Comprar um imóvel é um grande marco na vida muitos brasileiros, afinal que não quer ter um imóvel pra chamar de seu? Mas comprar um lote para realizar o desdobro de lote depois pode ser um problema
O que poucos sabem é que realizar uma compra tão importante sem o auxílio de um profissional técnico ou conhecimento da legislação pode trazer uma grande dor de cabeça no futuro.
Existe uma prática muito comum que é comprar um lote com um amigo ou parente, dividir os valores do imóvel com o objetivo de “dividir o lote depois”. O que poucos sabem é que o “dividir depois” pode não acontecer.
Entenda o perigo da compra
Comprar o lote com alguém que você confia pode parecer tão inofensivo que muitos no calor da emoção não pensam nos empecilhos que podem acontecer no futuro quando decidirem de fato dividir o lote.
A verdade é que o ato de “dividir um lote” não é tão simples como parece. Cada município possui uma legislação especifica que controla o que pode ou não ser feito, além de controlar como o solo daquela cidade será utilizado.
Ou seja, dependendo do tamanho do lote a legislação não irá permitir que o desdobro aconteça. Outro impasse que pode prejudicar a tentativa do desdobro é a maneira como as construções foram realizadas dentro do lote e a situação da documentação desse imóvel.
Como resolver esse impasse
Se você pensa em comprar um lote em conjunto com outra pessoa com o objetivo de realizar o desdobro posteriormente, o ideal é que você consulte um Engenheiro (a) para avaliar a viabilidade desse desdobro evitando dor de cabeça e custos extras.
Caso você tenha adquirido o imóvel em conjunto e agora deseja dividi-lo, um profissional da área pode avaliar seu caso e trazer a melhor opção de regularização mediante a avaliação do seu caso concreto.
Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: Instagram| Youtube | Linkedin