Categorias

O que é Engenharia de Controle e Automação?

Você tem afinidade com o computador? Se você não hesitou, tem grandes chances de se apaixonar pela Engenharia de Controle e Automação. Esse curso te capacita para desafios reais da carreira, conhecendo as técnicas e conceitos específicos de controle de sistemas modernos e automação.

O curso é focado em controle de sistemas, e também oferece uma visão voltada à eletrônica, à robótica e ao empreendedorismo. Assim, você desenvolverá competências importantes para se destacar no mercado de trabalho como Engenheiro de Controle e automação. Vamos conhecer um pouco mais esse engenheiro que você pode se tornar?


Como o Engenheiro de Controle e Automação trabalha?

Você como engenheiro de controle e automação será quem vai fazer o planejamento para desenvolver equipamentos e sistemas automatizados com objetivo de transformar processos produtivos que antes eram realizados manualmente. Seu objetivo será, mais precisamente, planejar, fabricar e manter máquinas e sistemas automáticos de utilização na indústria em geral.

Se caso você optar por essa profissão, poderá ter cargos como gerente operacional, analista de processos e desenvolvedor de ferramentas computacionais.

Já pensou você ter conhecimentos em robótica industrial, acionamentos hidráulicos e pneumáticos, automação da manufatura, mecatrônica e modelagem de sistemas automatizados? É no mínimo muito interessante né?

O seu objetivo será planejar, fabricar e manter máquinas e sistemas automáticos de utilização na indústria em geral, facilitando seus usos. Você poderá desempenhar as mais diversas atividades como engenheiro de controle e automação, como por exemplo, desenvolver ferramentas computacionais, projetar e executar instrumentações, sensores e algoritmos, certificar projetos, desenvolver sistemas computacionais, modelar, simular e controlar processos de produção, integrar processos, estudar a viabilidade técnica e econômica, prever e controlar, padronizar, mensurar e controlar a qualidade e, elaborar orçamentos, instalar, montar e reparar equipamentos.

Onde você como Engenheiro de Controle e Automação poderá trabalhar?

O seu campo de trabalho poderá ser dos mais diversos, já que quando a gente fala sobre coisas automáticas, já vem o futuro na nossa mente, além da gente perceber que existe um interesse bastante amplo de todos os lados por
itens, máquinas e equipamentos automáticos, certo?

As indústrias em geral, dependem da tecnologia para melhorar seus processos de fabricação, não só para ter competitividade no mercado, mas também para ganhar agilidade na produção e diminuir custos na fabricação de produtos. Com esse intuito, as empresas apostam em sistemas automatizados.

Pois bem, vamos falar áreas onde você poderá exercer suas atividades como engenheiro de controle e automação. As áreas de maior interesse pela automatização de seus sistemas são a automotiva, a metalúrgica, a de mineração, a eletrônica, a de petróleo e gás, a alimentícia, a biomedicina, a construção civil e a têxtil.

Ou seja, na maioria dessas indústrias e empresas que prestam esse tipo de serviço tem o trabalho de um engenheiro de controle e automação por trás em busca de melhorias na tecnologia que aumentem a lucratividade facilitando o processamento aumentando a automatização de suas máquinas, sistemas e equipamentos.

Conclusão

Você como Engenheiro de Controle e Automação irá então, projetar, gerenciar e operar equipamentos usados nos processos produtivos das indústrias em geral. Será sua função, também, fazer a manutenção desses equipamentos.

Também vai ser o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. E nas empresas que já empregam em sua linha de produção processos automatizados, você poderá ser o responsável por redimensionar, operar e manter os sistemas já instalados.

Para finalizar, é importante novamente ressaltar que, a crise econômica gerou oportunidades para os engenheiros de controle e automação, já que muitas indústrias precisaram reduzir gastos, e encontraram saídas na contratação de profissionais para automatizar seus processos, contratando engenheiros de controle e automação para desenvolver novos equipamentos, como também para melhorar os sistemas já existentes e fazer a sua manutenção. Profissão do futuro que fala né?


Tudo sobre a Eng. Automotiva aqui!

Postagens Relacionadas