BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

4 livros que todo Engenheiro de Produção precisa ler

Em julho de 2020, o Blog da Engenharia publicou o artigo 5 livros que todo Engenheiro de Produção precisa ler, escrito pela colunista Carolina Palma. Como ela enuncia, “a graduação de um engenheiro está muito além da faculdade”, pois, para o atuar no mercado de trabalho muitas vezes é necessário que busquemos complementar nossa formação, como profissionais e estudantes, por conta própria.

Dito isso, livros são uma excelente forma de ampliar seu conhecimento e expandir sua mentalidade, tornando-o um profissional melhor e mais preparado.

Por isso, resolvi atualizar essa lista com mais 4 livros que todo Engenheiro de Produção precisa ler. Vamos conferir!?

1. Administração da Produção – Nigel Slack

engenheiro de produção
livro: Administração da Produção – N. Slack

Assim como o livro A ciência da fábrica de Wallace J. Hopp e Mark L. Spearman, recomendado pela Carolina, este livro é extremamente abrangente nos aspectos qualitativos da Engenharia de Produção.

Muitos conceitos de PCP, cadeia de suprimentos, layout, estoque, gestão de projetos, estratégias de produção, dentre outras coisas são abordados neste livro.

Por isso, é um excelente material para quem deseja entender de forma mais ampla as diferentes áreas da engenharia de produção e como elas se relacionam entre si.

2. Gestão de Desenvolvimento de Produtos – Rozenfeld

livro; Gestão de desenvolvimento de produtos – Rozenfeld

Uma das 10 macro áreas da Engenharia de Produção é a engenharia do produto. Assim, este livro trata das etapas que contemplam a concepção e o gerenciamento do desenvolvimento de bens e serviços.

Contudo, o interessante é que o livro aborda praticamente todas as outras áreas da Engenharia de Produção, como logística, engenharia da qualidade, engenharia de operações e processos etc.

Além disso, por ter sido escrito por professores e pesquisadores brasileiros, as técnicas e teorias se aplicam bem a realidade do nosso país, o que torna o livro ainda mais relevante e interessante para os engenheiros de produção.

3. Engenharia de produção em foco: gestão de operações – Silvana Quintilhano, Rogério Tondato.

livro: Engenharia de produção em foco – Silvana Rodrigues, Rogério Tondato

Este pequeno livro, com pouco mais de 130 páginas, contempla uma coleção de seis artigos e trabalhos publicados por diferentes autores. Juntos, eles abrangem muitos conceitos, métodos e técnicas utilizados no dia a dia por engenheiros de produção.

Por isso, é um excelente livro para se ler no início da graduação, pois através de uma linguagem simples e didática é possível aprender bastante sobre o curso e sobre como a engenharia de produção atua no mercado, na sociedade e na vida das pessoas.

4. Gerenciamento da Rotina do trabalho do dia a dia – Vicente Falconi

engenheiro de produção
Gerenciamento da rotina, do trabalho do dia-a-dia – Vicente Falconi

Toda grande empresa exige uma boa rotina de execução de suas funções operacionais. Principalmente, porque na maioria das empresas, a maior parte do trabalho são de nível operacional. Assim, o gerenciamento de rotinas é muito importante para assegurar que estas funções sejam bem realizadas.

O que o livro do Vicente Falconi aborda são questões relevantes sobre atividades rotineiras do dia a dia e sobre como lidar e gerenciá-las melhor.

O livro é realmente bem didático, dividindo os assuntos em quatro partes, sempre trazendo conceitos relevantes sobre gestão, padronização, melhoria de resultados, metas, dentre outras coisas.

E aí, você já leu algum desses livros? Quais outros você acredita que são relevantes para engenharia de produção? Deixe aqui nos comentários! Quem sabe um dia façamos outro artigo com esses livros. Até a próxima.

Total
18
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese