Categorias

Desvendando o universo molecular: como a modelagem e simulação 3D pode transformar a pesquisa científica

O artigo aborda a importância da modelagem e simulação 3D de moléculas para a pesquisa científica, destacando como essa técnica pode explorar o universo molecular de forma inovadora. Com a utilização de ferramentas sofisticadas, como o Design Assistant, os cientistas podem criar modelos virtuais precisos e eficientes, permitindo a simulação de diferentes condições e o aprimoramento de produtos e processos. O uso da modelagem e simulação 3D de moléculas é essencial para a química e a biologia, permitindo que cientistas entendam como as moléculas interagem e como os processos biológicos ocorrem.

No terceiro dia do 3DEXPERIENCE World 2023, Romani Perron, VP de Design & Engineering da CATIA R&D, apresentou uma solução inovadora para a engenharia: Molecular Modeling & Simulation. Essa solução promete revolucionar a maneira como os produtos são projetados e testados, utilizando ferramentas virtuais para aprimorar o processo de desenvolvimento e aperfeiçoar o desempenho dos produtos.

Romani Perron mostra em detalhes o funcionamento BIOVIA

O que é Molecular Modeling & Simulation?

Molecular Modeling & Simulation é uma solução de design virtual que utiliza a simulação para modelar o desempenho de um produto. Por meio de ferramentas sofisticadas, como o Design Assistant, é possível criar modelos virtuais em 3D, permitindo que os engenheiros e designers visualizem os produtos e simulem seu desempenho em ambientes virtuais.

Com a Molecular Modeling & Simulation da BIOVIA, é possível prever e avaliar com precisão o comportamento dos produtos antes que eles sejam fabricados, economizando tempo e recursos. Além disso, essa solução permite que os engenheiros e designers simulem condições extremas e verifiquem o desempenho dos produtos em diferentes ambientes, desde o nível molecular até o macroscópico.

Romani Perron mostra como embalagens de plástico biodegradáveis estão sendo desenvolvidos com as tecnologias de modelagem e simulação 3D da BIOVIA

Vantagens do uso da Molecular Modeling & Simulation

A utilização da Molecular Modeling & Simulation traz uma série de vantagens para os projetos de engenharia, como:

  • Redução de custos: Com a simulação virtual, é possível economizar em testes físicos e experimentos em laboratório, reduzindo os custos de produção e acelerando o tempo de chegada ao mercado.
  • Maior precisão: Com modelos virtuais, é possível prever com maior precisão o desempenho do produto e antecipar problemas que possam surgir no futuro.
  • Maior eficiência: A simulação virtual permite a realização de testes em diferentes condições, o que pode acelerar o processo de desenvolvimento e garantir a eficiência do produto em diferentes ambientes.
  • Maior segurança: Com a simulação virtual, é possível testar a segurança do produto em diferentes situações e condições extremas, garantindo que ele atenda a todos os padrões de segurança.

Conclusão

A Molecular Modeling & Simulation é uma solução inovadora para a engenharia, que permite a simulação virtual do desempenho do produto. Com essa solução, os projetos podem ser aprimorados de maneira eficiente e segura, reduzindo os custos e o tempo de chegada ao mercado.

Com a Molecular Modeling & Simulation, a CATIA R&D está revolucionando a maneira como os produtos são projetados e testados, oferecendo aos engenheiros e designers ferramentas sofisticadas para criar modelos virtuais precisos e eficientes. Sem dúvida, essa solução será uma grande aliada para a indústria, permitindo que empresas sejam mais inovadoras e competitivas em um mercado cada vez mais desafiador.

Blog da Engenharia no 3DEXPERIENCE World 2023

Fique ligado em nossa página dedicada à cobertura do 3DEXPERIENCE WORLD 2023 para obter mais conteúdo inspirador e informativo como esse. A Ocean Based Climate Solutions, Inc. é um exemplo notável de como a engenharia pode ser aplicada para ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas e restaurar ecossistemas marinhos. Continuaremos trazendo informações sobre as tecnologias e soluções inovadoras apresentadas neste evento, juntamente com análises e insights sobre como essas inovações estão moldando o futuro da engenharia. Não perca nenhuma novidade!

Postagens Relacionadas