Categorias

O que é Inteligência territorial? E qual a sua importância?

A inteligência territorial pode ser compreendida como um conjunto de ferramentas e métodos aplicados para a compreensão de um território em sua totalidade.

Através da integração de informações provenientes de diferentes bancos de dados. Com isso as informações integradas servirão para apoiar a tomada de decisão, assim permitindo o planejamento e a gestão de ações para o desenvolvimento amplo do território.

Mas aí você pode se perguntar o que de fato é “Território”

Silva 2001 vem com a seguinte definição “Território consiste no limite espacial dentro do qual o Estado exerce de modo efetivo e exclusivo o poder de império sobre pessoas e bens”.

Mas também se pode definir território como “porção do espaço geográfico onde são projetadas relações de poder, que geram uma apropriação e um controle sobre este espaço, independentemente se ele é ou não territorializado por um ou mais agentes” (Magdaleno, 2005).

Como a Inteligência territorial é aplicada?

São diversas as aplicações da inteligência territorial, mas todas sempre vem acompanhadas do uso de Sensores remotos como satélites e drones, Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) e o Sistema de Informação Geográfica -SIG, usado no gerenciamento das informações coletadas, elaboração de mapas e análises compondo um conjunto de tecnologias mais utilizadas nesta área.

Monitoramento por Satélite

SR-inteligencia territorial
Recortes de imagens do satélite GeoEye, produzidas pela Embrapa Monitoramento por Satélite, para uso em projetos de pesquisa.

De fato a perspectiva integradora da inteligência territorial vislumbra o processo de desenvolvimento em suas múltiplas dimensões: natural, agrária, agrícola, rural, socioeconômica etc.

Tendo em vista, Categorias de produtores e cadeias produtivas são consideradas em suas complementariedades e relações orgânicas. Com isso paradoxalmente, nessas relações residem muitos dos itinerários do desenvolvimento sustentável.

Sistema de Informação Geográfica -SIG (elaboração de mapas e análises)

Mapa inteligencia territorial
Embrapa

Contudo não se trata de empilhar dados em sistemas de informação geográfica, como em certas iniciativas. Afinal a questão analítica é fundamental para nos quadros estudados e em suas interações identificar processos e atores determinantes, em bases territoriais.

Portanto a inteligência territorial estratégica é uma abordagem que busca superar essas limitações. É claro que trata-se de um novo campo de atuação, para tanto, é necessário que os diversos fatores e processos ligados à intervenção em questão.

Que sejam suficientemente bem representados em modelos de análise territorial e com o grau de detalhamento espacial adequado. Com isso, o modo que as respostas geradas estejam conectadas com a realidade, para superação dos pontos fracos e melhor aproveitamento dos pontos fortes de cada território.

Desta forma, com a compilação dessas ferramentas para o planejamento do uso do solo as geotecnologias promovem uma compreensão integrada da dinâmica territorial.

Fala engenher@s!! Gostou do artigo? Comenta aí…

Postagens Relacionadas