Categorias

O que é e para que serve o Carbopol?

Durante a pandemia, muitos ouviram falar no mercado sobre a falta de uma matéria-prima chamada: Carbopol, não é mesmo?

Mais de um ano se passou e hoje o mercado já está abastecido da matéria-prima, que, para quem não sabe, é uma das matérias-primas base para a fabricação do nosso queridinho: Álcool em gel.

Mas afinal, o que é o carbopol?

O Carbopol é um componente extremamente importante não só na fabricação de álcool em gel, como em formulações de cosméticos, produtos de limpeza e pela indústria farmacêutica, bem como também em formulações automotivas, na verdade é muito comum a utilização do “Carbopol” nessas e também outras formulações.

Ele geralmente é utilizado para a formação de géis pois ele é um polímero (carbômero) que tem essa função como principal. Carbopol é apenas o nome comercial (mais famoso) do produto, porém, o correto é chamá-lo de Carbômero.

Álcool em Gel formulado com Carbômero distribuído pela CHB Química

Primeiramente o que é para que serve carbopol?

Carbopol, como dito anteriormente, é um polímero de ácido acríloco reticulado (carbômero), de alto peso molecular,  solúvel em água, usado ara a formação de géis. Basicamente, é ele quem faz o papel de transformar o líquido em gel, comumente conhecido como: espessante.

Quando dissolvido em água, ele dispersa totalmente os grumos e é quando entra em contato com o neutralizante de pH (trietalonamina, amp 95 ou ecoamine), que a solução engrossa e adquire a consistência de gel.

Onde usar Carbopol?

A utilização mais conhecida que se tem do carbopol está nas linhas de cosméticos e saneantes, onde ele pode ser usado para espessar: álcool em gel, gel para cabelos, gel pós barba, loções corporais, gel hidratante, gel redutor de gorduras, gel fixador de cabelos, gel dotorzinho, gel para massagens, anti-celulite, shampoos, cloro gel, protetor solar, dentre outros.

Fórmulas automotivas: Gel de silicone para painéis de carro, gel pretinho para pneus, aromatizante em gel automotivo e daí por diante.

Onde comprar Carbopol?

O carbopol é encontrado em distribuidores de produtos químicos, casas de essências e pela internet. O distribuidor mais indicado para a compra de carbopol em pequenos e grandes volumes é a CHB Química, distribuidor especializado na matéria-prima em questão e também na distribuição de contratipo carbopol.

Saiba mais em http://www.chbquimica.com

Postagens Relacionadas