Categorias
woman writing using pen

Ferramentas da qualidade: Como aderir as técnicas além do workspace

Ferramentas da qualidade, como o próprio nome sugere, são ferramentas utilizadas para prover melhoria continua e, auxiliar profissionais a tomar decisões sanando problemas que possam aparecer no processo. Elas surgiram na década de 50, influenciadas por uma série de acontecimentos pós-guerras, buscando reduzir os desperdícios e aumentar as taxas de sucesso nos planos de ações de reestruturação. Desde então, sendo fortemente utilizadas em teorias administrativas e operacionais em organizações.

Em meio a tantos benefícios que ela trás na busca de metas mais ambiciosas, por que ainda deixamos ela presa dentro da indústria?

Fonte: Ideia Consultoria

É válido afirmar que ferramentas de qualidade podem ser aplicadas em diversos ramos organizacionais. Pode ser utilizada desde engenharia industrial até gestão de saúde administrativa. Mas, mesmo com tantas variedades no emprego delas, ainda não conseguimos usufruir totalmente de sua utilização.

Há um grande estereótipo desses instrumentos serem focados em excelência operacional, que automaticamente são relacionados a algo exclusivo de corporações. No entanto, utilizar esses benefícios para gestão de vida pessoal, pode auxiliar a alcançar resultados tão quanto se alcança nas grandes empresas. Afinal, somos seres em constante Kaizen e também precisamos de melhoria continua.

Sabendo desses benefícios, preparamos de forma objetiva e descontraída, algumas sugestões de estratégias para te ajudar no dia a dia. Vem conferir!

Dica 1: Metodologias para organizar suas finanças


Dominar as finanças pessoais é um objetivo que maioria da massa deseja atingir. De acordo com o Instituo Axxus, 76% dos brasileiros não administraram bem suas finanças nos últimos anos. Isso é um grave indicador, a falta de planejamento financeiro pode ser altamente prejudicial.

Fonte: ParMais

Nesse caso, para nos ajudar a evitar gastos com recursos não necessários no momento, podemos utilizar uma ferramenta de medida de esforços e resultados, a regra 80/20 do Diagrama de Pareto. Essa regra indica que 20% dos esforços podem trazer 80% de retornos, e falando em finanças, atacamos os gastos “invisíveis” do mês, que causa um estrago no orçamento planejado, já que passa muita das vezes despercebidos.

Fonte: Avio

Esses podem ser considerados como gastos em aplicativos de delivery recorrentes, serviços de utilização de transporte em carros particulares, e outros pormenores que acabam acarretando no final do mês em altos retornos invisíveis e que possam ser evitados.

O Ciclo DMAIC também pode ser um grande aliado também para controle financeiro. Sua metodologia é constituída por 5 etapas: Definir, Mensurar Analisar, Melhorar e Controlar. No controle financeiro, pode ser uma ótima estratégia de aperfeiçoar e aprimorar a gestão mensal do seu dinheiro. Saiba mais.

Dica 2: Metodologias para organizar o seu tempo

Ter controle do tempo é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Isso se dá em função de que muitos pecam na organização dele.

Fonte: Mundo RH

No geral, temos que dividir nosso tempo em duas tarefas, a Tarefas de Produção e a Tarefas de Ocupação.

Tarefas de produção são aquelas que se realizadas, levam mais próximo dos seus sonhos. Já a tarefa de ocupação são aquelas que você precisa executar, embora não necessariamente te leve a progredir na direção dos seus sonhos. A partir disso, devemos nos concentrar em ocupar a maior parte nosso tempo produtivo em tarefas de produção, mas isso só é possível com um árduo planejamento.

Ao falar em ferramentas da qualidade que podem ajudar a atingir esse objetivo, o Mapa de Raciocínio é uma ótima metodologia para as pessoas que precisam de organização de forma dinâmica e simples. Por ser simples e prático, ele estrutura as tarefas que precisam ser executadas  e assim, trabalhadas de forma mais precisa e eficiente.

Ter ferramentas de gestão visual podem te ajudar a seguir com suas metas estabelecidas. Ferramentas essa como o Kanban, ajuda a localizar em um período tarefas planejadas para serem realizadas e sinaliza as que já foram concluídas.

Fonte: Novidá

Dica 3: Metodologia para busca por disciplina

É uma das características fundamentais para alcançar sucesso no seu objetivo. Sem disciplina não há sustentabilidade, sem sustentabilidade não há resultados consistentes. E referindo-se a melhoria continua, o ciclo PDCA é uma ferramenta que pode te ajudar nessa virtude.

Fonte: SiteWare

Planejar, Fazer, Checar e Agir são etapas de alguma tarefa que assim que aprimoradas e realizadas, vão se repetindo para alcançar uma excelência. Planeje seus projetos, Execute o plano de ação e Verifique o resultado e se eficiente, padronize esse processo. A constância vai ser o que te levará a disciplina na tarefa, a persistência. por esse motivo, o ciclo pode auxiliar muito nesse processo.

Dica 4: Metodologia para ajudar na vida social

A ultima dica é muito importante principalmente por vivermos em um cenário que as pessoas estão cada vez mais ocupadas. Sabemos que os trabalhos, estudos e diversas outras coisas no dia a dia acabam atrapalhando nossa vida social, mas devemos ter cuidado para não deixarmos de lado a pratica dos relacionamentos interpessoais.

Nesse caso, recorremos a ajuda das Soft Skills, que é uma metodologia cada vez mais inserida nas industrias que visam trabalhar nossas aptidões mentais, emocionais e sociais. No artigo “O poder da habilidade de milhões” a Manu Guimarães elucida de uma forma descontraída e é perceptível como cada vez mais é fundamental exercitarmos elas. Clique aqui e saiba mais.

Selecionamos as dicas para ajudar em algumas dificuldades que possam acontecer no nosso cotidiano, porém podemos utilizar as metodologias em um enorme leque de possíbilidade. Basta exercitarmos bem nossa Soft Skill de criatividade e mapear outros raciocínios para aderir ao uso das ferramentas da qualidade na nossa rotina.

Postagens Relacionadas