Categorias

Gestão de Riscos como ferramenta para melhoria contínua

Risco é comumente entendido como a possibilidade de algo falhar e envolve a quantificação das incertezas em termos de perdas e ganhos. O efeito desta incerteza pode ser positivo – que chamamos de oportunidade, ou negativo – que chamamos de ameaça. No cenário atual, onde vivemos no mundo “BANI (traduzido do inglês como: frágil, anxious, non-linear e incompreensível), há uma busca perene por um mínimo de previsibilidade nas organizações e a chave do sucesso pode estar na gestão dos riscos corporativos. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto: segue comigo!

“⁠Parece simples, mas saber o que você quer pode ser a parte mais difícil do gerenciamento de riscos.”

Allison Schrager – economista americana

Os efeitos da pandemia de covid-19 são a prova da importância de se saber gerenciar riscos manter a sustentabilidade do negócio, e mais, transformar este aprendizado em geração de valor para as gerações futuras.

Mentalidade de Risco

Precisamos começar entendendo que a mentalidade de risco está relacionado com a criação de uma cultura de prevenção. Esta mudança já vem ocorrendo de forma tímida e separada dentro das organizações.

Vou exemplificar: aposto que você já ouviu falar em mentalidade prevencionista no segmento de SST (Segurança e Saúde do Trabalhador) ou até na gestão de ativos onde é comum trabalhar com manutenção preventiva. Porém, quando falamos de riscos organizacionais ou riscos de mercado, o assunto ainda é vago e pouco difundido.

No Brasil e no demais países da América Latina, a cultura de “prevenir é melhor que remediar” não é tão bem aceita quanto na Europa ou até mesmo Ásia. Sugere-se que seja em função da dificuldade disciplinar e da busca desenfreada por resultados a curto prazo.

Gestão de Riscos

Basicamente, é um processo que visa identificar, analisar e planejar ações a fim de evitar situações indesejadas ou potencializar oportunidades. Nenhum negócio, seja de algum produto ou serviço, sobrevive com alta imprevisibilidade. A variação é um problema em qualquer processo, devendo ser minimizada ao máximo na busca de melhores resultados.

Atualmente, a regulamentação do gerenciamento de riscos pode ser feito com o auxílio da NBR ISO 31000:2019, onde estão estabelecidos os princípios para geração e proteção de valor.

A mentalidade de risco é a cultura da antecipação. Se é cultura, precisa ser desenvolvida diariamente na organização. A melhor ferramenta é a gestão de riscos.

Imagem gratuita: pexels

Alguns dos maiores riscos atualmente enfrentados pelas organizações se referem a: gargalos logísticos, sonegação fiscal, cumprimento de legislações, vazamento de dados, perda de conhecimento organizacional, sucessão de líderes, compliance, defasagem tecnológica. Há de se mencionar que cada empresa está inserida em um contexto e possui realidade de cenário próprios. Logo, a avaliação é única e não pode ser replicada de uma empresa para a outra.

Outros processos que também dependem de uma boa gestão de riscos são o planejamento estratégico, análise de cenários e a implementação de práticas ESG (sigla do inglês que significa Ambiental, Social e Governança).

Veja mais sobre ESG em https://blogdaengenharia.com/carreira/soft-skills/melhoria-continua/gestao-esg-indispensavel-para-o-seu-negocio/

Como desenvolver a mentalidade de risco na minha organização?

Comece trabalhando na cultura organizacional, que é oriunda do exemplo dos líderes que ali se encontram. E depois siga para a metodologia para gerenciar os riscos considerando o evento, a probabilidade e seu impacto.

1 – ESTIMULE o levantamento de riscos: identificar possíveis problemas ou oportunidades precisa ser algo natural para os integrantes da organização;

2- GARANTA um ambiente saudável para criação. As pessoas precisam se sentir seguras para abordar os riscos e não sofrer represálias por isso.

3- FOMENTE a cultura da antecipação. Foque as análises internas na busca das causas raízes dos problemas e ações corretivas afim de evitar reincidências. No contexto externo, procure sempre entender o foco do cliente, e lá estará também o foco do seu produto/serviço.

4- CAPACITE os colaboradores sobre mentalidade e gerenciamento de riscos. A matriz de riscos precisa ser algo a ser utilizado no dia a dia das pessoas, como forma de auxiliar na antecipação de problemas e previsão de soluções.

Melhoria Contínua

É definida como um conjunto de ações que uma empresa coloca em prática na intenção de otimizar ininterruptamente o aperfeiçoamento de seus processos, produtos e serviços. Isso significa que a empresa está continuamente medindo e analisando a maneira como realiza suas tarefas, em busca de falhas, atrasos e gargalos que possam ser solucionados, garantindo assim, mais eficiência e produtividade.

Afinal, para que este processo seja preventivo e não reativo, a implementação da mentalidade e gestão de riscos se faz necessária. Até mais!

Postagens Relacionadas