Categorias

Conheça o dispositivo que está transformando a forma como interagimos com a realidade virtual

Durante o 3DEXPERIENCE World 2023, tivemos a oportunidade de conhecer a Weart, uma empresa italiana que está trazendo novas sensações térmicas e hápticas à realidade virtual com seu dispositivo TouchDIVER.

O TouchDIVER é um dispositivo háptico que fornece rastreamento de dedos, bem como sensação de toque, calor e frio. Enquanto a maioria dos dispositivos hápticos no mercado atualmente se concentra apenas em sensações táteis, o TouchDIVER expande o espectro de sensações disponíveis para os usuários de realidade virtual.

dispositivo háptico,
TouchDIVER é um dispositivo háptico que fornece rastreamento de dedos

Como o TouchDIVER Funciona

O TouchDIVER funciona usando uma matriz de sensores térmicos para criar sensações de calor e frio na ponta dos dedos dos usuários. Esses sensores são capazes de produzir uma faixa de temperatura bastante ampla, permitindo que os usuários sintam a sensação de segurar um objeto gelado ou tocá-lo em chamas.

Além disso, o TouchDIVER usa motores de vibração para produzir sensações táteis e de força na ponta dos dedos, permitindo que os usuários sintam a textura e a resistência dos objetos que estão segurando. O dispositivo também é equipado com sensores de movimento para fornecer rastreamento preciso dos dedos dos usuários.

O Potencial do TouchDIVER

O TouchDIVER tem o potencial de revolucionar a forma como interagimos com a realidade virtual. Ao adicionar sensações térmicas e hápticas ao mundo virtual, o dispositivo cria uma experiência mais imersiva e realista para os usuários.

Por exemplo, imagine estar em um jogo de simulação de cozinha e ser capaz de sentir a sensação de cortar uma cebola, segurar uma panela quente ou misturar uma massa pegajosa. Ou imagine estar em uma simulação de incêndio e ser capaz de sentir a sensação de calor e a pressão do fogo ao seu redor.

O TouchDIVER também pode ter aplicações em treinamento virtual para profissionais em várias áreas, desde cirurgia até engenharia. Ser capaz de sentir a resistência e a textura dos objetos em um ambiente virtual pode ajudar a aprimorar habilidades e melhorar o desempenho.

O Toque Final: TouchKEY

Além do TouchDIVER, a Weart também está desenvolvendo o TouchKEY, um dispositivo mais simples que pode servir como uma ferramenta de desenvolvimento e prototipagem. O TouchKEY é mais fácil de usar do que o TouchDIVER, mas ainda oferece sensações táteis e de força.

O TouchKEY tem o potencial de tornar o desenvolvimento de aplicativos de realidade virtual mais acessível, permitindo que desenvolvedores criem experiências hápticas sem a necessidade de dispositivos caros ou complexos.

Conclusão

O TouchDIVER da Weart é um dispositivo empolgante que está trazendo novas sensações térmicas e hápticas à realidade virtual. Com seu potencial para melhorar a imersão e a precisão do treinamento virtual, o TouchDIVER pode ter um grande impacto em várias áreas, desde jogos até a indústria.

Embora nenhum dispositivo háptico seja perfeito, o TouchDIVER oferece uma ampla gama de sensações térmicas e hápticas que podem melhorar a experiência do usuário em muitos cenários. A capacidade de sentir a textura e a resistência dos objetos em um ambiente virtual é um passo importante em direção a uma experiência de realidade virtual mais imersiva e realista.

Com o TouchDIVER e o TouchKEY, a Weart está abrindo novas possibilidades para a interação humano-computador e o desenvolvimento de aplicativos de realidade virtual. Estamos ansiosos para ver como essa tecnologia evolui e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas no futuro.

Blog da Engenharia no 3DEXPERIENCE World 2023

Fique ligado em nossa página dedicada à cobertura do 3DEXPERIENCE WORLD 2023 para obter mais conteúdo inspirador e informativo como esse. A Ocean Based Climate Solutions, Inc. é um exemplo notável de como a engenharia pode ser aplicada para ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas e restaurar ecossistemas marinhos. Continuaremos trazendo informações sobre as tecnologias e soluções inovadoras apresentadas neste evento, juntamente com análises e insights sobre como essas inovações estão moldando o futuro da engenharia. Não perca nenhuma novidade!

Postagens Relacionadas