Categorias

ENGENHARIA DE AQUICULTURA Conheça essa profissão!

A Aquicultura (ou Aquacultura) é a ciência que estuda a criação e o cultivo de organismos aquáticos, como peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis, algas e plantas de água doce ou salgada, e é uma subárea das Ciências Agrárias, que é o ramo que busca o aprimoramento técnico e produtivo no manejo de recursos naturais. 

Sendo assim, a Engenharia de Aquicultura, é o curso que habilita um engenheiro a projetar, executar e supervisionar a criação de animais e outros organismos aquáticos. Esse engenheiro pode atuar, também, nas demais etapas que compõem a cadeia de produção de alimentos e outros produtos derivados desses espécimes. Bora saber mais?

AQUICULTURA
Fonte: Pixabay,2021.

Como o Engenheiro de Aquicultura trabalha?

O objetivo principal da Engenharia de Aquicultura é formar profissionais que atendam a demanda para a elaboração de projetos que possa viabilizar a cultura e comercializar alimentos que sejam derivados de qualquer ambiente aquático de maneira sustentável. 

O engenheiro de aquicultura buscará soluções inovadoras para o desenvolvimento de técnicas que visam aumentar a produção desses alimentos. Sejam eles derivados de ambientes de água doce ou salgada, e com qualidade.

A Engenharia de Aquicultura aplica conhecimentos de diversas áreas das ciências exatas e naturais para desenvolver um melhor aproveitamento dos recursos aquáticos e preservar todas as riquezas biológicas encontradas nesses ambientes.

É essa formação que poderá ajudar a aperfeiçoar o ramo da pesca, fazendo com que o Engenheiro de Aquicultura garanta melhorias nos meios de produção, mas que também saiba preservar. Extraindo da natureza os organismos vivos derivados dos ambientes aquáticos, sem prejudicar essas áreas de forma que a produção futura seja comprometida, podendo causar problemas de erradicação das espécies.

O engenheiro de aquicultura possui habilidades técnicas para o cultivo e produção da Aquicultura. Possui, também, capacidades para elaborar projetos e meios sustentáveis para a produção dos organismos aquáticos, conhecimento sobre contabilidade e economia, isso possibilitará que esse profissional possa gerir um negócio próprio e empreender.

Se optar por essa formação, poderá elaborar projetos que visam melhorar a alimentação e nutrição. 

Aquicultura
Fonte: Pixabay,2021.

 

Onde você como Engenheiro em Aquicultura poderá trabalhar?

Existe grande demanda por Engenheiros em Aquicultura, juma vez que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de pescado em cativeiro.

Esse engenheiro encontrará oportunidades em regiões costeiras do país, onde há maior demanda de trabalho. Porém, o número de criações em tanques no interior do Brasil tem crescido, necessitando a atuação de profissionais da área.

A principal atividade desse engenheiro é em produção, captura e industrialização de peixes, algas e moluscos.

Os principais tipos de organizações que contratam Engenheiros em Aquicultura são empresas especializadas na criação de peixes (piscicultura), ostras (ostreicultura), rãs (ranicultura), mexilhões (mitilicultura), camarões (carcinicultura) ou de animais aquáticos ornamentais.

Empresas de melhoramento genético, também é um ramo que contrata Engenheiros em Aquicultura. Além de construtoras, em setores ligados à conservação e impacto ambiental.

Como engenheiro em aquicultura pode encontrar oportunidades também em órgãos públicos, universidades e institutos de pesquisa científica.

Fonte: Pixabay,2021.

Concluindo!

Se optar pelo curso de Engenharia em aquicultura, você poderá explorar tudo o que as zonas costeiras e os ambientes aquáticos do Brasil podem oferecer para a economia e a sociedade. E a boa notícia, aqui é que a Engenharia de Aquicultura é uma área que está em voga no Brasil. É só pensar no tamanho do litoral brasileiro e no potencial aquífero do país, que entendemos porquê a engenharia de aquicultura está em ascensão.

Portanto, essa formação impacta diretamente na realidade social do país, permitindo um melhor desenvolvimento econômico e ainda tecnologias na área de produção e manejo dos organismos aquáticos.

Água o maior bem da vida!

Postagens Relacionadas