O habite-se é o documento que atesta que aquela edificação foi construída conforme o projeto aprovado e que aquela edificação está de fato pronta para ser habitada. Porém o que poucos sabem é que a falta desse documento pode impactar diretamente na venda do seu imóvel.
O que é o habite-se
O nome HABITE-SE pode variar de município para município. Existem cidades que esse documento é conhecido como auto de conclusão, auto de vistoria, certificado de conclusão de obra, entre outros.
Independente do nome do documento o objetivo é o mesmo atestar a conclusão dessa obra. Obra essa que teve seu projeto desenvolvido por um profissional habilitado, seguiu a legislação municipal, obteve o alvará de construção e após a vistoria do fiscal da prefeitura municipal obterá o HABITE-SE.
Por que o habite-se é importante?
O habite-se é um dos documentos que fazem parte da documentação que garante a regularidade do imóvel. É com o habite-se em mãos que haverá a possibilidade de averbar a construção do imóvel (aprovada ou regularizada) na matrícula de registro de imóvel no cartório, garantindo então a regularização completa do imóvel.
Esse documento faz parte dos documentos obrigatórios para averbação, sem ele a finalização da regularização fica comprometida. Muitos acreditam que ter em mão apenas o alvará de construção é garantia de regularidade do imóvel, mas não, sem o habite-se o imóvel estará irregular.
Por que a falta do habite-se pode impedir a venda do imóvel?
Um dos maiores desejos de quem deseja vender um imóvel é vende-lo através de financiamento bancário, afinal o banco financia ao interessado e o proprietário recebe o valor total da venda.
Mas muitos não sabem que para conseguir que seu imóvel seja financiado pelo banco é necessário que ele tenha o HABITE-SE. Nenhum banco aceita realizar o financiamento de imóvel irregular, por isso a falta desse documento compromete todo processo de venda financiada.
Além de que um imóvel irregular (sem documentação, projetos, etc) é desvalorizado no mercado e sua venda torna-se muito difícil, afinal sem o financiamento quem consegue fazer o pagamento de um imóvel a vista?
Como conseguir o habite-se e facilitar e venda financiada do imóvel?
O primeiro passo para ter o habite-se em mãos, é contratar um profissional habilitado e especialista na área de regularização de imóvel para te auxiliar em todo tramitação do processo. O profissional irá analisar todo o caso concreto e verificar qual o melhor meio de regularização.
Após a regularização será emitido o habite-se e finalizada a regularização junto ao cartório de registro o imóvel estará pronto para ser financiado junto ao banco e se tornará um imóvel valorizado podendo aumentar seu valor em até 30%.
Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: Instagram| Youtube | Linkedin