Categorias
woman wearing academic cap and dress selective focus photography

Mestrado: Tudo o que você precisa saber!

De maneira geral, o mestrado ainda é visto como uma pós-graduação realizada por profissionais que têm o objetivo de se tornar professores. Essa visão equivocada pode trazer consequências ruins para aqueles que declaram essa formação no currículo, especialmente quando a candidatura é para vagas destinadas a setores operacionais.

Muitas vezes, interpreta-se que o candidato é muito técnico, não apresentando as habilidades e competências adequadas para a função. Ou então, acredita-se que o candidato é muito qualificado para o cargo e que o salário oferecido não é compatível com sua qualificação.

Diante desse contexto, é importante saber um pouco mais sobre essa pós-graduação. Vamos nessa?

Stricto sensu x lato sensu

O mestrado é classificado como uma pós-graduação stricto sensu e de maneira geral, há dois tipos de pós-graduação: a stricto sensu e a lato sensu.

  • O termo stricto sensu significa “em sentido estrito”, em oposição ao termo lato sensu que significa “em sentido amplo”.

São classificadas como pós-graduação stricto sensu tanto o mestrado como o doutorado, ao passo que o MBA (Master Business Administration) é classificado como uma pós-graduação lato sensu.

O mestrado e o doutorado são modalidades de pós-graduação que levam o profissional a adquirir conhecimentos específicos, contribuindo para que ele se torne um especialista em determinada área, por isso são classificadas como stricto sensu.

  • Já o MBA leva o profissional a ampliar as possibilidades de áreas de atuação, sendo então, classificado como pós-graduação lato sensu.

Além dessas diferenças, ao concluir uma pós-graduação Stricto sensu o profissional receberá um diploma, ao passo que ao concluir uma pós-graduação Lato sensu o profissional receberá um certificado.

Objetivo do mestrado

É importante conscientizar-se sobre os verdadeiros objetivos do mestrado e nesse sentido, a citação abaixo descreve bem:

O papel do Mestrado é transformar você num Mestre. O Mestre não é necessariamente alguém que vai dar aulas. Mestre significa alguém que está preparado para resolver, por si mesmo ou em equipe, problemas não triviais.”

Ser Mestre significa, a partir da necessidade de resolver um problema, descobrir os objetivos a serem atingidos, os passos a serem dados, planejar como atingi-los, e publicar seu trabalho para que possa sofrer a crítica de seus pares e outros especialistas.”

Resumindo, um Mestre é alguém capaz de levar a cabo um processo de investigação e conclusão de maneira apropriada (científica, ética, metodológica e honesta).

Fonte: https://www.fic.ufg.br/n/90168-faco-ou-nao-faco-um-mestrado-tudo-que-voce-deve-saber-antes-de-decidir

Desta forma, o principal objetivo do mestrado em engenharia é qualificar o profissional para encontrar soluções para problemas de engenharia.

Mestrado acadêmico x profissional

Em 2017 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) regulamentou a modalidade de mestrado profissional, passando a haver duas modalidades dessa pós-graduação:

Fonte: https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppge/as-diferencas-entre-mestrado-profissional-e-mestrado-academico/

Segundo a CAPES, o objetivo do mestrado profissional é:

“(…)contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas(…)”

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/mestrado-profissional-o-que-e

Portanto, essa modalidade de pós-graduação busca estreitar a relação das instituições de ensino e pesquisa com os setores públicos e privados, a fim de formar profissionais altamente qualificados para atender as necessidades do mercado de trabalho.

No que se refere ao conteúdo, o projeto final de um mestrado profissional tende a apresentar soluções e produtos tecnológicos com potencial para se tornar uma patente, um software, um material didático de ampla utilização, um manual de operação técnica, entre outros.

Enquanto o mestrado acadêmico visa aprofundar o conhecimento técnico-científico e acadêmico. Por isso, para aqueles que pretendem se tornar pesquisadores e docentes do ensino superior consiste em uma etapa obrigatória a ser cumprida Já para aqueles que não tem essa pretensão, consiste em se qualificar visando alcançar os objetivos comentados na seção anterior desse artigo.

Dicas para ser aprovado no processo seletivo

Para aqueles que têm interesse pelo mestrado, a dica é buscar o edital e verificar quais os requisitos avaliados no processo seletivo.

