Categorias

Praias com Acessibilidade no Brasil

Para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, encontrar praias com acessibilidade pelo brasil pode ser uma tarefa difícil. Afinal o mais importante, é levar em consideração todo o trajeto percorrido.

Brasil possui 7.367 km de linha costeira, sem levar em conta os recortes litorâneos (baías, reentrâncias, golfões etc.), que ampliam significativamente essa extensão, elevando-a para mais de 8,5 mil km.

Aos poucos, vemos o Brasil caminhando para uma realidade mais inclusiva, e a acessibilidade nas praias é parte do processo.

Pensando nisso, decidi listar aqui algumas praias com acessibilidade no Brasil para você conhecer. Se você é cadeirante ou conhece alguém que possua alguma deficiência, não deixe de conferir essa lista e planejar a sua próxima viagem!

Rio de Janeiro

Foto: Divulgação Projeto Praia para Todos

Conhecida internacionalmente a Praia de Copacabana faz parte do projeto Praia Para Todos é um projeto idealizado pelo Instituto Novo Ser em 2008 cujo ideal e objetivo é desenvolver, mediante parceria entre os setores público e privado, uma infraestrutura acessível para as pessoas com deficiência em pelo menos um posto de cada praia da cidade do Rio de Janeiro.

O projeto é gratuito, a temporada de 2022 está acontecendo nas praias da Barra da Tijuca, Recreio e Copacabana.

Paraná

Fotos: André Thiago / Sanepar

Outro estado que oferece programa de acessibilidade na praia é o Paraná. O projeto Praia Acessível, desenvolvido por meio de parceria entre a Campanha de Saneamento (Sanepar) e a Secretaria de Estadual da Família e Desenvolvimento Social (Seds), disponibiliza gratuitamente cadeiras anfíbias nas praias.

Rio Grande do Sul

Você vai poder encontrar o projeto Praia Acessível nas seguintes cidades: Pinhal, Barra do Ribeiro, Cristal, Arroio do Sal, Cidreira, Rio Pardo e Capão da Canoa.

Foto: Faders Acessibilidade e Inclusão

Ceará

O programa praia acessível oferece aos usuários espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias e apoio personalizado e seguro de cuidadores.

Foto: Prefeitura de Fortaleza

São Paulo

Com objetivo de garantir o acesso à praia e promover a inclusão de pessoas com deficiência, conheça algumas Cidades do Estado de São Paulo que oferece essa inclusão Caraguatatuba, Bertioga e Guarujá.  

Guarujá retoma as suas atividades com os protocolos de combate ao novo coronavírus. O nosso principal objetivo é preservar a saúde e o bem-estar dos usuários. Faremos a higienização constante das cadeiras anfíbias, sem descuidar das recomendações como evitar aglomerações, incentivar a higienização das mãos, através do uso do álcool gel, além do uso de máscaras”.

Foto: Prefeitura de Guarujá

Não se esqueça da dica mais importante, antes de escolher uma praia com acessibilidade para visitar:

Cadeira anfíbia

cadeira anfíbia é um modelo de cadeira de rodas desenvolvida com a finalidade de permitir o acesso de um cadeirante à praia. Feitas em materiais resistentes à água: como o plástico, o alumínio e o aço inox, essas cadeiras são leves e não afundam na água.

Elas também contam com rodas de perfil bem mais largo do que as tradicionais para permitir a tração na areia da praia sem que haja o risco de atolar.

Esteira de acesso

A presença desse recurso é fundamental para obter uma experiencia mais confortável na praia, garantindo autonomia ás pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Equipe de apoio

Voluntários capacitados são sempre bem-vindos quando o objetivo é proporcionar diversão e lazer. As equipes de apoio são treinadas para oferecerem a segurança necessária e a melhor diversão possível.

Confira em seu Estado as programações de Praia acessível, e aproveite a diversão…

Postagens Relacionadas