Conhecimento Técnico que Transforma
Categorias

9 coisas que eu aprendi com o TCC

Quem me acompanha nas redes sociais (Instagram – Facebook), deve saber que eu entreguei o meu TCC recentemente. O último ano foi uma grande loucura, quase 10 meses pesquisando e escrevendo sobre o meu tema, além de estar cursado 14 disciplinas (SIM, 2 semestres em um só – level HARD), e eu certamente aprendi muita, mais MUITA coisa mesmo.
Ah, e eu já ia esquecendo de duas ferramentas que foram fundamentais para a o desenvolvimento do meu TCC: Ferramenta 1Ferramenta 2
  1. Não é um bicho de 7 cabeças

    Desde antes de eu começar o curso, uma palavra que me tirava o sono era: TCC, pois eu achava que era coisa de outro mundo e que seria praticamente impossível ser aprovado. Me enganei, foi um pouco mais simples do que eu imaginava.

  2. Definir o tema é complicado

    Ao contrário do que sempre imaginei, o tema do meu TCC foi definido por mim, porém contei com orientação. Fui totalmente livre para delinear o meu tema e conseguir fechar em algum tema
    TCC

  3. Disciplina em primeiro lugar

    Se você é daqueles que estuda na véspera das provas (assim como eu já fui um dia), pode ir mudando a sua postura. Meu TCC exigiu dedicação média de 10 horas semanais, de fevereiro a dezembro de 2014. Quando eu ficava mais de uma semana sem alimentar ele, simplesmente perdia o fio da meada e demorava pra retomar o ponto de onde tinha parado.

  4. Trabalhos sem formatação nunca mais

    Desde o ensino médio eu estava acostumado a fazer todos os meus trabalhos de forma convencional, com capa e conteúdo apenas. O TCC me ensinou a seguir as normas da ABNT para todo e qualquer trabalho escolar, o que fez com que as minhas médias nos trabalhos aumentassem de forma significativa.

    Screenshot 2014-12-21 11.51.46
  5. Google?

    Pela primeira vez na minha vida eu usei o google apenas em casos extremos para buscar referências para o meu TCC. Aprendi a buscar fontes extremamente confiáveis e bibliografias de peso, caso contrário eu não conseguiria defender a minha tese de forma concreta.

  6. Referências bibliográficas e plágio

    Desde o primeiro encontro com a minha orientadora fui instruído a tomar muito cuidado com plágio e referenciar de forma correta cada autor. Se plagiar é zero e ponto! Segunda chance só no ano seguinte!

    Screenshot 2014-12-21 12.06.39
  7. Concentração

    Sempre fui ligado no 220v, buscando fazer 1000 coisas ao mesmo tempo: acompanhar as estatísticas do blog, escrever uma matéria, responder no facebook e whatsapp, fazer trabalhos da facul, estudar – tudo ao mesmo tempo. Após começar o TCC descobri um novo aliado: Modo avião do celular. Sim, sem ele eu estaria até agora fazendo qualquer coisa menos construindo o meu TCC.

  8. De madrugada rende mais

    Uma das habilidades que eu desenvolvi durante o curso de engenharia foi a de dormir pouquíssimas horas por noite. Por mais que isso afete a nossa saúde, sabemos que é impossível levar uma rotina normal durante o curso. Descobri que de madrugada, por conta  e descobri que de madrugada eu chegava a render quase 3x mais.

  9. UMA cervejinha abre a mente

    Uma long neck e nada mais. Descobri que tomar uma cervejinha durante algum trabalho ou tarefa, abre a mente e nos deixa mais criativos. Mas lembre-se: Não vá encher a cara pois aí já era, só no dia seguinte!
    [instagram url=//instagram.com/p/vJ9czRR-ag]

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Testamos a mochila da Nordweg, com garantia vitalícia! [BDE Review]

Next Post

Retrospectiva 2014: confira a lista dos artigos mais lidos no Blog da Engenharia neste ano

Read next