Categorias

3 dicas para você se destacar em um estágio!

Se você abriu esse artigo, é porque provavelmente está estagiando ou está em busca de um estágio. Acertei?! 

Mas independente de qual situação você esteja, espero poder te ajudar nesse processo com algumas dicas de como você pode se destacar, mesmo sendo estagiário na empresa em que você atua ou atuará.

Porém, antes de começarmos, tenha em mente que não é porque você é um estagiário que não pode caminhar para grandes conquistas, ou que tem que ficar escondido nos bastidores. Tudo depende de você e do objetivo profissional que você busca. 

Vamos lá para as dicas então! 

1 – Seja proativo

Proativo é aquele que visa se antecipar, seja na solução de problemas ou mudanças. Trazendo isso para o nosso assunto, um profissional proativo é aquele que demonstra interesses que vão além das suas obrigações, ou seja, que faz além do que lhe é demandado, que se antecipa em suas ações e que demonstra interesse em mudanças. Combinando autonomia e autoconfiança. 

Mas aí você pode estar pensando, “vou fazer mais que a minha obrigação e ganhar a mesma coisa?”. Se for pensar dessa forma a conclusão final será essa, por isso que você que está começando a vida profissional, precisa estar disposto e com a mente abera. Nada vem de graça, incluindo a conquista de um espaço no mercado de trabalho.  

Entenda que você sempre terá que mostrar que é capaz antes mesmo de ter aquilo que deseja. Então você precisa se antecipar! 

2 – Faça o básico

Fazer o básico quer dizer ter responsabilidade com seus compromissos, como por exemplo, atender aos horários propostos sendo pontual, entregar as demandas no prazo estipulado, ter ética, educação e respeito com todos que compõe o ambiente de trabalho. 

Estágio

Isso é o mínimo que você faz para se manter no estágio e é o primeiro passo para se destacar.

Trabalhar não envolve apenas o serviço bruto que você presta, envolve relações interpessoais, desenvolvimento de maturidade, boa comunicação, disposição, e principalmente responsabilidade.  

Então, você não precisa começar de forma espetacular, você precisa começar fazendo o mínimo. 

3 – Aprenda

Aprender é um dos principais focos de um estágio, por isso não se exige experiência na maioria das vagas. É o momento que você vai ter acesso a vários profissionais experientes e vai poder aprender com eles. Tenha em mente, que você aprende a trabalhar, trabalhando. Ou seja, tudo o que você aprende na sala de aula de uma universidade, não é nem metade do que você precisará ser no mundo corporativo.  

protagonista, Aprenda, proativo,
Então seja humilde, pergunte, discorde, mostre suas ideias e opiniões, escute, erre. Aprenda e depois divida esse aprendizado, essa para mim é a melhor parte! 

Em suma, não se cobre por algo que você nunca fez, ou por não saber de algo. Esse é o momento, esse é o primeiro passo que você dará para seu futuro profissional. Procure aprender primeiro, e depois você poderá desenvolver melhor. 

É raro o diretor que nunca começou sendo estagiário, sendo assim, você poderá ter as mesmas oportunidades, basta querer! 

Bônus – Seja o protagonista!

O fato é, que tudo depende só de você! Então conheça as pessoas, não é porque você é um estagiário que nuca poderá falar com o gerente, não se diminua dessa forma. Levante a mão e fale quando achar propício, mostre-se, fale sobre suas ideias, dê suas soluções. Esteja disposto a trabalhar mais do que deve, deixe sua insegurança de lado, converse com seus líderes sobre seu desenvolvimento, fale sobre seus sonhos e objetivos. 

Alavancar uma carreira não é nada fácil, pior ainda é para quem está começando. Você se sentirá um peixe fora d’água em vários momentos. Mas tenho para mim que é o desafio que me move, é assim que você será desenvolvido, ganhará maturidade e experiência.  

Não queira pular os degraus e nem passar por cima das etapas, faça o certo e você terá muitas portas abertas.

protagonista, Aprenda, proativo,

Então, espero poder ter te ajudado de certa forma, porque eu sei o quanto é difícil esse início, mas já te adianto que a cada degrau que você sobe, mais difícil é. Por isso esteja disposto e aprenda sempre! 

Postagens Relacionadas