Categorias
perícia

Engenheiros que solucionam crimes: nicho de mercado.

Primeiramente, sabemos que o profissional de Engenharia chega ao mercado de trabalho com inúmeras possibilidades de campo de atuação. Alguns desses nichos de mercado são mais conhecidos por todos, mas existe um que grande parte das pessoas não sabe.

A área de Peritos Criminais Engenheiros é ampla, podendo ter profissionais do setor de Civil, Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Química. Você sabe quais as possibilidades de trabalho para essa profissão?

perícia
Fonte: David von Diemar

O que faz um Perito Criminal Engenheiro?

Primeiramente, diferente do que muita gente acredita, o setor da perícia criminal precisa sim de profissionais da Engenharia. Eles são responsáveis pela parte técnico-científica para análise dos fatores que estão sendo investigados. O campo de atuação, abrange exames “in loco” e em laboratórios executando laudos periciais e complementando exames técnicos com seu conhecimento.

perito
Fonte: concursosaz
Perito Criminal Engenheiro Mecânico

 Caso você seja Engenheiro Mecânico, nessa área você pode executar perícias automobilísticas e em equipamentos que sejam objetos de investigação. Há uma necessidade de um conhecimento apurado em inspeção, fabricação e utilização de equipamentos para assegurar que estão de acordo com as normas técnicas.

Perito Criminal Engenheiro Civil

Para os Engenheiros Civis, além de diversas ocorrências externas para levantamento de dados, coletas de vestígios para elaborar laudos, há a necessidade de um conhecimento técnico aprimorado em análise de campo. Esse profissional atende diversas ocorrências de rupturas estruturais, desabamentos, incêndios, além disso pode acompanhar levantamentos topográficos de áreas onde crimes aconteceram.

Perito Criminal Engenheiro Eletricista

Nesse caso, temos o profissional atuando em três modalidades principais de ocorrência: vida, trânsito e patrimônio. Fazem enormes contribuições em casos de perícia de incêndios, furto de energia, dispositivos eletroeletrônicos, assim como situações que ocasionam morte por descarga elétrica.

Perito Criminal Engenheiro Eletrônico

Esse Engenheiro irá ajudar a solucionar casos de provas de áudio e vídeo, verificar a autenticidade desse material. Vale lembrar que, eles são essenciais em casos por exemplo de crimes que envolvam internet.

Como ingressar nessa área!

Antes de tudo, o profissional precisa estar devidamente habilitado para exercer as competências técnicas e portado de um diploma em Engenharia reconhecido pelo MEC. Além disso, para trabalhar na área, necessita de um concurso público.

As vagas disponíveis dependem da necessidade do órgão, mas algumas regiões solicitam que o profissional seja formado em qualquer Engenharia. Vale ressaltar que esses concursos possuem salários bem atrativos, de até 15 mil reais.

Perito
Fonte: Exponencial Concursos

Você conhecia essa área? Se você se interessou, basta procurar os concursos pelo Brasil inteiro. Sempre divulgam várias vagas para esses profissionais.

Quer saber sobre mais curiosidades da Engenharia? Você pode clicar aqui e ter acesso aos meus outros artigos. Além disso, você consegue me encontra nas redes sociais: Instagram | Linkedin

Postagens Relacionadas