Categorias

3DEXPERIENCE WORLD, o maior (e melhor) evento para estudantes e profissionais online que o Blog da Engenharia já participou!

Fala galera da engenharia! Vocês devem se lembrar que há algumas semanas rolou o #3DXW21, um dos maiores eventos globais realizado anualmente e que reune engenharia, tecnologia, modelagem 3D e inovação. Logo após o evento, tivemos a oportunidade de bater um papo com dois executivos da Dassault Systèmes, empresa parceira aqui do Blog da Engenharia e que já nos levou presencialmente para algumas edições do evento, lá nos Estados Unidos.

Eduardo Cavalcanti, representando o Blog da Engenharia no SOLIDWORKS WORLD 2019
Eduardo Cavalcanti, representando o Blog da Engenharia no SOLIDWORKS WORLD 2019

Em 2021, por conta de tudo que tem acontecido pelo mundo, o evento teve que ser todo redesenhado e transformado no que eu posso chamar de: o maior evento 100% online que já participei, com uma infra-estrutura épica, que certamente veio para mudar tudo aquilo que estávamos acostumados quando o assunto é: evento online.

O nosso bate-papo levou mais de uma hora e foi, de certa forma, enriquecedor. Nosso time de edição não perdeu tempo e compilou os melhores trechos do bate-papo em quatro vídeos curtos (para que você possa absorver tudo o que foi de mais importante sem perder muito tempo, afinal, produtividade é o nosso sobrenome, não é mesmo?)

Então bora nessa me acompanhar nessa breve jornada?

Dassault Systèmes


Plataforma 3DEXPERIENCE da DASSAULT SYSTÈMES:

Começamos o bate-papo com Mario Belesi e Thiago Amorim, ambos executivos da Dassault Systèmes, onde traçamos um paralelo com a construção civil e fiz o seguinte questionamento: “Podemos dizer que a plataforma da 3DEXPERIENCE, esta se comparando a uma plataforma BIM, que é utilizado na construção civil e que não é só uma ferramenta, pois trata-se de um ecossistema completo que traz as soluções para as todas as vertentes do projeto, é isso mesmo?”

“Não tenha dúvida, a própria parte de plataforma hoje, me emite a um dos principais drives de crescimento para nossa região latino-americana esse ano. Nós jamais imaginaríamos que com as soluções desktop, teríamos poder para chegar tão longe como nós chegamos, com a ferramenta que temos em nossas mãos, reforçando que é uma opção ao cliente e não uma imposição feita por nós. Você pode ter a solução CLOUD dentro da plataforma 3DEXPERIENCE, você pode ter todas as soluções desktop já conhecidas off-line.

A 3DEXPERIENCE hoje abre portas para nós, para que possamos trabalhar com nossas linhas de crescimento da América Latina. A parte de engenharia e construção, através do 3DEXPERIENCE abre possibilidades visto o que temos disponíveis. Atualmente, somos reconhecidos internacionalmente com soluções de smartcities, infraestrutura de forma geral, responde Mario Belesi (LATAM Director at Dassault Systèmes SOLIDWORKS)”

DESAFIO “THE GRAND CHALLENGE” da DASSAULT SYSTÈMES,


Quem acompanhou o evento, certamente deve ter se deparado com o desafio: “The Grand Challenge”, onde a Dassault Systèmes montou 65 equipes internas (nacionais e internacionais), para que pudessem projetar módulos espaciais. Os times contaram com arquitetos, engenheiros e outros profissionais multidisciplinares da empresa para que, em conjunto, pudessem projetar estações e módulos espaciais.

Confesso que quando assisti ao vídeo original do projeto eu fiquei “de queixo caído, rs”, ao ver a que nível a solução 3DEXPERIENCE chegou.

“Foi uma proposta que partiu do nosso CEO, Gian Paolo, na época com as soluções em nuvem para partes de projetos mecânicos e demais. Dividimos a nossa equipe em diversos times: América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, somando cerca de 65 times ao todo. Cada um desses times ficou responsável por criar um módulo para integrar as estações espaciais. Foram levadas em conta diversas variáveis, como: rotação e direções da gravidade. Tivemos a criação de diversos módulos, como: hotéis, cassinos, danceterias, locais de esportes, dormitórios, ou seja, um projeto muito bacana, onde cada equipe (com a sua liberdade de criação, divisão de cargos e afins), puderam, em conjunto, mostrar o poder da plataforma 3DEXPERIENCE. Um projeto de tamanha dimensão, jamais teria sido executado com as soluções desktop tradicionais.

