Categorias

Perseverance vs Zhurong: A corrida à procura de vida em Marte

Lançado em 30 de julho de 2020 no veículo lançador Atlas V-541, a sonda Perseverance da Nasa pousou na superfície de Marte no dia 18 de fevereiro de 2021  após sete meses de viagem espacial por mais de 470 milhões de quilômetros.

A missão do Perseverance, denominada Mars 2020, é a primeira astro biológica da Nasa e aborda objetivos científicos de alta prioridade para a corporação. Atualmente, o jipe-robô autônomo explora a superfície da cratera de Jezero em busca de vida no local, ou pelo menos rastros dela, já que há aproximadamente 3,9 bilhões de anos rios corriam por lá, o que transformou o território em um lago.

Six curiosities you should know about the Perseverance mission on Mars - Olhar Digital
Sonda Perseverance. Foto: Nasa.

“A Missão Mars 2020 é histórica pois, pela primeira vez desde a década de 70, vamos em busca de sinais de vida. Sabemos que não vamos encontrar seres macroscópicos, mas vamos procurar sinais de vida bacteriana, moléculas de carbono e material orgânico abaixo da superfície”.
– Ivair Gontijo, engenheiro brasileiro que participou do projeto da Nasa.

Robô Explorador Zhurong

China's First Mars Rover 'ZhuRong' Successfully Lands on Mars
Sonda espacial ZhuRong. Fonte: CNSA 2020

Contudo, apesar de ser referência e o maior instituto de tecnologia e pesquisa espacial, a Nasa não está sozinha nessa busca. Na última sexta-feira (14), a sonda Zhurong, jipe-robô da China, pousou na região de Utopia Planitia, a maior bacia de impacto em Marte, colocando o país na pequena lista das cinco nações que atualmente exploram o Planeta Vermelho.

Os detalhes exatos da missão do Zhurong ainda não foram divulgados oficialmente. Porém, até o momento sabemos que a sonda conta com um radar de penetração de solo com capacidade de 90 m abaixo da superfície.

Além disso, o veículo possui duas câmeras panorâmicas, um detector de campos magnéticos, um instrumento meteorológico para análises climáticas e um laser para análise de composição de rochas, o que indicaria uma missão de reconhecimento e, possivelmente, busca por vida assim como o Perseverance.

Corrida à procura de vida em Marte

Nasa aprova nova missão para buscar amostras de Marte - Olhar Digital

Apesar de não ter divulgado os interesses de sua empreitada, a grande nação asiática deixa claro seu objetivo de expandir seu poderio tecnológico e econômico, colocando-se na corrida à procura de vida em Marte ao lado dos Estados Unidos que, atualmente, segue como o maior conquistador do espaço.

Além disso, outra grande missão, a ESA-Roscosmos ExoMars, da Agência Espacial Europeia (ESA) em parceria com a Rússia, é mais uma que em breve se colocará a disposição nessa busca.

Thales Alenia Space delivers key element for ExoMars 2020
ExoMars Rover. Imagem: Thales Alenia Space

O lançamento anteriormente marcado para agosto de 2020 acabou sendo adiado para 2022 por causa da Covid-19. Por conta das variabilidades das posições orbitais entre a Terra e Marte, a janela de transferência Hohmann – termo que designa a oportunidade ideal de lançamento de veículos espaciais à Marte – ocorre uma vez a cada 26 mês. Assim, a sonda ExoMars deve ser lançada entre agosto e outubro do próximo ano.

Resta-nos esperar o que esta corrida espacial revelará no futuro. Quem sabe este é o começo de uma nova era de descobertas, novidade e possibilidade à civilização humana. Dessa forma, o homem poderá um dia realizar a tão aguardada conquista de outro planeta.

 

Postagens Relacionadas