Categorias

ENGENHARIA SANITÁRIA- tudo o que você precisa saber!

Uma coisa importante para praticamente todo mundo é cuidar do planeta e preservar a natureza mas, algumas pessoas resolvem fazer disso a sua profissão e criar formas de garantir a preservação do meio ambiente. 

Se acha importante e gosta de pensar em estratégias para conservar os recursos naturais do mundo, a Engenharia Sanitária pode ser o curso certo para você!  Bora saber mais detalhes sobre essa profissão?

ENGENHARIA SANITÁRIA
Fonte: Pixabay, 2021.

Como o Engenheiro Sanitário trabalha?

Sendo a Engenharia Sanitária voltada para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto, o Engenheiro Sanitário cuida da manutenção da qualidade da água consumida pela população, do tratamento de esgoto, do lixo doméstico e industrial e do controle do lixo hospitalar. 

Esse profissional é capaz de planejar, construir e ampliar sistemas de distribuição de água, estações de tratamento de esgoto (ETE), além de supervisionar a coleta e o descarte do lixo.

Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, é responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias e pelo tratamento de efluentes industriais. 

Se optar por essa profissão, você irá controlar, prevenir e tratar a poluição atmosférica. Pode até monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões de praias.

Irá projetar, construir e gerenciar a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. 

Também será o responsável pelo diagnóstico, pela avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água, causadas por indústrias e pela construção de residências em áreas vulneráveis, como encostas e mananciais. 

ENGENHARIA SANITÁRIA
Fonte: Pixabay, 2021.

Onde você como Engenheiro Sanitário poderá trabalhar?

Uma boa notícia é que o mercado de trabalho para o Engenheiro Sanitário tem se tornado cada vez mais promissor em função do aumento da conscientização ambiental e das legislações de preservação do meio ambiente.

Instituições públicas, empresas privadas e Organizações Não Governamentais (ONGs) empregam os profissionais Engenheiros Sanitários para planejamentos ambientais, recuperação de áreas e fiscalização da aplicação correta das leis vigentes. Podendo trabalhar em secretarias municipais e estaduais, em polos industriais, órgãos ambientais governamentais, empresas ligadas ao saneamento, consultorias, setores de meio ambiente de indústrias e laboratórios de pesquisa.

Esse profissional pode atuar, também, em empresas de consultoria voltadas a estudos e projetos de obras sanitárias (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos), na criação de sistemas de irrigação, drenagem, saneamento e bombeamento, inclusive em emissários submarinos ou subfluviais. Pode ainda desenvolver Estudos de Impactos Ambientais (EIA-RIMA), em conjunto com uma equipe multidisciplinar.

Em resumo, irá atuar, fundamentalmente, em quatro campos: Saneamento Básico, Tecnologia Hidro-Sanitária, Gestão Sanitária do Ambiente e na Saúde Pública. Vamos saber como é essa atuação?

No Saneamento Básico, como Engenheiro Sanitário, seleciona métodos de abastecimento, tratamento, reserva e distribuição de água. Cuida do saneamento urbano e rural, do tratamento e destinação final de esgotos, resíduos rurais, hospitalares, industriais, etc.

Para a Tecnologia Hidro-Sanitária, você irá cuidar da tecnologia dos materiais de construção civil e de produtos químicos e bioquímicos. Na construção de redes de irrigação e drenagem pluvial, equipamentos da engenharia sanitária, etc.

Na Gestão Sanitária do Ambiente, irá fazer a avaliação de impactos ambientais, o controle da poluição do ar e do ambiente, o controle de vetores biológicos transmissores de doenças, o saneamento em edificações e locais públicos e o saneamento de alimentos.

Já na Saúde Pública, irá atuar nas empresas preocupadas com normas de controle ambiental, nas empresas de obras de saneamento básico e de limpeza urbana, nos órgãos de supervisão de agentes sanitaristas.

Fonte: Pixabay, 2021.

Vamos fazer um fechamento!

A Engenharia Sanitária é uma das profissões que vêm ganhando muito destaque nos últimos anos, tendo em vista que a legislação vigente no Brasil e no exterior exige das empresas cada vez mais responsabilidade socioambiental, além do fato da população estar mais consciente da importância da preservação de recursos naturais como a água. 

O Engenheiro Sanitarista é um profissional preocupado com o desenvolvimento sustentável sendo responsável pelo diagnóstico, elaboração, fiscalização e coordenação de projetos que melhorem a qualidade de vida da população.

Leia mais aqui sobre esse assunto!

Postagens Relacionadas