Categorias
Corrida Espacial

Corrida do Turismo Espacial

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a Corrida Espacial, que aconteceu entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética na década de 50, para disputa de quem conseguiria desenvolver tecnologia para construir uma aeronave espacial tripulada. Na década atual estamos acompanhando a Corrida do Turismo Espacial!

Corrida espacial
Fonte: Pexels.

Este é um tema que naturalmente já chama bastante atenção, mas há 2 personagens que estão dando um incremento ao assunto: Richard Branson e Jeff Bezos. Se alguém não conhece, provavelmente ouvirá bastante estes nomes nos próximos anos.

Quem é Richard Branson e Jeff Bezos

Richard Branson é o bilionário que criou a empresa Virgin Galactic e anunciou que fará a primeira viagem espacial turística no próximo dia 11 de julho. Quem quiser acompanhar pode acessar o site da empresa (clique aqui). Se você quiser também, no site deles é possível entrar na lista para reservar lugar para futuras viagens ao espaço!

Jeff Bezos é o fundador da Amazon e da Blue Origin, empresa criada para o turismo espacial. Para se dedicar a este desafio, Bezos deixou o cargo de presidente-executivo da Amazon no início de julho. A primeira viagem espacial turística da sua empresa está marcada para o próximo dia 20 de julho.

Richard Branson e Jeff Bezos
Fonte: Virgin Galactic/Reuters/Clodagh Kilcoyne/File Photo.

Por fora, ainda tem outro bilionário nessa jogada: Elon Musk, fundador da SpaceX e que tem como objetivo colonizar Marte!

Uma briga bem interessante que vai agitar o espaço nos próximos anos!


A Corrida para o Turismo Espacial

Quando Jeff Bezos anunciou que iria fazer a primeira viagem de turismo ao espaço em 20 de julho, a Virgin Galactic e Richard Branson buscou acelerar e antecipar a viagem deles, para o próximo dia 11.

A nave que será usada pela Virgin Galactic é a VSS Unity que passou quase duas décadas sendo desenvolvida. Nós, como engenheiros, sabemos que não é nada simples este tipo de desenvolvimento, principalmente por envolver variáveis complexas (física envolvida, pressurização adequada da cabine, segurança dos tripulantes, entre outros).

VSS Unity
Fonte: Virgin Galactic.

Esta aeronave será acoplada a uma “nave-mãe” que levará até a uma altitude de 12 mil km, sendo posteriormente liberada. Após isto, o motor será acionado acelerando a 3,7 mil km/h, onde um voo praticamente na vertical será realizado! A viagem total tem previsão de 1 hora.

Voo da Virgin Galactic.
Fonte: Twitter da Virgin Galactic.

Sobre a viagem espacial, ela vai percorrer mais de 80 km acima da Terra (o que é considerado como a fronteira do espaço sideral). Ou seja, será uma subida e descida até o espaço!

A aeronave da Blue Origin é a New Shepard e tem uma forma de voo diferente da Virgin Galactic. Ela é totalmente automatizada (não precisa de pilotos) e lançada semelhante a um foguete atualmente, com uma cápsula onde os passageiros ficarão.

Blue Origin
Fonte: Blue Origin

Valor de uma viagem ao espaço

A Blue Origin concluiu um leilão online para venda da primeira vaga no New Shepard. Mais de 7 mil pessoas se inscrevem no leilão e o vencedor vai desembolsar cerca de US$ 28 milhões (28 milhões de dólares!) para ter este privilégio. Na Blue Origin, além deste vencedor, também voará Jeff Bezos e seu irmão, Mark. O valor arrecadado no leilão vai ser doado à fundação da Blue Origin (Club for the Future).

Entretanto, isto não significa que para viajar ao espaço custará esta fortuna. Algumas notícias iniciais mostra que os primeiros voos serão vendidos por um valor entre 200 e 250 mil dólares.

Portanto, você já está preparado (fisicamente, psicologicamente e financeiramente) para ir ao espaço?

Assim sendo, se quiser conhecer um pouco mais sobre curiosidades do espaço, confira o artigo “A majestade do espaço: Ônibus Espacial“.

Postagens Relacionadas