O conceito de autonomia esta diretamente relacionado com a liberdade de ir e vir com independência, sendo este também um direito garantido pela constituição brasileira. Conforme dados da ONU cerca de 10% da população mundial é composta por pessoas que precisam de ferramentas de acessibilidade.
Ressalta-se que a percepção de acessibilidade vai muito além de limitações físicas. Acessibilidade também é aplicado para quebra de barreiras de discriminação, de metodologias de trabalho, de acesso a instrumentos, e de leis ou normas.
Depois de falarmos das 6 cidades que são referência em acessibilidade no mundo, que tal falarmos sobre Tecnologias para encerrar a semana?
Acessibilidade digital
Com a pandemia da Covid-19 a importância da acessibilidade extrapolou as barreiras físicas, pois foi necessário ficar em casa mas ai surge um novo debate. Como tornar um computador acessível a um cego, surdocego ou para um surdo oralizado, como o isolamento social esse tema se tornou urgente.
Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) é estimado que até 2030 seja necessário tecnologia assistiva para 2 bilhões de pessoas e previsão para esse mercado é de um crescimento de 7,4% ao ano, tendendo a alcançar US$ 31 bilhões em 2024.
Em contrapartida uma informação triste é que dos 14 milhões de sites ativos no Brasil 99% destes não estão acessíveis a população com deficiência, um público de 45 milhões de pessoas, conforme dados Movimento Web para Todos, em parceria com a BigData Corp.
Como tornar o mundo mais acessível através das tecnologias?
Na Itália uma alternativa foi criar versão 3D das obras de artes da Galeria Uffizi, em Florença pois assim todos os visitantes conseguem admirar a obra de arte.
O que acha da possibilidade de um médico com paralisia nas pernas conseguir operar?
Sim, isso é possível e o Dr Ted Rummer utiliza dessa tecnologia para ficar em pé e conseguir operar seus pacientes. Ao invés de criar barreiras deve-se criar soluções e possibilitar a todos realizarem o que amam fazer.
Já pensou na oportunidade de utilizar um binoculo sem se sentir mal mesmo sendo daltônico? No Tenesse, EUA isso é possível pois foram instalados os equipamentos com tecnologia acessível a todos.
Através de escritas em braile na tampa de shampoo e condicionador, o processo de identificação se torna acessível a todos e sem discriminação. O cubo mágico também foi adaptado, ao invés de apenas cores o mesmo também conta com identificação em braile para que a brincadeira possa ser completa.
Em algum momento você refletiu sobre como um cadeirante faz para acessar a praia? Talvez não mas com simples mudanças tudo fica mais simples e permite uma experiência completa a todos. Como exemplo um tapete para acessar a praia sem atolar na areia ou uma rampa de acesso ao mar para todos se refrescarem de forma igualitária.
Sabe o sonho infantil de brincar em um carrossel ou em balanço? Pois é para você pode ser algo simples mas para muitos é um sonho distante. Em Hong Kong existe um carrossel adaptado para que crianças com limitações físicas possam brincam sem segregação e da mesma forma existem balanços adaptados para cadeirantes poderem brincar e se divertir com segurança.
Infelizmente ou não a idade chega para todos e alguns são acometidos pelo mal de alzheimer. Portanto uma casa de repouso de modo a torna essa fase mais humana, criou um ponto de ônibus falso para que seus pacientes não se percam.
Ao invés de criticar ajude, ao invés de apontar o dedo estenda a mão e lembre que hoje você ajuda mas amanha pode ser você que vai precisar.
Fontes:
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=32&Cod=686
https://www.cpb.org.br/noticia/detalhe/3121/futuro-do-mercado-de-trabalho-para-pessoas-com-deficiencia-gera-expectativas-para-efetiva-inclusao
19 vezes que a tecnologia e a inovação melhoraram a vida de quem realmente precisa
https://www.design2021.com.br/artigos/aprendizados-para-2021-sobre-a-acessibilidade-digital-em-2020