Categorias
oceanos

Dia Mundial dos Oceanos: por que preservar?

Hoje, dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, é um momento especial para homenagear e lembrar todas as razões pelas quais precisamos protegê-lo. E ainda mais neste ano de 2021 que é marcado pelo o início da Década do Oceano.

Assim, começo este artigo fazendo uma pergunta simples: Você sabia que o oceano é fonte de vida para mais da metade das espécies do planeta? Incrível não é mesmo?

Além disso, nossa vida e o futuro, por mais que não vejamos, estão intimamente ligados ao oceano, desde o oxigênio que respiramos até os alimentos que consumimos, tudo se relaciona com o oceano.

Portanto, se os oceanos adoecem, nós sentimos. Se morrerem, nós também morreremos.

Se você não consegue enxergar as influências do ceano na sua vida, você não é o único! Pois ainda hoje (2021) conhecemos mais da Lua e Marte do que o oceano.

Sendo assim, precisamos nos ater aos detalhes para enxergar essa íntima relação que temos com os oceanos, independente da proximidade ou distância que estamos deles, e ir além.

Mas quais as principais influências dos oceanos em nossa vida?

Para você conhecer um pouco mais os oceanos listo abaixo alguns dos principais papéis que eles desempenham e nos influenciam diretamente:

  1. Armazenam 98% da água e recobrem cerca de 71% da superfície do planeta. São grandes fornecedores de água para a atmosfera e, consequentemente, para a litosfera. A água que cai das nuvens e abastece os rios, veio, em algum momento, dos oceanos.
  2. Armazenam e sequestram carbono produzido pela atividade humana, que reage quimicamente com a água, produzindo um complexo e delicado sistema responsável por equilibrar o pH dos oceanos e que garante a sobrevivência dos organismos marinhos.
  3. Produzem a maior parte do oxigênio que respiramos. A gigantesca atividade fotossintética que ocorre nos oceanos há milhões de anos possibilitou a formação da atmosfera atual. Os oceanos são o verdadeiro pulmão do planeta!
  4. Ajudam no transporte (circulação atmosférica) de calor e umidade.
  5. Estabilizam o clima.
  6. São fontes de subsistência para bilhões de pessoas por fornecer recursos naturais e econômicos, como biodiversidade fascinante, alimentos, matérias-primas, energia, comércio, lazer e cultura.
  7. Servem como um lugar de fuga: Enquanto alguns perseguem a aventura, outros preferem mergulhar no silêncio sob as ondas. Não há nada mais pacífico ou meditativo do que ouvir o som do oceano enquanto você flutua sem peso no azul.

Agora que você já conhece mais sobre os oceanos é hora de ir um pouco mais além! E, para isso, separei alguns documentários que vão te deixar muito mais amigo do oceano, confira:

1. A Plastic Ocean – Um oceano de plástico (2016)

Documentário produzido pelo jornalista e cineasta Craig Leeson para mostrar os efeitos do lixo e os impactos da poluição marinha em todo o ecossistema.

Por meio de entrevistas com especialistas, o cineasta mostra imagens fortes de aves litorâneas, tartarugas e baleias, mortos após a contaminação com resíduos de plástico.

Por isso documentário impressiona qualquer pessoa por representar um alerta global, o chamado do Oceanos!

Além disso, o documentário aponta alguns caminhos, como evitar o consumo de descartáveis.

2. Chasing Coral – Em Busca do Corais (2017)

Documentário por Jeff Orlowski que mostra o desaparecimento acelerado de recifes de coral por conta do aquecimento global, da pesca excessiva e da poluição marinha.

No documentário, ele ressalta que 90% dos recifes de coral do mundo poderão desaparecer até a metade do século. Por isso, o cinematográfico aborda a importância da preservação desses ecossistemas.

“Chasing Coral” foi filmado em 3 anos e contou com um apoio de mergulhadores, fotógrafos e cientistas, que realizaram milhares de expedições em recifes de coral pelo mundo.

3. Mission Blue – Missão Azul (2014)

A oceanógrafa, bióloga e exploradora, Syvia Alice Earle, luta há muito tempo para proteger os oceanos da pesca abusiva e dos resíduos tóxicos. Sua histótia foi contada neste documentário.

Sylvia Earle ajudou a desenvolver tecnologias para a exploração das zonas mais profundas do mar e se tornou um ícone feminino da exploração submarina, em uma época que a área ainda era liderada por homens. Ela é hoje uma das oceanógrafas mais conhecidas do mundo, e segue lutando pela preservação dos oceanos.

Curtiu o magnífico mundo azul? Abaixo listo mais documentários! Prepare-se, pois todos eles são de “tirar o fôlego”. Você vai se apaixonar e ao mesmo tempo se tornará amigo do oceano.

  1. Jago: uma vida embaixo d’água;
  2. Vida nos Recifes;
  3. Pacificum: retorno ao oceano;
  4. Tales by Light;
  5. Escola D’Água;
  6. Nosso Planeta;
  7. Professor Polvo;
  8. MADRACIS.

Leia mais artigos do Blog da Engenharia e da coluna Engenharia de Pesca.

Postagens Relacionadas