BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Internet da Luz: Tecnologia Promete Revolucionar a Iluminação, Comunicações e Bem-Estar

Você já imaginou ter uma rede de iluminação que oferece serviços de informação além da iluminação, que pode controlar as emoções humanas e a atividade cerebral de forma inteligente e automática? Pois bem, a Internet da Luz (IoL) é a tecnologia que torna tudo isso possível!

A IoL é uma tecnologia inovadora que combina iluminação, comunicações e bem-estar, promovendo uma nova dimensão na integração desses serviços. Ela pode ser usada para regular as emoções humanas e a atividade cerebral, controlando a frequência de cintilação da fonte de luz de forma inteligente e automática.

Além disso, ela também pode ser usada para conectar sistemas comuns de iluminação com a Internet das Coisas e a internet tradicional, trazendo novas funcionalidades e possibilidades.

Neste artigo, vamos discutir mais sobre a IoL, suas vantagens e aplicações.

O que é a Internet da Luz?

A Internet da Luz (IoL) é uma tecnologia inovadora que combina iluminação, comunicações e bem-estar, promovendo uma nova dimensão na integração desses serviços.

Como funciona a Internet da Luz?

A IoL é baseada na transmissão de dados por luz, mais conhecida como Li-Fi. Através da combinação de sensores, módulos de comunicação e unidades de processamento inteligentes dentro de lâmpadas LED individuais, cada uma passa a funcionar como um nó da rede. Esta tecnologia pode suportar simultaneamente serviços de informação como localização, transmissão de dados e até mesmo terapia óptica, sem causar fadiga ocular ou danos à saúde.

Quais são os benefícios da IoL?

A IoL pode ser usada para regular as emoções humanas e a atividade cerebral, controlando a frequência de cintilação da fonte de luz de forma inteligente e automática. Além disso, ela também pode ser usada para conectar sistemas comuns de iluminação com a Internet das Coisas e a internet tradicional, trazendo novas funcionalidades e possibilidades.

Quais os riscos da Internet da Luz?

Embora a Internet da Luz seja uma tecnologia muito promissora, ela também apresenta alguns riscos. Como ela usa luz visível para transmitir informações, existe o risco de que essa luz possa ser interceptada por outros usuários. Além disso, a utilização excessiva da IoL também pode causar fadiga ocular e outros problemas de saúde. Por isso, é importante que os usuários tomem as precauções adequadas e usem a IoL de forma moderada.

Quem descobriu a internet da luz?

A Internet da Luz (IoL) foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores chineses liderada pelos professores Jian Song e Xiaofei Wang, da Universidade Tsinghua. Esta equipe foi responsável por combinar sensores, módulos de comunicação e unidades de processamento inteligentes dentro de lâmpadas LED individuais, criando assim a primeira rede de iluminação interconectada.

Fonte de informações:
  • Bibliografia:
  • Artigo:
  • Internet of light: Technologies and applications
  • Autores: Jian Song, Jintao Wang, Fang Yang, Hongming Zhang, Hui Yang, Changyong Pan, Xiaofei Wang, Yongqiang Lyu, Luoxi Hao
  • Revista: Intelligent and Converged Network
  • Vol.: 3, no. 3, pp. 229-243
  • DOI: 10.23919/ICN.2022.0018
Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!