Categorias

Plantas trepadeiras no paisagismo

FLORICULTURA, PAISAGISMO, PARQUES E JARDINS.

Fiz para você uma breve explanação sobre as plantas trepadeiras e como podem ser utilizadas de forma básica no paisagismo. Não, não será viável trazer aqui todas, porém reuni e quero te apresentar algumas que considero as mais belas. Se você sabe tudo sobre paisagismo, talvez você relembre algum tema. E se você não sabe nada e caiu de paraquedas , que tal vir comigo e aprender mais?

O que são trepadeiras?

Na literatura, as plantas ornamentais consideradas trepadeiras são geralmente descritas como: Plantas de caules longo, lenhosos/semi-lenhoso ou herbáceo, que necessitam de um tutor ou suporte para sua condução, pelo fato de não se manterem em pé, sem eles.

Ainda, quando atingem uma certa altura, eles ficam pendentes e arqueados, seja por superar seu tutor ou suporte, não tendo mais uma base de apoio, ou por seu peso ou peso de suas flores, folhas e frutos.

Portanto, são uma gama de plantas como disse no inicio, podendo ser encontradas nelas mais de 40 famílias, desde gramíneas, cactáceas, rosáceas até leguminosas.

Menina observando parede com planta trepadeira cultivada em suspensão. Fonte: Pinterest.

A princípio, de forma simples podemos descrever que são plantas encantadoras e que dão vida (tanto em jardins, quanto em ambientes internos). Geralmente, suas cores de verde que variam entre o tons, e até mesmo algumas quando entram em floração, trazem tons coloridos a ambientes muitas vezes sem vida, monótonos e esquecidos.

Tanto, que podem por exemplo preencher: paredões, cercas e muros. Além disso, em conjunto com outras plantas ornamentais se saem muito bem, já que podem tomar diferentes formas, conforme condução.

Como a variedade é muito grande, é necessários conhecermos e fazermos um estudo sobre o hábito de crescimento das plantas trepadeiras que vamos por em projetos. Por exemplo, existem espécies que conseguem se fixar em superfícies lisas, como a unha de gato (Fícus pumila), já outras necessitam de suportes especiais para sua fixação.

Fícus pumila (unha de gato). Fonte: Plantei. 
De acordo com o seu hábito de crescimento, elas são classificadas da seguinte forma:
  • Trepadeiras volúveis;
  • Trepadeiras sarmentosas;
  • Cipós;
  • Arbustos escandentes.

Trepadeiras volúveis

Inicialmente então, as trepadeiras volúveis são aquelas que crescem de forma espiralada, girando o caule em volta do tutor. Necessitam de tutores, que podem ser grades de ferro ou latadas de arame. Quando plantadas sob treliças de madeira produzem um efeito muito bonito pois quando atingem o topo os ramos ficam pendentes, exibindo a florada.  Ex.: madressilva, lágrima-de-cristo.

 Clerodendron thomsonae (lágrima-de-cristo). Fonte: Cristina Braga.

Trepadeiras sarmentosas

As sarmentosas são aquelas que possuem gavinhas que se enlaçam nos tutores. Podem ser usadas em cercas, muros, treliças e latadas.  Ex.: hera, jibóia, maracujá, amor agarradinho.

Antigonon leptopus (Amor agarradinho). Fonte: Cristina Braga.

Cipós

Possuem caules lenhosos compridos, que se encurvam devido ao próprio peso e se encostam em um ponto fixo, formando um arco. Não possuem órgãos fixadores, nem se enroscam nos tutores. Ex.: três marias (bougainvilea) e sete léguas. 

Bougainvillea Spectabilis (Primavera). Fonte: hortaeflores.

Arbustos escandentes

Em suma, são aquelas plantas que a campo aberto assumem porte arbustivo. Mas, junto à uma árvore ou uma pérgula alongam os caules, encostando-se e apoiando-se nos tutores, ou seja,  necessitam ser presas por amarilhos. Ex.: rosa trepadeira.

Rosa x wichuraiana (rosa trepadeira). Fonte: Cristina Braga.

Como são/podem ser utilizadas no paisagismo

  • Em pequenos espaços (onde não é possível o plantio de árvores), fornecendo sombra;
  • No revestimento de muros e paredes;
  • Vedar e ornamentar grades ou cercas de arame;
  • No ornamento de pérgolas e pórticos;
  • Em floreiras de janelas ou sacadas;
  • Para ocultar objetos ou vistas desagradáveis.

Dessa forma, abaixo separei algumas ideias, para mostrar e ilustrar a infinidade de formas e usos dessas plantas, além de mostrar como ficam bem em conjunto com demais plantas ornamentais:

Fonte: casaeconstrucao.
Fonte: vivadecora.
Fechamento de Muro. Fonte: casaeconstrucao
Pergolado em alvenaria com trepadeira Glicínia – Via Pinterest
Cortina viva formada com trepadeiras para área de churrasqueira. Fonte: Borges Landeiro
A trepadeira pode ser uma ótima opção de decoração para escritórios. Fonte: Pinterest

Assim, no próximo artigo, irei trazer 4 plantas trepadeiras para usar em seus projetos!

Continue lendo no blog da engenharia!

Postagens Relacionadas