Categorias

Sou engenheiro, preciso fazer economia pra atuar no mercado financeiro?

Sou engenheiro, preciso fazer economia para atuar no mercado financeiro?

Olá engenheiros e engenheiras desse Brasil. Olá pra você estudante ou profissional, venho tirar uma dúvida que acredito ser muito comum entre nós:

De fato, para atuar em um segmento específico, é necessário estar com uma bagagem muito grande de conhecimento. No mercado financeiro, não seria diferente! Portanto, quero te dizer uma grande verdade: O engenheiro precisa entender sim de Economia.

mercado financeiro

A economia é o básico para todo profissional do mercado financeiro. Entender o que acontece com o cenário econômico é como um homem que usa óculos de grau: Quando o óculos é colocado diante dos seus olhos, você enxerga muito melhor os detalhes, as cores, os problemas, a percepção fica mais clara e assim por diante. 

Isso é a economia na vida do profissional de mercado financeiro. Você entender o que tem acontecido no cenário de inflação, taxa de juros, desemprego, moedas internacionais, questão política, PIB, desenvolvimento empresarial e por aí vai. Além disso, ter empatia e pensar como um economista, acompanhar seus estudos, pesquisas, tomada de decisão. Enfim, tenho muita coisa pra comentar.

Mas Leandro, você ainda não me respondeu:

Preciso me formar em Economia para atuar no mercado financeiro?

Não, não e não!

Porém, quem deseja ser um profissional de sucesso, vai precisar buscar informações como um economista, estudar como um economista, ter um pouco do mindset do economista.

Gosto de dizer que você precisa ser um pouquinho de cada profissão, sem deixar de lado sua especialidade.

Diante disso, agora mesmo você pode abrir o Google e pesquisar sobre economia. É simples e prático!

Bônus:

Leandro, eu não quero atuar no mercado financeiro mas gostaria de saber se estudar economia pode me ajudar na vida profissional.

Excelente observação! Acredito muito que o mercado financeiro em sua totalidade traz diversos benefícios e agrega valor na vida profissional de engenharia, seja financeiramente, profissionalmente e intelectualmente. Respondendo a pergunta, a economia vai te ajudar a entender o comportamento dos consumidores, das organizações, das mudanças de tendências. Exemplo disso são as mudanças devido a COVID-19.

A economia no dia a dia utiliza busca entender o comportamento da sociedade, o que ela tem feito, como tem consumido e acho incrível tudo isso. Inclusive, realizam estudos para entender as probabilidades de outras mudanças acontecerem.

Se você está próximo do mercado, tenho certeza que você está acima da média dos profissionais. Um engenheiro que tem um Assessor de Investimentos, por exemplo, além de ter um profissional para cuidar do seu patrimônio junto com você, ainda tem informações que podem agregar muito o segmento de atuação em que você está inserido. Através dos conhecimentos de economia, você melhora a performance do seu trabalho ou empresa.

Dicas:

Sigam economistas e outros profissionais de mercado financeiro nas redes sociais e observe suas postagens e compartilhamentos. Ter esses ”mentores” vai te permitir está na frente de muitas pessoas.

Portanto, sempre pense em ser diferente da média. Quanto mais informação você guarda, maior você se torna. Quanto mais você compartilha, maior se torna sua mente. A maior riqueza que podemos ter é o conhecimento. É algo que ninguém vai te tirar.

Ah e não esquecem de ler os outros artigos no site sobre mercado financeiro, é bem fácil: clique nos links.

Profissões do Mercado Financeiro – Parte 1 ,2,  3 e 4.

Postagens Relacionadas