Categorias

Lavra na Mineração: o que é?

De acordo com o código brasileiro de mineração, a lavra pode ser definida como uma série de operações que visam o processo de mineração desde a extração até o beneficiamento do minério.

Os métodos de lavra podem ser divididos em lavra subterrânea e a céu aberto. Cada um possui diferentes métodos e operações de beneficiamento e extração de minério, e variam de acordo com o tipo de minério e a forma de ocorrência.

Lavra na Mineração: Entenda o que é e seus métodos - Blog Geoscan

Seleção dos métodos

A escolha dos métodos de lavra é uma das principais características que devem ser avaliadas, pois a decisão pode afetar diretamente o sucesso ou fracasso de um projeto.

Pode ser definido basicamente como a tecnologia que será utilizada para extrair o material e incluirá todo o planejamento, dimensionamento e execução do processo de extração.

Fatores que influenciam na escolha dos métodos

Os principais fatores que influenciam a escolha dos métodos de lavra são:

  • Geometria do depósito;
  • Presença de água superficial ou subterrânea;
  • Considerações ambientais (impactos que o empreendimento pode causar ao meio ambiente);
  • Características do minério, sendo o teor e a distribuição espacial as duas principais;
  • Considerações geotécnicas;
  • Características econômicas e financeiras.

Possuindo as seguintes condições:

  • Ser seguro e produzir condições ambientais adequadas;
  • Reduzir os impactos ambientais;
  • Permitir condições de estabilidade durante a vida útil;
  • Assegurar máxima recuperação do minério;
  • Ser flexível para se adaptar as condições geológicas;
  • Atingir a máxima produtividade;
  • Operações de mineração.
Mineração: o que é, tipos, processo, mineração no Brasil

Operações de lavra

São processos feitos com o intuito de extrair o minério do local em que ele está, até ser levado para o beneficiamento. Essas operações são:

Perfuração

As operações de perfuração de massa rochosa são importantes para o sucesso de detonação da rocha. A execução correta da perfuração, garantindo que os furos sejam realmente desenvolvidos de acordo com o plano de fogo, mantendo a malha conforme o planejado, a inclinação e retidão corretas. Estas são condições essenciais para garantir os objetivos de detonação.

Desmonte

A detonação de rochas é tradicionalmente realizada com explosivos. Apesar de várias questões ambientais, como ruídos, lançamentos e vibrações transmitidas, o uso intenso de explosivos, na detonação, está associado à eficiência da técnica e aos custos associados, muito inferiores aos da detonação mecânica.

O planejamento da detonação, com uso de explosivos, é influenciado por diversos fatores, que precisam ser controlados para os objetivos destinados ao desmonte sejam efetivamente alcançados. A escolha do método e equipamento de perfuração, a distribuição, o diâmetro e a profundidade dos furos, o tipo de explosivo a ser utilizado e a qualificação da equipe de detonação são, por exemplo, fatores relevantes para o sucesso da detonação, mas as condições geológicas desempenham um papel fundamental e devem ser sempre consideradas.

Transporte

Após a fragmentação, o minério é colocado em caminhões ou outro meio de transporte, para ser encaminhado às pilhas de deposição e/ou às estações de tratamento de minério.

Geometria da Lavra: Requisitos para a lavra a céu aberto | Oficina de  Textos | Comunitexto

A regulamentação da lavra no Brasil

A ANM regulamenta a lavra por meio das Normas Regulamentadoras de Mineração (NRM). Para as minas a céu aberto: NRM-02 – Lavra a céu aberto, que indica os princípios a serem seguidos para a atividade, além das definições de bancadas e taludes; e NRM-19 – Disposição de estéril, rejeitos e produtos, que indica as definições e forma de destinação de estéril, rejeito e produto de exploração. Contudo, todas essas disposições podem ser lidas neste arquivo do antigo DNPM.

Já para as minas subterrâneas existe a NRM-04 – Aberturas subterrâneas, que trata da execução, das aberturas e dos critérios de desmonte de rocha.

Postagens Relacionadas