No último sábado, 05 de Dezembro de 2020, aconteceu o XI Encontro Estadual do CREA-SP JOVEM 2020, com objetivo principal de expor a nova transformação proposta pelo conselho.
Ademais, o evento contou com diversos colaboradores do próprio CREA, bem como palestrantes e associações estudantis.
No evento, enfatizou-se a necessidade de mudança e a transformação digital. Mas você deve estar se perguntando: “Mas será que o evento foi tudo isso?”
Por isso, fizemos uma análise do evento em diversos aspectos que serão expostos abaixo. No entanto, antes de iniciarmos, vale reforçar a introdução para que você entenda. Vamos nessa?
A Abertura do Evento CREA-SP JOVEM 2020
O Presidente do CREA-SP, Eng. Telecom Vinicius Marchese, abriu o evento muito entusiasmado e motivado pela concretização do evento. Em conjunto com a coordenadora do CREA-SP Jovem, a Eng. Ftal. Karla Borelli Rocha expuseram as necessidades e as vontades do conselho para os próximos anos.
“Queremos contribuir com a formação profissional de todos vocês e garantir que estejam prontos para a transformação digital que vem por aí”. – Eng. Karla Borelli
Outro presente importante, foi o Eng. Civ. e conselheiro federal Carlos Eduardo Vilhena, que representou o CONFEA.
Logo de início, demostrou otimismo:
“O momento é mudar, de disruptura, de novos trabalhos, novas empresas, novas maneiras de fazer e o Crea-SP está se antecipando a tudo isso”.
Depois dessa breve introdução, vamos analisar o que interessa, não é mesmo?
1- Organização
Incialmente, analisando a organização do CREA-SP JOVEM 2020, o que pudemos observar foi um ambiente exatamente limpo, com profissionais capacitados e proativos para receber os convidados.
Logo na entrada, abordavam perguntando se estava cadastrado. Se não havia cadastro, deixaram claro que não teria problema, e que podiam fazê-lo imediatamente. Ponto importantíssimo !
Auditório grande e recepção com mesas extras. Foram disponibilizados água, refrigerantes e lanches .
2- Pontualidade
Neste quesito o evento deixou a desejar, atrasou mais de 1hora e consequentemente, não conseguiram concluir toda a programação que estava na pauta.
Entretanto, é importante destacar que os presentes no evento, estavam totalmente a vontade e até impressionados com a estrutura do evento. E aí fica um ponto de interrogação, se foi atrasado propositalmente ou não.
Mas de qualquer forma, se programou, tem que ser cumprido.
3- Som
A qualidade do som estava ótimo, muito bem planejado e distribuído, às vezes tiveram alguns problema com microfonia, mas a equipe de som não tem responsabilidade. Eram os palestrantes que ficavam muito perto de outro instrumento ou 02 microfones próximos.
4- Receptividade
Muito boa, realmente surpreendeu! Fizeram com que os participantes ficassem totalmente a vontade.
5- Transmissão
Também não há o que reclamar, não tiveram indícios de falhas na transmissão e empecilho na interação com o público que estava assistindo de casa. Ponto importantíssimo!
Se quiser fazer um evento que seja transmitido online e ao vivo, deve-se garantir um bom som e uma boa qualidade de imagem e o CREA mandou muito bem nisso.
6- Interação
Puxando um gancho de interação com o publico, quem conduziu o evento foi a Engenheira Ambiental e pós graduada em Direito Ambiental, Maria Constantino, idealizadora do canal @mariaviroueco. Maria, que fez diversas dinâmicas com o público, garantiu a animação e empolgação dos participantes durante todo o evento. “Nem parecia que estávamos em um evento do CREA-SP, foi um evento extremamente fora da caixinha“, comenta Eduardo Cavalcanti – Fundador do Blog da Engenharia.
7- Iluminação
A infraestrutura de iluminação estava impecável, tanto no palco quanto no auditório e áreas comuns, muito bem iluminado e harmonioso.
8- Palestras
As palestras foram, sem sombra de dúvidas, o ponto-chave do evento!
Todos os palestrantes foram totalmente coerentes e trabalharam na mesma linha: ” Os tempos mudaram, os profissionais precisam enxergar isso e mudar e o nosso conselho já está mudando ”
A necessidade da transformação digital se mostrou ainda mais forte com o avanço da pandemia do COVID-19. A engenharia se sobressaiu em diversos aspectos no mercado brasileiro e mundial, trazendo inovações tecnológias e interações mais rápidas e práticas.
A exposição a novas mudanças trouxe um alerta: “PRECISAMOS MUDAR RÁPIDO PARA NOS ADAPTAR “, reforçando mais uma vez os pilares da transformação do conselho, que são:
- Gestão transparente e colaborativa
- Fiscalização digital
- Serviços ágeis e inteligentes
- Capacitação profissional
- Conexão com empresas e governo
9- Transparência
Muito interessante como o Presidente expõe suas ideias e sua relação com a equipe CREA-SP, importantíssimo esse domínio e essa referência para os demais. Fez questão de apresentar a equipe e a função de cada um, além de firmar compromissos em agenda ao vivo.
Deixou claro que podemos entrar em contato com o CREA a qualquer momento, o que trás a ideia de proximidade com o conselho.
Algo que se tem há anos. De extrema importância!
10 – Estrutura em geral
Causou impacto!
Proporcionou uma experiência única para os participantes e colaboradores, teve banners, telões, fotógrafos, espaços reservados para tirar foto. Realmente algo que não se vê em todo lugar.
Mas, temos que fazer uma crítica construtiva, se o conselho quer atingir a maioria dos jovens de engenharia, precisa investir mais em divulgação para trazer mais estudantes.
Outra perspectiva que se teve no evento foi de nível muito alto para estudantes. Como a estrutura do evento foi algo marcante e profissional, não parecia um evento para jovens estudantes de engenharia. Estava em nível de profissional formado, o que também causou aquela dúvida: ” Será que isso foi proposital ?”
11- Localização e Acessibilidade
Localidade excelente, um dos lugares mais nobres de São Paulo e perto de metrô, não dá pra dizer que ficou ruim para o estudante ir, teve-se uma boa localização. Quem foi de carro, teve que pagar estacionamento, algo super normal.
Conclusão
Analisamos bem criteriosamente, porém, em geral o evento foi um sucesso. Foram alguns detalhes que passaram despercebidos mas que não foram influenciadores, realmente o CREA-SP está de parabéns pela iniciativa e resultado.
Tratando de uma instituição pública, marca uma disrupção e trás novidades relevantes para os profissionais de engenharia.
Rafael Vieira, Gerente de Conteúdo do Blog da Engenharia – instagram e linkedin