A Volvo Cars Brasil já havia anunciado que a partir de 2021 todos os veículos da marca comercializados no país seriam eletrificados. No entanto, os veículos são híbridos, de modo que é possível abastecê-los com gasolina e também recarregá-los com energia elétrica. Eletric Payment: energia de seu carro como parte do pagamento!
Tendo em vista o desejo de ampliar a circulação de veículos elétricos no Brasil, a empresa irá permitir que os usuários de seus carros paguem parte de suas compras no E-commerce Volvo com a energia de seus carros – Electric Payment.
Entenda como irá funcionar o Electric Payment
A ideia pode parecer “absurda” ou “confusa”, mas a proposta é bem simples! Conforme citado anteriormente, os veículos são híbridos, logo, a proposta é incentivar o uso dos veículos no modo elétrico.
E assim, quanto mais o carro for usado no modo elétrico, o proprietário irá acumular descontos que podem ser usados para pagar parte das compras no E-commerce da empresa.
E assim, para conseguir usar o Electric Payment basta subir uma captura de tela do relatório do motor elétrico presente no app Volvo, e o desconto será gerado levando em consideração o consumo de energia do veículo.
Pode-se notar que a empresa buscou essa estratégia como uma espécie de política de incentivo, a fim de promover o uso da energia elétrica para abastecimento dos veículos.
Confira a seguir o vídeo que apresenta a iniciativa Volvo Cars Brasil:
O desafio da inserção dos veículos elétricos no Brasil
Ainda há muitos desafios para que o número de usuários de carros elétricos seja expressivo no Brasil. Dentre os fatores que impede que isso ocorra, pode-se destacar o valor dos veículos, e também a pouca disponibilidade de postos para carregar carros elétricos.
Além disso, não há políticas públicas de incentivo para acelerar tal transição. Logo, a iniciativa da Volvo é importante para movimentar o mercado em direção a um futuro com muitos carros elétricos circulando no país.
Entenda mais sobre a problemática da inserção dos veículos elétricos no Brasil com o seguinte artigo, do Colunista Lucas Henrique: Por que os carros elétricos ainda não são populares no Brasil?