O processo seletivo de cada universidade tem as suas especificidades, mas de maneira geral as etapas são:

  1. Inscrição
  2. Análise do desempenho acadêmico
  3. Análise do Curriculum Vitae
  4. Prova de inglês
  5. Apresentação de um pré-projeto

As atividades de maior relevância que são avaliadas no currículo vitae são:

  • Iniciação Científica e/ou Tecnológica
  • Produção de artigos científicos
  • Monitoria
  • Patentes

Sendo assim, para aqueles que estão na graduação e pretendem fazer o mestrado, as dicas de ouro são:

  • Garantir as boas notas durante a faculdade, uma vez que o desempenho acadêmico é analisado com base no coeficiente de rendimento (CR);
  • Realizar iniciação científica com produção de artigos e participação em congressos e seminários.

Atenção: Não se esqueça de guardar todos os certificados, eles são fundamentais para comprovar a participação nos congressos e seminários.

A monitoria também é uma atividade de importância para valorizar o currículo visando a aprovação no mestrado, mas se tiver que optar entre a iniciação científica e a monitoria, a iniciação científica é ainda mais valiosa, pois é uma atividade extracurricular próxima da metodologia do mestrado, embora com menor nível de complexidade.

Vale dizer que pode haver algumas diferenças entre o processo seletivo do mestrado acadêmico e o profissional.

O edital do processo seletivo avisa se a modalidade de mestrado que é oferecida pela instituição de ensino é a profissional ou não. Além disso, as etapas de seleção podem ser diferentes entre uma modalidade e outra. Também pode ser cobrada uma taxa de inscrição para o mestrado profissional.

Para saber os detalhes, o ideal é consultar o edital e solicitar maiores informações às universidades onde se pretende prestar o processo seletivo.

Fui aprovado! E agora?

Uma vez aprovado, as etapas a serem cumpridas são:

  • Cursar as disciplinas obrigatórias
  • Desenvolvimento do projeto
  • Publicação de artigo
  • Apresentação do projeto final

O tempo de duração de um mestrado é de 2 anos, podendo ser concluído antes e eis aqui uma vantagem para aqueles que pretendem seguir para o doutorado!

O candidato pode ter maior pontuação maior no processo seletivo de doutorado, quanto menor o tempo de conclusão do mestrado, pois esse é um fator considerado em algumas universidades.

Vale dizer que o projeto final de um mestrado é chamado de dissertação e para saber mais sobre esse e outros termos clique aqui.

Curiosidades

Há 2 curiosidades sobre o mestrado e que nem todos sabem. Uma é sobre as regras de dedicação exclusiva e a outra é que algumas instituições de ensino permitem que ele seja iniciado ainda durante a graduação.

1. Dedicação exclusiva

O mestrado stricto sensu requer dedicação exclusiva dos alunos bolsistas, ou seja, daqueles que no ato da inscrição do processo seletivo se candidatam para o recebimento da bolsa de estudo.

Como não é permitido possuir vínculo empregatício e receber bolsa, não há exigência de dedicação exclusiva por parte dos candidatos que já estão inseridos no mercado de trabalho.

Mas, de qualquer forma, estes deverão realizar o processo seletivo e se aprovados, cumprir todas as etapas citadas anteriormente para obtenção do título de mestre.

2. Iniciado durante a graduação

Algumas universidades permitem que seus alunos de graduação cursem as disciplinas do mestrado no modo “avulso”.

Para isso, é aberto um edital para seleção dos alunos que estarão aprovados para cursar disciplinas avulsas, iniciando a pós-graduação ainda durante a faculdade.

Nesse processo seletivo, não há a opção do aluno se candidatar ao recebimento de bolsa de estudo, no entanto, há a vantagem de ter o tempo de conclusão do mestrado reduzido, visto que estará cumprindo a carga horária das disciplinas da pós-graduação junto com a graduação.

Conclusão

Assim sendo, independentemente da modalidade de mestrado que se escolha fazer, o importante é entender que essa pós-graduação objetiva desenvolver competências para tornar o engenheiro apto a realizar pesquisas e desenvolver processos, produtos e metodologias de forma a propor soluções para problemas de engenharia e não apenas formar docentes.

Postagens Relacionadas