BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias
Guerra Rússia x Ucrânia

Rússia x Ucrânia – qual a influência desse conflito na internet?

O assunto mundial do momento é a guerra entre Rússia e Ucrânia, conflito este que vem de décadas passadas. Entretanto, o conflito não só está afetando a preservação da vida humana, mas também no serviço de internet dos países. Vejamos abaixo como o conflito está interferindo na internet dos países.

O primeiro registro de interrupção do serviço da internet na Ucrânia aconteceu logo no primeiro dia de invasão na cidade de Kharkiv, com queda de 25% do serviço.  Informação foi repassada pela NetBlocks, que trata-se de uma organização que monitora a internet de todo mundo.

Contuso, não apenas a internet foi prejudicada, mas também serviços que a utilizam para seu funcionamento também foram prejudicados com o início da invasão.

O aplicativo Uber suspendeu suas atividades no país, que abrangiam 9 cidades da Ucrânia. A empresa informou que preza pela segurança, contudo ao cessar dos conflitos irá restabelecer seu serviço.

Rússia pode deixar o mundo sem internet

Os continentes se conectam na rede mundial de computadores através de cabos submarinos, estes cabeamentos possuem milhares de quilômetros de extensão e podem ser alvo de ataques russos. Desde 2015 já se noticiava o aumento de atividade submarina russa próxima a rotas desses cabos o que deixou em alerta a comunidade mundial.

De acordo com o The New York Times, suas fontes militares confirmam:

“Elas informam que, do Mar do Norte ao nordeste da Ásia – inclusive em águas próximas à costa americana – há registros de um aumento significativo da atividade russa ao longo de rotas conhecidas de cabos vitais para as comunicações em nível mundial”.

Entretanto, com o conflito Rússia x Ucrânia esse alerta voltou a se intensificar, visto que a Rússia procura rebater as sanções mundiais que vem sofrendo. Um ataque desse seria um desastre para economia mundial, visto que, bilhões em transações financeiras trafegam por esses cabos diariamente.

Fonte: Estadão – 2015

Ucrânia pede a exclusão da Rússia da rede mundial de computadores

               

Procurando enfraquecer a economia russa, países aplicaram diversas sanções ao país e uma delas foi o pedido por parte da Ucrânia da exclusão dos servidores DNS da Rússia pelo Icann. Com o  argumento da Rússia utilizar suas páginas para propagação de discursos de ódio e promoção da violência.

Entretanto, Göran Marby presidente-executivo do órgão afirmou que a internet é sistema descentralizado que não pode ser controlado, portanto o pedido foi negado. Com esse pedido toda página com domínio .ru e .su ficariam indisponíveis  

Servidores DNS (Domain Name System) convertem endereços IP em nomes, ou seja, o endereço de uma determinada página .com.br  tem o seu IP, porém o servidor DNS converte esse IP em nomes para facilitar o acesso.

Elon Musk e a Ucrânia

Sem acesso aos provedores russos de internet a Ucrânia se viu em um grave problema de comunicação, contudo o vice primeiro-ministro da Ucrânia Mykhailo Fedorov criticou Elon através do Twitter usando das seguintes palavras: ”Enquanto você tenta colonizar Marte, a Rússia tenta ocupar a Ucrânia”.

Essa crítica em tom de provocação surtiu efeito e o bilionário americano disponibilizou o serviço de internet via satélite de forma gratuirta da sua empresa SpaceX, conhecido como Starlink. Projeto esse que ainda está em fase de implementação com previsão de orbitar 4425 satélites até 2024.

O serviço de internet de Elon Musk já se encontra disponível no Brasil, mas chegou com um preço elevado, comparado aos links dedicados disponíveis pelas empresas brasileiras. A starlink oferece conexões com velocidades variando entre 100 e 200 Mbps.

Seu valor mensal gira em torno dos 530 reais, porém demanda um investimento maior para implementação do sistema de recebimento de sinal. Com um custo de pouco mais de 5 mil reais para aquisição de antena, cabos e roteador.

Fonte: poder360 – 2022

Internet é tão importante para o mundo hoje como energia e água, com seus serviços afetados, todo o mundo sofre. Vivemos em uma época das múltiplas conexões e esse conflito vai criando uma tensão sob o futuro breve da internet.

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese