Conhecimento Técnico que Transforma
Categorias

Instituto SENAI utiliza simulação para desenvolvimento de robô pintor

Você já se perguntou “como um navio é pintado”? A resposta pode ser relativamente simples: com Engenharia, é claro!

Hoje, vamos apresentar um pouco do projeto realizado pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura de Joinville/SC em parceria com a Petrobras. Com o uso da ferramenta CAD e de simulação SOLIDWORKS, foi desenvolvido e patenteado um robô autônomo para pintar áreas planas de navios e plataformas.

A tecnologia, pioneira no mundo, revoluciona a indústria de aplicação de pintura em grandes superfícies, tendo como principais ganhos o aumento da produtividade e a diminuição da exposição humana ao risco.

Acompanhe abaixo a entrevista realizada pela SKA, maior revenda da SOLIDWORKS na América Latina, com o Instituto SENAI:

Soluções disruptivas para a indústria

O Instituto SENAI de Inovação de Joinville, inaugurado em 2014, utiliza os conceitos de manufatura avançada para o desenvolvimento de protótipos de máquinas e produtos de bens de consumo. Os projetos surgem como demandas da indústria, sendo desenvolvidos com o objetivo de se obter mais eficiência, modernidade e produtividade nas mais diversas áreas.

O projeto do robô de pintura teve seu início no ano de 2015, nascendo da problemática trazida pela Petrobras para a manutenção das plataformas de petróleo em offshore, envolvendo os altos custos, o tempo demandado e, principalmente, o risco dos operadores que realizavam este trabalho de forma manual.

Ganhos obtidos com a simulação

A partir desta necessidade da indústria, o SENAI desenvolveu o robô de cabos também conhecido como RDC-R, que substitui a aplicação humana nas áreas de risco. Além deste, que pode ser considerado o principal ganho que a tecnologia trouxe, também existe a redução no tempo de pintura que passou de 6 para 3 meses com o uso do robô de pintura.

Para a realização do projeto, foram utilizadas as ferramentas SOLIDWORKS CAD e SOLIDWORKS Simulation, que, além de possuir uma interface intuitiva e de fácil operação, permitem o controle de revisões do projeto e a operação por múltiplos usuários – fator importante em um projeto desta proporção, que contou com a participação de uma grande equipe envolvida.

Segurança e confiabilidade

Com a variedade de ferramentas presentes no SOLIDWORKS Simulation, a equipe de projetos do Instituto SENAI conseguiu modelar componentes, criar montagens, fazer simulações, detalhar as peças e gerar arquivos utilizados na fabricação. Isto fez com que houvesse uma redução no tempo de projeto, nos erros de fabricação e montagem e, consequentemente, um aumento da sua confiabilidade e na velocidade do processo de desenvolvimento.

Todo o projeto nasceu dentro da ferramenta, desde as etapas de criação do conceito do projeto, passando pelo detalhamento, documentação para montagem e até revisões.

“O pacote de simulação do SOLIDWORKS auxiliou na diminuição do tempo e dos custos de desenvolvimento do projeto, visto que proporcionou que a equipe realizasse ajustes antes mesmo que protótipos físicos fossem gerados, além da possibilidade de simulações estruturais de componentes críticos a fim de garantir a segurança e a confiabilidade da operação”.

Segundo Ismael Secco, coordenador do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura,

A SKA se propõe a construir, junto do cliente, a solução que melhor se encaixa com o seu objetivo. Os especialistas da SKA avaliam quais as necessidades da empresa para definir a melhor solução. Quer saber como as ferramentas CAD e de simulação podem potencializar os ganhos da sua empresa? Conheça o serviço de simulação estratégica da SKA clicando aqui.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Descubra como os navios são lançados na água

Next Post

Estação Espacial Internacional será aposentada em 2031

Read next