Categorias
Sistema de bandeiras tarifárias

Apagão causa transtorno em diversas cidades do Brasil

Inúmeras cidades relatam os transtornos causados pelo apagão ocorrido por volta das 08h40min na manhã desta terça (15/08/2023), veja os detalhes abaixo.

Estados atingidos

O impacto da falta de energia pode ser considerado Nacional. A falta de energia atingiu estados da Região Nordeste, Sul, Sudeste e Cento Oeste.

Apenas o Estado de Roraima não sentiu os efeitos da falha, devido não estar integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Estados de todo o Brasil sofrem com falta de Energia

Impactos para a População

O desligamento causou uma série de problemas:

A amplitude dos impactos ainda não podem ser mensuradas, porém, as notícias apresentam que em virtude da falta de energia, várias estações de metro tiveram impacto em sua operação.

  • Problemas em linhas de metrô;
  • Interrupção no fornecimento de água de algumas cidades;
  • Semáforos apagados, que geraram caos no trânsito;
  • Escolas precisaram dispensar alunos mais cedo em algumas localizações;
  • Comércios tiveram prejuízos;
  • Hospital suspende consultas.

Por exemplo, em São Paulo, a falha impactou a operação da linha 4 – Amarela. A circulação dos trens operados pela ViaQuatro, teve velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações.

Da mesma forma, em Salvador, ocorreu o esvaziamento do metrô e pessoas caminharam sobre os trilhos.

O que causou o apagão?

Apesar de ainda não saberem ao certo as causas, as concessionárias de energia apresentam notas explicativas sobre o tema.

A Elektro explica que: “uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros”

“A Neoenergia informa que, na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.

De acordo com a CNN, a falha se iniciou em uma linha de transmissão de 500kV na região Nordeste. Na região Sudeste/Centro-Oeste, que não gerava o suficiente para atender a demanda ocorreu o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga – ERAC. Esse mecanismo, previsto nas operações do sistema elétrico, derruba automaticamente o fornecimento de energia em algumas localidades a fim de evitar estragos maiores.

Que diz a ONS

Segundo a ONS, a interrupção afetou mais de 16 mil MW de carga em todo o Brasil, a falha ocorreu devido à abertura da interligação Norte/Sudeste, que causou uma “separação elétrica” do SIN, em outras palavras o Norte e Nordeste ficaram separados do Sul e Sudeste.

Motivado pela falha, o órgão a realizar uma “ação controlada” a fim de a evitar que as consequências de espalhassem em demasia, causando desligamentos pelo Brasil.

O operador aponta ainda que a recomposição do SIN aconteceu completamente às14h49min.

Gráfico da ONS mostra queda brusca na geração de energia por volta das 8h40 da manhã de (15/08)
Foto: Reprodução ONS

“(…) houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

ONShttps://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/20230815-Nota-de-esclarecimento-%E2%80%93-Ocorr%C3%AAncia-no-SIN.aspx

Saiba mais sobre o Sistema Elétrico

Postagens Relacionadas
racismo
consulte Mais informação

Racismo Estrutural? Mas o que é isso?

Apesar de parecer um assunto do passado, infelizmente o racismo é ainda muito presente em nossa sociedade. E…