Nós temos um pacote desktop completo, perfeito e que nos trouxe até aqui, então vamos conectar esse pacote a um mundo chamado 3DEXPERIENCE, onde temos infinitas capacidades de design, tudo isso graças ao poder do processamento na nuvem. Isso abre novas possibilidades para nossos clientes. Antes, com as soluções do antigo SOLIDWORKS, não chegaríamos. Hoje somos capazes de desenvolver até mesmo uma nave espacial, com diferentes módulos, tudo em nossa plataforma online, o que mostra a força que temos atualmente. Todo esse projeto de desenvolvimento de módulos foi extremamente rápido, durando cerca de 30 dias”, reforçaram Belesi e Thiago Amorim (Design & Simulation Industry Process Consultant na Dassault Systèmes)

Se liga no trecho da entrevista:

DESAFIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UM EVENTO 100% ONLINE:

Como tivemos a oportunidade de cobrir o evento presencialmente algumas vezes e, sabemos da magnitude do mesmo, imaginei que foram encontrados diversos desafios pelo caminho ao trazer toda a estrutura do offline para o online – não perdi tempo e questionei os executivos Belesi e Amorim sobre os maiores desafios que enfrentaram e como eles superaram. Além disso, fiquei curioso para entender quais foram os pontos positivos e negativos desse evento online, visto que há mais de 20 anos o evento era realizado de forma totalmente presencial.

Segundo os executivos, um dos maiores prós, foi o desenvolvimento da plataforma, que é extremamente completa e possibilitou aos usuários explorarem todas as zonas importantes do evento, tendo sucesso em promovê-la e aproximá-la ao máximo do presencial. Além disso, outro grande ponto positivo foi a possibilidade de pessoas do mundo inteiro participarem de onde quer que estivessem. Já como ponto negativo, não podemos negar que a falta que um bom e tradicional evento presencial faz pra nós, né? A possibilidade de networking com pessoas do mundo inteiro durante os breaks para o café não são substituíveis, não é mesmo?

Confira o vídeo onde conversamos sobre os desafios dos eventos online para a realização do 3DEXPERIENCE WORLD.



A importância do 3DEXPERIENCEWORLD para estudantes

Com a plataforma desenvolvida de forma 100% online, milhares de estudantes do mundo todo puderam participar, sem ter que envolver custos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e é claro, ingressos para o evento. Com toda a estrutura que foi montada, eu questionei os executivos sobre a possibilidade de um evento híbrido nos próximos anos.

“Obviamente nós testamos soluções, onde pudemos enxergar o grande sucesso do evento online no ano de 2021. Diante de tudo o que conseguimos realizar, essa é uma possibilidade que podemos considerar, mas não podemos confirmar ainda. Não sabemos como a área de eventos irá se planejar sobre a possibilidade de um evento híbrido. Mas podemos citar um dado interessante: Tivemos milhares de estudantes e professores participando do evento, algo que não era esperado por nós”, respondem os executivos.

3DEXPERIENCE World


SOLUÇÃO 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS para estudantes

Por fim, após falar um pouco sobre os estudantes, os questionei sobre os impactos da solução 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS for students e os impactos para instituições e estudantes.

“Os estudantes e professores terão acessos às plataformas de forma muito mais econômica, facilitando ainda a utilização de uma plataforma em nuvem à partir de qualquer dispositivo. Já cerca de 5 univesidades na América Latina utilizando a nossa plataforma, em países como o Brasil, Colômbia e Chile”, finaliza Belesi.

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

Simulação realista revoluciona tratamento de doenças cardiovasculares: O Projeto Coração Vivo lidera a mudança

O Projeto Coração Vivo é uma iniciativa de pesquisa translacional que visa revolucionar a ciência cardiovascular através da simulação realista. O objetivo é desenvolver e validar modelos digitais personalizados de coração altamente precisos que fornecerão uma base tecnológica unificada para a medicina in silico cardiovascular. O projeto está trabalhando em colaboração com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para avaliar a eficácia e a segurança de dispositivos médicos.