Categorias

Tudo que você precisa saber sobre Engenharia de Agrimensura

A Engenharia de Agrimensura estuda a medição e a determinação de tamanhos de espaços territoriais, por meio de equipamentos e cálculos, tanto para regiões agrícolas como para diversos setores, desde o planejamento até a conclusão de diversas obras urbanas. Vamos saber mais?

AGRIMENSURA
Fonte: pixabay, 2021.

 

Como o Engenheiro Agrimensura trabalha?

O Engenheiro Agrimensor é o responsável por desenvolver plantas de obras de infraestrutura, obras de saneamento e também de estradas e ruas. Ele é, também, designado a fazer remarcações de terras na área rural e em loteamentos, para que tudo esteja de acordo com a Lei Federal.

O profissional formado em Engenharia em Agrimensura é capaz de coletar dados e os processar de maneira a obter informações que possam ser relevantes ao seu trabalho, como em levantamentos topométricos, hidrológicos ou hidrográficos.

Na sua rotina de trabalho, se optar pela carreira de engenharia em agrimensura, você irá utilizar diversos equipamentos que auxiliam o trabalho e em diversos casos estará preparado para enfrentar ambientes de difícil acesso e locomoção. 

Antigamente os agrimensores utilizavam equipamentos que a composição óptica predominava. Com o crescimento da tecnologia, os instrumentos topográficos evoluíram consideravelmente com relação à confiabilidade na coleta dos dados e na precisão alcançada. 

O avanço tecnológico garantiu o desenvolvimento de máquinas com hardwares mais potentes, o que aumentou a quantidade de dados coletados em aparelhos cada vez menores. Fazendo com que, teodolitos analógicos convencionais fossem substituídos por teodolitos eletrônicos, estações totais, mapeamento a laser e GPS, auxiliando no seu trabalho e inclusive, permitindo que informações sejam recebidas em tempo real via satélite.

Se você optar por essa carreira, irá preparar as áreas urbanas e rurais para obras que vão modificar ou acrescentar uma infraestrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes.

Estará apto a realizar avaliações e perícias em propriedades em processos que envolvam demarcação de um território, elaborar mapas de áreas submersas por meio da utilização de sonares, levantar dados topográficos e planejar redes de saneamento básico, de telefonia e eletrificação e auxiliar na realização de obras e construções civis, como estradas e pontes. 

Também poderá estudar o meio ambiente, mensurar o território de recursos naturais presentes. Atuar no Georreferenciamento para mapear áreas com base em imagens de satélites e fotos aéreas, em sistemas de informações geográficos (SIG), para monitorar, guardar e processar informações sobre determinadas áreas e na representação cartográfica, para elaborar mapas dos relevos de determinada área, entre outros.

AGRIMENSURA
Fonte: pixabay, 2021.

 

Onde você como Engenheiro em Agrimensura poderá trabalhar?

O mercado de trabalho é bastante amplo para o Engenheiro em Agrimensura, podendo desenvolver suas atividades em Industrias, na Construção Civil e no Serviço Público. 

Como funcionário público ou terceirizado, seu trabalho será requisitado, pois em toda obra que vá ser realizada é preciso ter um profissional desses para colher dados do terreno como superfícies, relevo e contorno físico, para analisá-los. Seus trabalhos servem de base para as obras que os engenheiros civis irão realizar. 

Você também pode encontrar trabalho na área de processos que necessitem a delimitação de territórios, em alto mar também, analisando terrenos submersos, com a ajuda de sonares, propícios à extração de petróleo.

Também é possível encontrar vagas em mineradoras, empresas de logística e na área acadêmica. Bons empregadores também são latifúndios agrícolas, além da possibilidade de atuar na Engenharia de Tráfego e na recuperação de rodovias.  Legal né?

ENGENHARIA
Fonte: pixabay, 2021.

Conclusão

A Engenharia de Agrimensura é essencial como trabalho básico em diversas ações, desde a aferição dos limites territoriais do Brasil até as demarcações de terras em áreas urbanas. O engenheiro agrimensor desenvolve vários serviços que dão suporte a parte da intervenção humana na natureza.

O Engenheiro agrimensor é responsável por mapear, parcelar, medir e monitorar as obras de engenharia e os espaços físicos. 

Embora o período seja de baixo índice de investimentos em infraestrutura, o Brasil precisará de reestruturação em algumas áreas, como energia, habilitação e transporte. Para esse desenvolvimento, os agrimensores têm papel fundamental. Alguns estados do país não têm uma definição dominial de seus territórios. Além disso, o desenvolvimento e crescimento das cidades ampliam a necessidade do trabalho do engenheiro agrimensor.

A melhor notícia é que a carreira está em crescimento, porque o trabalho do profissional não se restringe às áreas rurais, sendo necessário em muitos segmentos relacionados ao desenvolvimento industrial e à urbanização.

E aí, gostou?

Drones na Mineração, saiba mais aqui!

Postagens Relacionadas