Categorias

Entendendo o mindset do País do Futebol

Quando vou assistir um jogo do Brasil, sempre vejo uma seleção de um povo só, e não importa qual seja a sua religião, a sua cor, o seu posicionamento político, todos nós torcemos pelo Brasil, o País do Futebol. E quando vou trabalhar em uma empresa, sempre busco cultivar, uma seleção de um povo só, um time que joga junto, mesmo que indiretamente, pois a forma de se pensar é o que estrutura qualquer organização, então quero mostrar para você uma seleção que joga junto através do Mindset do Pais do Futebol.

O mindset do país do futebol, que remete aos sonhos, sonhos que se tornam realidade.

Independente do seu sonho sempre acredite em você.

Autor.

Vamos lá!

Afinal, quando observamos o histórico dos jogadores, normalmente são pessoas de famílias mais humildes que querem fazer algo para dar uma estrutura melhor para a sua família e mudar a vida das pessoas ao seu redor, nos engenheiros somos assim também.

Fonte: Istockphoto, 2022.

Ou seja, temos que ir atrás sempre e não desistir, aguentar toda pressão!

E se você for mulher, se prepara, pois muitas pessoas vão achar que você não consegue, ou não é boa o suficiente, simplesmente por você ser você. Vale lembrar que é importante nesses momentos, ter o alinhamento da sua essência, seus princípios e os seus valores.


Correr atrás dos sonhos não é uma tarefa simples

Mas, afinal… Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol? Vestir a camisa do time, time sincronizado, brasão no peito, entrega de resultado, cabeça erguida, e fé na vida.

Fonte: Istockphoto, 2022.

O mesmo pensamento vale para uma contratação em outros segmentos!

Pois desde quando se é criança, as pessoas perguntam o que você quer ser quando crescer, e a nossa resposta é a projeção do que esperamos, é um sonho que se a gente não lutar e ir atrás ele não vai acontecer. E independente do segmento que seja, precisa sempre de foco e muita coragem para realizar aquilo que se almeja.

Fonte: Istockphoto, 2022.

Da mesma forma, quando você está em uma empresa é importante vestir a camisa do time, brasão no peito, entrega de resultado, time sincronizado, cabeça erguida, e fé na vida.

Em outras palavras, para ficar claro a ideologia por trás dessas regras, vou compartilhar com vocês o dicionário ideal para ampliar o seu mindset, tanto na vida pessoal, como engenheira e profissional atuando na área.

Dicionário para ampliar o Mindset:

  • Vestir a Camisa!

Primeiramente, é quando aos trancos e barrancos com toda equipe você fazer acontecer, mesmo errando e aprendendo com todo mundo, é sobre entregar o resultado e estar ali na mesma torcida.

Fonte: Istockphoto, 2022.
  • Time Sincronizado!

Em segundo lugar, é a equipe como um todo, saber reconhecer o talento do seu companheiro, mas entender que isso não ofusca o seu brilho, pois tem espaço para reconhecimento de todos em uma organização.

Fonte: Istockphoto, 2022.
  • Cabeça Erguida!

Em terceiro lugar, é em meio as criticas e abordagens saber filtrar o que seria uma critica construtiva e implementar no seu semblante.

Fonte: Istockphoto, 2022.
  • Fé na Vida!

Em quarto lugar, é entender que em meio as dificuldades a esperança é a última que morre. Então quando sofrer uma queda, não demora para se reerguer e se restabelecer.

Fonte: Istockphoto, 2022.

Consequentemente, essas ideologias alinhadas são essenciais para aproveitar da melhor forma as oportunidades que surgem seja em casa, seja no ambiente coorporativo, seja no ambiente industrial, no ambiente rural, ou até mesmo em uma partida de futebol.

Partida de Futebol

Por exemplo, são dois tempos de 45min com 15 mín de intervalo, 11 jogadores, mas são anos de preparação e treinamento tanto físico quanto psicológico para chegar nesse curto período de tempo e usar sempre a melhor estratégia e dar tudo de si.

Fonte: Istockphoto, 2022.


O mesmo acontece quando você está no período de experiência de um contrato, é uma jornada de 44 horas semanais com 1hora de intervalo, 11 colaboradores, anos de amadurecimento e estudo, e naquele curto intervalo de tempo que foi assinado o contrato, você precisa dar o seu melhor, colocar o Mindset do País do Futebol em pratica, pois aquele é o seu momento para fazer a diferença então mergulhe de cabeça nessa oportunidade.

Mas Atenção…

Durante esse processo, pode ter muitas vitórias, mas pode ter uma queda, que vai desestruturar todo o seu planejamento, então esteja preparado. Por exemplo, igual aconteceu na Copa 2022 em Qatar, Croácia eliminou o Brasil nas quartas de final.

O mesmo pode acontecer com um contrato de experiência, o gestor pode decidir não renovar o seu contrato, ai todo o seu planejamento vai ralo a baixo.

Fonte: Istockphoto, 2022.
Mas, vale lembrar:

“Quando a vida te decepciona, qual é a solução? Continue a nadar! Continue a nadar, nadar, nadar… Para achar a solução “.

Dory, Procurando Nemo

A Sensação de dever cumprido

Como resultado, quando colocamos em pratica o Mindset do Pais do Futebol, mesmo que a partida não tenha o resultado esperado, ou a contratação de experiência tenha ido ralo a baixo, a gente fica em paz, pois demos o nosso melhor, nas condições que a gente tinha naquele momento, então não se cobre nesse periódo, substitua pela sensação de dever cumprido e utilize o momento cara no chão para implementar melhorias na sua performance.

Fonte: Istockphoto, 2022.

“O fracasso é uma oportunidade de começar de novo com mais inteligência”

Henry Ford


Postagens Relacionadas