheiro de minas tem atuação em diversas áreas da mineração, desde a prospecção mineral até ao beneficiamento e processamento, além docência em universidades, consultorias, etc.

A demanda por esse profissional no nosso País vem crescendo à medida que novas jazidas são exploradas. Certamente o País é um forte produtor mineral. Portanto, as empresas especializadas em extração mineral precisam de engenheiros para atender a um mercado em crescimento.


Ficou interessado? Fiz um artigo mais completo explicando sobre o curso e o profissional da Engenharia de Minas. Só clicar aqui.

Postagens Relacionadas