BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias
flat lay photography of coral Google Home Mini on black surface beside Apple AirPods

Smart Houses: um futuro bem presente!

As chamadas Casas Inteligentes, ou Smart Houses em inglês, são um mercado de nicho que têm ganhado cada vez mais espaço. As facilidades de acesso a tecnologias atreladas ao conforto que a engenharia de automação proporciona nos lares têm chamado a atenção das pessoas. Além disso, os preços de implantação de sistemas residenciais têm diminuído de custo, graças ao barateamento dos componentes eletrônicos. Hodiernamente, com um investimento relativamente baixo pessoas podem automatizar suas casas, seus escritórios ou seus ambiente de trabalho.

O que são Casas Inteligentes?

As Casas Inteligentes são residências dotadas de modificações tecnológicas e estruturais com o objetivo de facilitar as tarefas cotidianas de seus moradores. Segundo o engenheiro eletricista Marcus Vinícius, da empresa Domus Automação Residencial de Brasília, o melhor momento para realizar a automação residencial é no momento em que se está projetando o empreendimento, ou seja, na planta, onde a implantação pode ser melhor planejada para atender às necessidades do cliente. Nesse sentido, dependendo dos objetivos do cliente, podem-se ter implementações que visam maior conforto, segurança e economia.

Smart house

Conforto, Segurança e Economia

Primeiramente, podem-se destacar as melhorias de conforto que podem envolver mudanças como a iluminação automatizada de acordo com o momento do dia. Dessa maneira, sabe-se que a luz afeta a qualidade de vida das pessoas. Assim, se a iluminação afeta tanto a qualidade de vida é importante que se tenha o controle dela sobretudo nas residências, onde se passa boa parte do tempo, especialmente para aquelas pessoas que trabalham em Home Office. Desse modo, o controle da iluminação oferece aos moradores a possibilidade de ajustar a intensidade da luz, a temperatura, a cor de lâmpadas e luminárias, ou mesmo programar acionamentos por horário, bem como integrar sensores de luminosidade.

Ainda, no aspecto do conforto da casa, pode-se mencionar também o acionamento de aparelhos de ar-condicionado ou de aquecedor, no mesmo sentido da iluminação já citada.

Já na área da segurança das Smart Houses, a automação pode contribuir com câmeras de videomonitoramento inteligentes de alta resolução. Algumas detectam movimentos e podem capturar fotografias de suspeitos, por exemplo. Adicionalmente, sensores de presença e entre outros dispositivos deixam a vida dos residentes mais tranquila contra invasores indesejados.

No âmbito econômico, os sistemas de automação são de grande valia, pois podem reduzir sobremaneira os custos com energia elétrica residencial. Tais sistemas podem fazer o monitoramento e o controle do consumo com sensores e com medidores inteligentes em tempo real, e, assim, pode-se saber onde economizar.

Smart house

Assistentes Virtuais

Diante desse cenário, em um mundo cada vez mais conectado, os dispositivos de inteligência artificial (AI) não são mais novidade. A exemplo disso, a Alexa da gigante americana Amazon já existe há alguns anos e nos últimos tempos tem se popularizado bastante no país. Outra conhecida é a Siri, da empresa estadunidense Apple.

Essas Assistentes Virtuais são muito usadas, pois facilitam as ações repetitivas com reconhecimento de comandos de voz e podem otimizar as tarefas cotidianas, como criar lembretes, controlar a Casa Inteligente (Smart house), fazer chamadas, saber as principais notícias do dia, pedir uma refeição por aplicativo, ter informações sobre o tempo e o trânsito, além de muitas outras funcionalidades.

Total
24
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
worm's eye-view photography of ceiling
Ler Mais

Do design 3D ao  Gêmeo Virtual do corpo humano: Dassault Systèmes celebra 40 anos de tecnologia inovadora 

Com participação chave no processo de diversas indústrias, como aviação, automobilismo, saúde e varejo, a empresa vem facilitando e impulsionando inovações do mundo digital através de suas soluções, atuado para catalisar recursos revolcuinários. Veja mais da trajetória e trabalho da Dassault Systèmes a partir do texto na integra abaixo.
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!