Categorias

Por que ingressar na segurança contra incêndio?

A engenharia, ao contrário do que alguns pensam, ainda é uma área com potencial de transformação. Tanto para os profissionais, quanto para as pessoas que precisam resolver “alguma(s) dor(es)”. Por isso, aqui vou apresentar a segurança contra incêndio, uma área que embora esteja crescendo, ainda carece de bons profissionais.

Garimpando oportunidades

Quando se é um acadêmico, pouco escuta-se falar da engenharia de prevenção contra incêndio. Isso é uma realidade tanto nas graduações quanto nas especializações que existem no mercado. Com isso, se você não conhece alguém que esteja na área, é possível que nunca desperte seu olhar para o nicho.

Saiba que atuar com segurança contra incêndio traz oportunidades que vão desde a elaboração de projetos, até a instalação de sistemas. Conhecer e entender isso é muito importante, pois a maioria dos clientes sequer entende que precisa de um profissional com esta capacitação.

Entendendo a área

A aplicação da legislação de segurança é estadual, sendo assim, o indicado é que você busque pela legislação do Corpo de Bombeiros do seu estado. A era digital favorece nesse aspecto, porque já pelo site é possível ter este acesso rápido e bem intuitivo. Apesar de divididas por estado, as legislações são bem semelhantes, carregando apenas particularidades que, em sua maioria, direcionam-se aos procedimentos administrativos para se protocolar um processo.

Dentro de cada estado, a legislação costuma dividir-se em Notas ou Instruções Técnicas, Decretos e Aditamentos Administrativos. Cada um destes servindo para tratar de um assunto específico, tendo alguns que destrincham os sistemas preventivos, já outros que tratam dos procedimentos para protocolos e credenciamentos.

Os credenciamentos funcionam como uma premissa para atuar na área e são divididos de acordo com a modalidade que se tem desejo de atuar, como exemplo temos: empresas instaladores e a de profissionais autônomos.

A seguir, uma imagem que exemplifica parte da legislação do estado do Rio de Janeiro.

Fonte: CBMERJ, 2023

Como saber se a área é para mim?

Como mencionado acima, empresários, síndicos e clientes em geral, não sabem que precisam dos seus serviços. Por isso, aprender sobre a área e manter-se atualizado vai te abrir muitas portas. A legalização no Corpo de Bombeiros acontece a todo tempo, seja de forma simplificada, através de uma assessoria técnica e até para serviços de manutenção. Então, se você quer estar dentro de um mercado recheado de oportunidades e carente de profissionais qualificados, não fique fora dessa. Faça parte de um nicho seleto de profissionais que fazem a segurança contra incêndio acontecer!

Se você curte esse tipo de conteúdo, não deixe de acompanhar as postagens do blog.

Até a próxima!!!

Postagens Relacionadas