Categorias

Programas Acadêmicos: conheça o Crea Júnior.

Você, que busca maneiras funcionais para se destacar pessoal e profissionalmente enquanto acadêmico de Engenharia, aproveite, pois certamente gostará de conhecer o Programa Crea Júnior!

Programas Acadêmicos

Na semana passada abordamos sobre a importância do envolvimento acadêmico em atividades extracurriculares e sobre algumas possíveis maneiras para destacar-se como futuro profissional.

A exemplo, há a participação dos alunos de Engenharia em Programas Acadêmicos, onde propusemos expor as opiniões de diferentes profissionais recrutadores com relação ao tema (veja o artigo).

As atividades extracurriculares estimulam o desenvolvimento do aluno em diferentes contextos. O estudante acaba se deparando com situações análogas ao mercado de trabalho, como desafios interculturais, emocionais e interpessoais, que futuramente serão referências para uma melhor adaptação e desempenho em um posto de trabalho. É importante salientar que a experiência absorvida é válida independente do resultado. Por exemplo, ter que organizar um evento possibilita evoluir em diferentes soft skills como: habilidade de persuasão junto a fornecedores/patrocinadores, liderança de equipes, cumprimento de prazos, proatividade, comunicação na abertura do evento, entre outras. E, se as coisas não saírem como o planejado, não deixará de existir um aprendizado: resiliência, empatia, tomada de decisão, gerenciamento de conflitos e criatividade.

Enfim, toda vivência acadêmica pressupõe o desenvolvimento humano que juntamente com as competências técnicas são preditores de um candidato melhor preparado para os desafios do mercado.

Aline E. Weege e Michel Simon – Recrutadores da WEG Equipamentos Elétricos de Jaraguá do Sul-SC, em participação no 9º Encontro Estadual do Crea Júnior-SC, 2019.

Agora conheceremos um pouco mais sobre o Crea Júnior: um Programa Nacional desenvolvido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Mas antes, é fundamental que saibamos o que, de fato, é este Conselho.

O famigerado Crea.

Existem profissões regulamentadas e profissões não-regulamentadas. O exercício da Engenharia e da Agronomia é regulamentado pela Lei nº 5.194 de 1966. Esta Lei especifica o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) como uma autarquia federal que tem por objetivo a regulamentação destas profissões e a fiscalização do exercício ilegal das mesmas, em defesa da sociedade.

É a partir do registro no Crea, que recebemos o título de “Engenheiros”, enquanto a faculdade nos concede apenas a formação de Bacharéis em Engenharia.

Sendo assim, somente com o registro no Conselho Profissional é que se torna possível o exercício legal da profissão.

Mas o que é o Crea Júnior?

Programas Acadêmicos

Visando uma aproximação com os futuros profissionais e a capacitação de jovens lideranças comprometidas com a ética e com a valorização da profissão, bem como com a sociedade e com o meio ambiente, no ano 2000, o Crea de Minas Gerais fundou o Programa Crea Júnior, hoje presente em 17 estados do país, contando com aproximadamente 90 mil acadêmicos cadastrados.

Após 3 intensos anos ocupando cargos de liderança no Crea Júnior de Santa Catarina, posso afirmar que o Programa é um verdadeiro leque de possibilidades.

Onde, aqueles que de fato souberem aproveitar as oportunidades ofertadas, com toda certeza, encontrarão muitos benefícios pessoais e profissionais.

Compartilharei algumas vivências e oportunidades que me foram geradas a partir do Programa Crea Júnior e algumas dicas de atuação que também se encaixam para outros Programas Acadêmicos – Anota aí!

Benefícios dos Programas Acadêmicos e Dicas Importantes.

  • Network: Com certeza, o network é um dos melhores benefícios da participação em Programas Acadêmicos. Porém, a realidade é que, para conseguir os “contatinhos” você precisa PARTICIPAR ativamente. Um exemplo prático foi a minha aproximação com o Blog da Engenharia, que se deu a partir de atuações no Crea Júnior. E uma coisa legal do Programa é justamente esta possibilidade de contatos dentro e fora da sua área de atuação.
  • Conhecimento: O acadêmico que sair da faculdade para o mercado de trabalho conhecedor não somente das tecnologias da sua área de atuação, mas também, dos seus direitos, deveres e responsabilidades profissionais, está mil passos à frente dos demais. E uma grande vantagem do Crea Júnior com relação aos demais Programas Acadêmicos é justamente esta possibilidade de aproximação com o seu futuro Conselho Profissional. Então, APROVEITE para conhecer cada detalhe!
  • Vivência: Todas estas oportunidades podem ser vividas e aproveitadas de forma prática, profissional e responsável, em contato direto com profissionais e acadêmicos das mais diversas áreas de atuação. Porém, sem aquele peso exigido pelo mercado, afinal, você ainda é acadêmico! Desta forma, VIVA estas possibilidades!

E como eu sempre costumo dizer, o Crea Júnior, assim como outros Programas Acadêmicos, é o lugar ideal para erros e aperfeiçoamentos. É lugar de crescimento e construção para o início de uma promissora história profissional ainda dentro do curso de Engenharia. Sendo assim, OUSE TENTAR! E se errar, com toda certeza, valerá a experiência!!!

Postagens Relacionadas